Todo mundo sabe que é muito importante priorizar a qualidade de vida. Mas cuidar da saúde pode custar muito caro caso você não tenha um plano de saúde acessível. Aliás, por mais acessível que seja o seu plano, nem sempre é fácil mantê-lo por causa da mensalidade. Você sabia que 80% dos beneficiários de planos de saúde são oriundos dos planos corporativos?
Pensando nisso, trazemos neste post dicas fundamentais para contratar um plano de saúde acessível para você e sua família.
5 passos para escolher um plano de saúde acessível
Um dos principais fatores que encarecem um plano de saúde é a idade. Ou seja, quanto mais velhos ficamos, mais caro vamos pagar pelo plano. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os preços dos planos de saúde individuais e familiares podem variar entre R$ 60 e R$ 1.813 por mês. Isso vale para as operadoras de grande porte, com mais de 100 mil beneficiários.
Outras características que influenciam no valor do plano de saúde são a rede credenciada e o tipo de cobertura contratada. Logo, quanto mais amplo e completo o seu plano for, mais custosa será a sua mensalidade.
Quer saber mais? Temos 5 dicas para você ser mais assertivo na contratação do seu plano e, com isso, economizar na mensalidade.
Identifique as suas necessidades e as suas prioridades
Esse é o ponto de partida para quem busca um plano de saúde acessível, que atenda às expectativas. Por isso, tenha em mente as seguintes perguntas:
- *Você precisa de um plano de saúde só para você ou também para sua família (cônjuge, filhos, pais etc)?
- *Você pretende ter acesso a serviços mais básicos (consultas e exames laboratoriais) ou mais especializados (exames completos e hospitais)?
- *Você precisa de um plano que garanta o atendimento em todo o território brasileiro?
- *Você pretende priorizar custo-benefício ou quer investir uma boa quantia para garantir o melhor atendimento possível?
Essas são as principais perguntas para contratar o plano de saúde que mais se adequa ao seu estilo de vida. Por isso, sempre que estiver na dúvida sobre algum ponto, volte e responda-as.
Conheça os diferentes tipos de planos de saúde
Pronto, você identificou as suas necessidades em relação ao plano de saúde. Agora precisa saber que há diferentes tipos de planos para atender aos mais diversos perfis. São eles:
- *Planos individuais.
- *Planos familiares.
- *Planos empresariais.
Além desses, há também os planos com foco em saúde bucal. Na Dentalprev, por exemplo, há uma gama de opções para diferentes objetivos:
- *Planos odontológicos familiares.
- *Planos ortodônticos.
- *Plano odonto estético.
- *Plano odonto harmonização.
- *Planos integrais.
Quais são as coberturas do plano?
A ANS determina os procedimentos obrigatórios que cada plano de saúde deve cobrir conforme a cobertura contratada:
- *Ambulatorial: oferece assistências mais básicas – como consultas, exames laboratoriais e atendimento em pronto-socorro. Contudo, não cobre internações.
- *Hospitalar: é o tipo de plano que cobre internações e procedimentos médicos mais complexos, como quimioterapia e transfusões.
- *Hospitalar com obstetrícia: esse é o plano ideal para pessoas que pensam em ampliar a família e desejam realizar parto por meio do convênio.
- *Referência: é o tipo de cobertura mais completo. Ou seja, a cobertura desse plano de saúde oferece assistência médico-hospitalar para todos os procedimentos necessários – tanto clínicos quanto cirúrgicos.
Entenda se a rede credenciada fará diferença no seu dia a dia
A rede credenciada é a lista de consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais abrangidos pela cobertura do seu plano. Logo, fique atento se você tem preferência por determinados médicos ou estabelecimentos.
Verifique se eles fazem parte da rede credenciada do plano que você deseja contratar. Assim, você não precisa pagar consultas ou exames particulares mesmo arcando com a mensalidade de um plano de saúde.
Pesquise e faça comparações
Pesquisar vários tipos de planos de saúde em diferentes seguradoras é fundamental. Desse modo, você obtém ainda mais conhecimento sobre o assunto e pode fazer comparações. Além disso, terá argumentos para negociar melhores condições com seu corretor de saúde e estará protegido de possíveis fraudes. Afinal, tudo que é muito barato pode sair caro no futuro.
Quer saber mais sobre algum plano específico ou tirar alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco por meio deste formulário!