O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Não só para quem busca uma boa oportunidade de emprego, mas também para quem deseja contratar grandes talentos. É por isso que os benefícios corporativos têm ganhado muita relevância entre as empresas que disputam os melhores candidatos. Muitas vezes, estes optam por trabalhar em determinado lugar justamente em razão desse valor agregado.
Neste post, vamos abordar alguns tópicos muito interessantes para quem quer se aprofundar no assunto. Confira!
Tudo o que você precisa saber sobre benefícios corporativos
Quando pensamos em benefícios corporativos, imediatamente nos lembramos de plano de saúde, vale-transporte e vale-refeição, que são os mais comuns. Porém, muitas empresas já entenderam a importância de diversificar e ampliar as opções de benefícios. Isso é sinônimo de pensar no bem-estar dos colaboradores e na satisfação deles com o local de trabalho.
Afinal, o que são benefícios corporativos?
Podemos dizer que os benefícios corporativos são vantagens ou diferenciais estratégicos que as empresas oferecem aos colaboradores. O objetivo é cuidar do bem-estar e da saúde física e mental deles. Desse modo, aumentam o engajamento e o compromisso com a empresa.
Assim, vemos muitas organizações inovando e trazendo benefícios supercriativos. Muitas vezes, inspiram-se em empresas “moderninhas”, como a Google.
Importância dos benefícios corporativos
Muitas pesquisas apontam que colaboradores satisfeitos e felizes são mais produtivos. Eles tendem a se engajar muito mais com os objetivos e as metas das companhias para as quais trabalham.
Para sermos mais precisos, vejamos, em artigo publicado pelo Diário do Comércio, um levantamento da Universidade de Warwick (Reino Unido). Ele aponta que funcionários felizes se mostraram 12% mais produtivos que os demais.
Ainda no mesmo artigo, temos os dados de uma pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA). Eles evidenciam uma alta de 37% nas vendas e três vezes mais criatividade de funcionários satisfeitos no ambiente de trabalho.
Outro dado interessante foi coletado por uma empresa de Recursos Humanos, a Catho: mais de 40% dos profissionais empregados valorizam um pacote de benefícios atrativo. Baseados em tais estudos, os times de RH têm implantado nas empresas a cultura de realizar pesquisas periódicas de clima e feedback. Isso capta o nível de satisfação dos colaboradores para ter argumentos suficientes ao propor novos benefícios.
E por que manter os colaboradores satisfeitos e felizes é tão importante? Porque o nível de satisfação impacta diretamente no turnover. Empresas que levam processos seletivos a sério sabem como pode ser desafiador encontrar a pessoa ideal para ocupar uma vaga.
Primeiro, há a produtividade do time, que é diretamente afetada. Além disso, contratar alguém que vai ficar na empresa por um período mínimo desgasta o processo e custa caro. Por esse motivo, é fundamental compreender como os benefícios corporativos podem ser utilizados para reter os talentos certos.
Quais são os principais benefícios corporativos?
Neste post, separamos os diversos benefícios existentes hoje em dia em quatro grupos: tradicionais, financeiros, intelectuais e de bem-estar. Saiba mais sobre eles a seguir.
Benefícios corporativos tradicionais
Os benefícios corporativos tradicionais são aqueles mais convencionais, que a maioria das empresas oferece aos seus funcionários:
- *Plano de saúde.
- *Plano odontológico.
- *Vale-refeição e/ou vale-alimentação.
- *Vale-transporte.
Apesar de serem bastante comuns, as empresas podem se diferenciar nesse quesito. É possível disponibilizar os melhores serviços do mercado sem descontar grandes taxas de seus colaboradores.
Benefícios corporativos financeiros
Benefícios corporativos financeiros são aqueles que buscam engajar e incentivar os colaboradores por meio de bonificações em dinheiro ou descontos. Alguns exemplos são:
- *participação nos lucros;
- *premiações de acordo com metas alcançadas;
- *parcerias comerciais com empresas que oferecem algum tipo de serviço com desconto;
- *desconto em produtos que a própria empresa produz;
Benefícios corporativos intelectuais
Benefícios intelectuais são aqueles que têm o objetivo contribuir para o desenvolvimento profissional e cognitivo dos colaboradores. Pessoas mais qualificadas tendem a trazer ideias inovadoras e soluções para os problemas da empresa. Alguns exemplos são os seguintes:
- *Bolsas de estudos em cursos.
- *Aulas de inglês.
- *Cursos in company.
- *Ajuda de custo para fazer faculdade, pós-graduação etc.
Benefícios corporativos voltados para o bem-estar
Benefícios corporativos voltados para o bem-estar, como o nome sugere, objetivam promover equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores. Ademais, colaboram para que eles cuidem mais de si próprios. Veja os exemplos a seguir:
- *Jornada de trabalho flexível.
- *Licença-maternidade de 6 meses.
- *Licença-paternidade estendida.
- *Auxílio-creche.
- *Modelo de trabalho híbrido (remoto e presencial).
- *Escritório pet friendly.
- *Ginástica laboral.
- *Assistência psicológica.
- *Day off (folga) no dia do aniversário.
Você concorda que empresas que oferecem benefícios corporativos diversificados têm mais chances de atrair os melhores talentos do mercado? Deixe sua opinião nos comentários. Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos desse tipo.