A harmonização orofacial se tornou bastante popular nos últimos anos. Inclusive, muitas celebridades têm divulgado seus “antes e depois” na internet, causando discussões e repercussão em torno do assunto.
É fato que as pessoas sempre recorreram aos procedimentos estéticos para melhorar a aparência. Mas, com o surgimento de novas técnicas, poucas informações confiáveis têm sido divulgadas.
Assim, também é comum que muitas inverdades e polêmicas se espalhem sem nenhum embasamento científico. Isso confunde ainda mais as pessoas sobre o que é verdadeiro e o que é mito. Então, se você quer saber mais sobre a harmonização orofacial, veio ao lugar certo.
Entenda o que é a harmonização orofacial
A harmonização orofacial não é apenas um procedimento estético. Trata-se de um conjunto de procedimentos planejados para se complementar e alcançar o resultado esperado pelo paciente. Assim, não existe um padrão na harmonização orofacial; ela pode variar muito de pessoa para pessoa e conforme os objetivos.
O paciente deve procurar um profissional qualificado, que avaliará e planejará toda a harmonização orofacial.
Procedimentos da harmonização orofacial
Como falamos anteriormente, os procedimentos da harmonização orofacial podem variar de um paciente para o outro. Mas os mais realizados são os que listamos a seguir.
Preenchimento com ácido hialurônico
O preenchimento com ácido hialurônico pode ser:
- facial, quando a substância tem o objetivo de preencher rugas e linhas de expressão;
- nasal, quando há a rinomodelação do nariz do paciente para deixá-lo com um novo formato;
- labial, com o objetivo de dar mais volume aos lábios do paciente.
Botox
O botox é o nome popular da aplicação da toxina botulínica. Esta reduz a movimentação dos músculos da face para prevenir a flacidez e o surgimento das rugas. É um excelente procedimento para revitalizar a face e trazer mais densidade a ela. Saiba mais sobre o botox aqui.
Microagulhamento
O microagulhamento é um procedimento que faz microperfurações na superfície da pele. Isso a torna mais espessa e resistente e ainda estimula a produção de colágeno. É muito indicada para pessoas que possuem cicatrizes ou marcas de acne.
Bichectomia
A bichectomia é o procedimento que remove as glândulas de gordura localizadas nas bochechas. O processo confere um formato mais fino ao rosto e acentua as maçãs. Temos um post que explica mais detalhes sobre essa técnica. Não deixe de conferir.
Quando realizar a harmonização orofacial?
A harmonização orofacial deve ser realizada quando o paciente quer melhorar sua aparência e obter resultados naturais e satisfatórios. Isso é feito, como mencionado, por meio de procedimentos estéticos que se complementam. Além disso, para ter mais segurança na tomada de decisão, o paciente deve levar em conta os seguintes fatores:
Saúde em dia
Você está com a saúde em dia? Fez exames recentemente e não apresenta nenhum problema de saúde que precisa ser tratado? Antes de fazer qualquer procedimento estético, é recomendado que esteja com o seu check-up anual em dia. Dessa maneira, assegura-se que nenhuma complicação aconteça.
Os procedimentos estéticos da harmonização orofacial não são tão invasivos quanto os procedimentos cirúrgicos. Ainda assim, sua saúde atual deve ser levada em consideração para que a recuperação seja rápida e sem transtornos.
Avalie o seu equilíbrio emocional e mental
Outro aspecto que você deve ter em conta é a sua saúde mental. Cuidar da aparência é extremamente normal, não há problema algum nisso. Mas muitas pessoas recorrem à estética para suprir necessidades emocionais ou psicológicas que devem ser tratadas por um terapeuta ou psiquiatra.
Por isso, certifique-se de que você está seguro emocional e mentalmente antes de fazer qualquer procedimento que afete sua autoestima. Nem sempre a estética resolverá questões que são muito mais intrínsecas.
Encontre uma clínica e um profissional da sua confiança
Encontrar uma clínica e um profissional de confiança é extremamente importante antes de você decidir fazer a harmonização orofacial. Isso afetará diretamente os resultados dos procedimentos e garantirá que tudo ocorrerá bem durante e após a realização. Sempre é bom conversar com pacientes que já fizeram tais procedimentos para obter mais detalhes.
Deseja saber mais informações sobre harmonização orofacial e tirar suas dúvidas sobre o tema? Confira outros posts que temos publicados aqui no nosso blog.