O implante com carga imediata é uma técnica revolucionária. Tem ajudado muitos pacientes a terem sua autoestima de volta de um jeito mais prático e rápido.
Até pouco tempo, pacientes que precisavam repor um dente perdido passavam por uma cirurgia para a colocação do implante dentário. Só depois de alguns meses, com a cicatrização total do procedimento, é que poderiam receber a prótese.
Já com o implante com carga imediata, o paciente sai do consultório com um sorriso novo no mesmo dia da colocação. Ótimo, né? Confira mais detalhes a seguir!
Entenda o que é implante dentário com carga imediata
Sabe qual é a técnica de implante dentário mais popular nos consultórios odontológicos até hoje? O cirurgião abre a gengiva do paciente com um bisturi para a identificação do local exato onde deve fazer o implante.
Após a implantação, o paciente leva alguns pontos para ajudar na cicatrização. É preciso esperar alguns meses para que o implante faça o processo de osseointegração. Assim, terá a firmeza necessária para receber a prótese.
Depois de alguns meses, o paciente retorna ao consultório para que o cirurgião faça uma nova abertura. Dessa vez, será encaixada a prótese provisória. O paciente, então, aguarda mais uns dias para o novo processo de cicatrização até finalmente receber a prótese definitiva.
No procedimento do implante dentário com carga imediata, acontece quase tudo no mesmo dia. A única semelhança com a técnica convencional é que o paciente sai do consultório com uma prótese temporária. Essa prótese precisará ser substituída após alguns dias.
Como é feito o procedimento de implante com carga imediata?
A cirurgia para o implante com carga imediata começa em um ambiente digital, a partir do escaneamento da boca do paciente.
Com o um software 3D, o cirurgião planeja todos os movimentos sem precisar abrir a gengiva do paciente. Então, ele imprime um molde que indicará o local exato para a perfuração do implante. Este será posicionado com muito mais exatidão e estabilidade.
Indicações do implante com carga imediata
Essa técnica é indicada especialmente para pacientes que precisam repor um ou mais dentes e, assim, recuperar a beleza do sorriso. Também é indicada para pacientes que necessitam cuidar e melhorar o aspecto da gengiva.
É importante que esses pacientes tenham um perfil ósseo adequado. Mas o que isso significa?
*Deve ser compatível com a altura e a espessura do implante, para suportar a implantação.
*Precisa estar com a saúde em dia, para que a recuperação seja a mais breve possível.
Pacientes que fizeram esse tipo de procedimento ganharam muito mais conforto bucal. Isso sem falar na estabilidade gengival e na facilidade em fazer a higienização bucal. Além disso, melhoraram a dicção, o que ajuda muito na comunicação com as outras pessoas no dia a dia.
Contraindicações do implante com carga imediata
Toda cirurgia, por menor que seja, exige alguns cuidados e atenção. Isso garante que o processo de cicatrização aconteça normalmente. Desse modo, o paciente não corre riscos com infecções, inflamações, entre outras complicações.
Por isso, o procedimento não é indicado para pessoas com os seguintes problemas de saúde:
*Deficiência de vitamina D no organismo.
*Diabetes.
*Hemofilia.
*Osteoporose ou falta de cálcio.
*Tratamentos contra o câncer em andamento.
É importante também que o paciente faça uma avaliação geral das condições de saúde bucal antes do implante com carga imediata. Assim, o cirurgião poderá identificar e tratar problemas como má oclusão, gengivite, periodontite, entre outros.
Há ainda outros casos em que não é aconselhável fazer o procedimento:
*Pessoas com algumas disfunções emocionais e que levam a condições como o bruxismo.
*Pessoas com o hábito de roer as unhas.
Cuidados após a cirurgia
Para que a cicatrização e a osseointegração do implante com carga imediata sejam perfeitas, o paciente deverá tomar alguns cuidados. Eles devem ser realizados por pelo menos 60 dias para evitar movimentação ou forte pressão no local.
*Alimentos muito duros, como pipoca, amendoim e maçã, deverão ser evitados.
*A mastigação dos demais alimentos deverá ser mais cuidadosa.
*Atividades ou esportes que causam esbarrões também não são adequados no período de recuperação.
Muito interessante ver o que a tecnologia tem trazido de evolução para os procedimentos cirúrgicos nos consultórios odontológicos, né? Para saber de outras novidades, não deixe de acompanhar o nosso blog.