Os consultórios odontológicos são evitados por muitas pessoas que têm algum trauma relacionado aos tratamentos dentários. E a maioria desses traumas vêm de dores ou desconfortos durante alguma consulta. Mas a cirurgia de implante guiada veio para mudar isso.
A odontologia tem o desafio de inovar e desenvolver soluções que proporcionem o menor desconforto possível para os pacientes. Foi assim que surgiu a cirurgia de implante guiada, da qual você vai saber mais a seguir.
Mas, antes de chegar nesse assunto, vamos ver alguns números? Eles confirmam o motivo de muitas pessoas evitarem as consultas odontológicas periodicamente.
A maioria das doenças bucais poderia ser evitada se as visitas aos dentistas fossem mais frequentes. Contudo, menos da metade da população brasileira procurou cuidados odontológicos no último ano.
Mas há pesquisas para entender mais profundamente as raízes desse problema. Por exemplo, a das cirurgiãs-dentistas Ruth da Costa e Suelen Ribeiro e do doutor em Odontologia Etenildo Cabral. Os três elaboraram o estudo “Fatores determinantes de experiência dolorosa durante atendimento odontológico”. Veja os detalhes:
- De acordo com o estudo, 73,4% dos pacientes adultos relataram que sentiram dor ao fazer um tratamento dentário.
- Em alguns casos, a dor intensa foi indicada por 25% dos pacientes.
- O artigo também apontou que tratamentos invasivos foram associados com maior probabilidade de sentir dor durante o procedimento. Por exemplo: restaurações, extrações, coroas/pontes, tratamento endodôntico e tratamento periodontal/cirurgia.
Você faz parte da população que tem medo dos procedimentos odontológicos invasivos? Então vai gostar de saber que esse cenário está mudando, como mostra o desenvolvimento da cirurgia de implante guiada.
Entenda o que é a cirurgia de implante guiada
O implante dentário convencional costumava ser um dos procedimentos mais dolorosos da odontologia. Nesse tipo de cirurgia, é feita a abertura dos tecidos gengivais. Assim, o tecido ósseo é exposto e acontece a fixação dos pinos que seguram os dentes implantados. O paciente precisa receber a anestesia geral. E o pós-operatório é bem lento, pois o tecido bucal demora para desinchar e cicatrizar completamente.
Mas a tecnologia chegou e revolucionou esse procedimento com a cirurgia de implante guiada. É uma técnica que possibilita ao cirurgião-dentista fazer o procedimento digitalmente – por meio de imagens capturadas da arcada dentária do paciente.
Assim, com um software de alto desempenho, o cirurgião faz todo o detalhamento e o planejamento da cirurgia diretamente no computador. Ou seja, sem precisar abrir a gengiva do paciente para saber onde fixará os implantes.
Com essa etapa de planejamento concluída, o profissional terá em mãos um guia cirúrgico. Esse guia o direcionará para o local exato onde deverá acontecer a instalação dos pinos, tornando a cirurgia muito mais minuciosa e precisa.
Benefícios da cirurgia de implante guiada
A cirurgia de implante guiada oferece inúmeros benefícios aos pacientes:
- A cirurgia é realizada em um tempo muito mais curto (geralmente, dura menos de 2 horas).
- Diferentemente do implante convencional, que precisa ser realizado em um hospital, a cirurgia de implante guiada pode ser feita em uma clínica odontológica.
- O paciente só precisa de uma anestesia local para evitar qualquer incômodo no procedimento.
- Por não exigir vários cortes na gengiva, esse tipo de procedimento tem muito pouco sangramento, e o paciente não precisa levar pontos.
- O tempo de cicatrização e de recuperação do paciente também é muito menor.
Dicas para perder o medo de ir ao dentista
O medo é um mecanismo de defesa desenvolvido pelo cérebro humano para garantir a sobrevivência. Por isso, geralmente, tememos aquilo que é desconhecido ou que já nos gerou algum desconforto.
Partindo desse princípio, temos 4 dicas para você enfrentar o medo de ir ao dentista:
- Procure um profissional que seja muito bem recomendado por alguém próximo a você.
- Estabeleça uma relação de confiança com o profissional e conte a ele o que mais te causa desconforto na consulta.
- Não fique com vergonha de perguntar e de esclarecer todas as suas dúvidas.
- Tente relaxar durante a consulta e comunique ao seu dentista se algo estiver causando dor.
Conhece alguém que tem traumas de ir ao dentista? Compartilhe o texto do nosso blog.