Por muito tempo, pessoas que sofriam com a perda de dentes tinham apenas duas opções para resolverem o problema: dentaduras (próteses totais) ou pontes (próteses parciais). Eram as únicas alternativas para levarem uma uma vida normal e conseguirem fazer suas refeições sem grandes dificuldades. Procedimentos como implante sem cortes eram ainda uma realidade distante.
Porém, hoje em dia, esses tipos de próteses são pouco indicados. Não oferecem tanto conforto e segurança para os pacientes, que acabam se machucando ao mastigar certos alimentos. Além disso, as pessoas também passam por situações embaraçosas, como quando a prótese escorrega da boca durante uma conversa.
A boa notícia é que, com a evolução da tecnologia, a realização de implante sem cortes já é frequente nos consultórios odontológicos.
Entenda a evolução do implante dentário
Na década de 1960, na Suécia, um médico ortopedista chamado Per-Ingvar Brånemark liderava um grupo de pesquisadores da Universidade de Gotemburgo. Quase sem querer, descobriu a possibilidade da osseointegração com titânio em um experimento que estava fazendo com um coelho.
Essa descoberta foi crucial para o desenvolvimento dos primeiros implantes dentários. Mas o caminho percorrido até chegar no implante sem cortes foi longo. Por muito tempo, o procedimento continuou sendo demorado e tinha que ser feito em um hospital por causa da anestesia geral.
Atualmente, o implante dentário praticamente não tem corte. E pode ser feito no próprio consultório odontológico com menos de 2 horas de duração.
Como é feito o implante sem cortes?
O implante sem cortes, ou cirurgia guiada, é um procedimento feito totalmente pelo computador. Ele se dá a partir de um escaneamento panorâmico da boca do paciente. O cirurgião-dentista faz uma série de exames de imagens computadorizadas. Eles mapeiam a boca do paciente e enviam as informações para um software de alta tecnologia.
Por meio desse software, o cirurgião realiza todo o planejamento dos procedimentos necessários para a realização do implante do paciente. Assim, pode visualizar o resultado final antes mesmo da conclusão, de fato, da cirurgia.
Com o procedimento completo mapeado e planejado digitalmente, o cirurgião envia a conclusão para a impressão 3D. É ela que produzirá o guia de cirurgia.
Assim, o cirurgião precisará fazer apenas uma única incisão na boca do paciente. Por meio dela, fixará o implante, que segura os novos dentes do paciente. A instalação dos dentes poderá acontecer imediatamente ou em até 72h após a cirurgia. Vai depender da estabilidade da fixação do implante no osso, para que se possa colocar a carga sobre ele.
Principais vantagens do implante sem cortes
- * O paciente só precisará de uma anestesia local para a realização do procedimento.
- * A cirurgia dura menos da metade do tempo de uma cirurgia de implante convencional.
- * A técnica é muito menos invasiva e quase não tem sangramento.
- * A precisão na colocação do implante é muito maior.
- * A adaptação do paciente aos novos dentes acontece naturalmente.
- * A gengiva do paciente não sofre grandes interferências e, portanto, quase não há inchaço no pós-operatório.
- * Não é necessário dar ponto no local da incisão, e, assim, a cicatrização acontece muito mais tranquilamente.
Quanto custa um implante sem cortes?
O custo pode variar muito de uma cidade para outra e qual clínica/cirurgião-dentista você está consultando. Procure indicações de profissionais confiáveis e faça uma comparação de valores para avaliar o melhor custo-benefício para você.
Mas lembre-se de que o barato sai caro. Portanto, se encontrar um procedimento com preço muito abaixo do praticado pela área, desconfie.
Quais cuidados o paciente deve ter com o implante sem cortes?
Os implantes dentários são feitos para durar a vida toda. Mas isso depende muito dos cuidados que cada paciente vai ter. Por isso, a higiene bucal deve deve permanecer rigorosamente:
- * Escovação no mínimo 3 vezes ao dia e com duração de 2 minutos.
- * Uso diário do fio dental.
- * Alguns cirurgiões-dentistas indicam também o uso de um aparelho que irriga água para ajudar na higienização da prótese dentária.
- * A visita periódica ao cirurgião dentista deve ser mantida para uma limpeza mais especializada.
Outros cuidados importantes logo após a realização do implante:
- * Não comer alimentos muito duros, nem muito quentes.
- * Evitar fazer esforço físico.
- * Manter a medicação prescrita.
O que mais você gostaria de saber sobre implante sem cortes? Deixe a sua sugestão nos comentários e acompanhe o nosso blog.