Os primeiros sinais de envelhecimento da pele surgem lá pelos 25 anos de idade. Geralmente, aparecem primeiro na região dos olhos. Os “pés de galinha” costumam ser as nossas primeiras rugas – e, no começo, só ficam evidentes quando sorrimos.
Com o passar dos anos, a nossa pele fica mais flácida, e os olhos, com aspecto cansado. Contudo, há diversas opções de tratamentos para o rejuvenescimento na região dos olhos. Além de prevenir que as marcas fiquem mais profundas, recuperam a área já afetada.
Mas, antes de falar sobre rejuvenescimento na região dos olhos, é necessário nos aprofundarmos na formação das rugas. Que tal entender um pouco mais sobre o nosso processo de envelhecimento e como ele afeta a nossa pele?
Por que a nossa pele envelhece?
Nossa pele envelhece porque nosso organismo como um todo está em processo de envelhecimento desde o dia em que nascemos. A diferença é que, por volta dos 30, as nossas células morrem e não são mais substituídas (como eram na nossa juventude). Assim, o envelhecimento está ligado:
- – à perda de tecido fibroso;
- – à taxa mais lenta de renovação celular;
- – à redução da rede vascular e glandular;
- – à diminuição da hidratação celular.
A pele é o órgão que mais reflete os efeitos do envelhecimento. Além dos fatores internos do organismo, ela ainda sofre influência dos fatores externos:
- – radiação solar;
- – poluição;
- – hábitos alimentares;
- – aumento de peso;
- – consumo de álcool e de cigarro;
- – estilo de vida.
Sinais de envelhecimento da pele
Como já falamos no início deste texto, as rugas são os primeiros sinais de envelhecimento da pele. Surgem como linhas finas em diferentes regiões do rosto, mas principalmente próximo aos olhos.
A etapa seguinte do envelhecimento da nossa pele está associada à perda de volume. Ou seja, é quando a pele começa a ficar mais flácida. Quando em estágio mais avançado, a face muda completamente por causa da flacidez, pois perde sua forma e seus contornos.
O estágio mais avançado do envelhecimento da pele é quando acontece a perda de densidade. Mais comum em mulheres em idade pós-menopausa, ela se manifesta na superfície, resultando em uma pele mais fina e fraca.
A área dos olhos precisa de cuidados especiais
A área dos olhos é muito sensível e delicada. A pele nessa região é muito fina e suscetível aos sinais de envelhecimento.
Além disso, essa é uma região que está em constante movimento dos músculos que acompanham as nossas expressões faciais. Com o passar dos anos, a desidratação da pele facilita o surgimento de “pés de galinha”, pálpebras caídas, bolsas e olheiras.
Conheça os tratamentos que promovem o rejuvenescimento na região dos olhos
Será que é possível promover o rejuvenescimento na região dos olhos? Sabemos que essa é uma das áreas mais afetadas pelo envelhecimento, certo? Apesar disso, há diversas opções de tratamentos que reparam os danos de maneira relativamente simples e pouco invasiva. Confira a seguir.
Preenchimento facial
Vimos anteriormente que uma das características do envelhecimento é a perda de volume facial. Nesse caso, a pele vai ficando flácida, e seus traços e contornos, antes bem definidos, acabam mudando.
Com essa perda de volume, é muito comum que as pessoas fiquem com pálpebras caídas e excesso de pele abaixo dos olhos. Com o preenchimento facial com ácido hialurônico, é possível fazer a reposição do volume perdido. Desse modo, a pele fica novamente com seu aspecto saudável e jovial.
Toxina botulínica
A aplicação da toxina botulínica é outro procedimento bastante indicado para o rejuvenescimento na região dos olhos. Ela relaxa os músculos da área, amenizando os sulcos já aparentes e evitando que novas rugas surjam no local. Falamos mais sobre esse procedimento neste post.
Peeling tioglicólico
Outra característica do envelhecimento na nossa pele é que ela fica mais suscetível a manchas e escurecimentos, especialmente nas pálpebras. Para solucionar esse problema, o peeling tioglicólico é bastante indicado, pois tem alta eficácia no clareamento das manchas de pele.
Ultrassom microfocado
Para quem procura um efeito lifting imediato, o ultrassom microfocado é o tratamento mais indicado. O ultrassom age em camadas profundas da pele, promovendo a renovação celular. Inclusive, estimula a síntese de colágeno, trazendo mais tonicidade para a pele.
Blefaroplastia
Esse procedimento consiste na remoção das bolsas de gordura abaixo dos olhos ou do excesso de pele acima dos olhos. Essas características trazem um aspecto constante de cansaço – e, com o avançar da flacidez da pele, podem até mesmo atrapalhar a visão da pessoa.Você já conhecia todos esses tratamentos? Quer saber mais sobre algum deles? Deixe a sua sugestão nos comentários e continue acompanhando o nosso blog para mais informações.