Fazer clareamento dental sempre foi o sonho de muitas pessoas que admiram o sorriso dos artistas. Inclusive, com o avanço das técnicas odontológicas, o tratamento está cada vez mais acessível. Por isso, vamos explicar todos os detalhes que você precisa saber sobre o procedimento.
Entenda o que é clareamento dental
Vários fatores podem modificar a coloração natural dos nossos dentes ao longo da vida:
- *A idade.
- *Os aspectos genéticos.
- *Os traumas.
- *A alimentação.
- *O hábito de fumar.
O clareamento dental é um tratamento odontológico que age por meio de uma reação química. O objetivo é eliminar os pigmentos que causam o escurecimento ou o amarelamento nos dentes. O gel clareador, à base de peróxido de hidrogênio ou de carbamida, tem o poder de quebrar as moléculas desses pigmentos. Desse modo, é capaz de devolver a brancura ao dente.
Tipos de clareamento dental
Atualmente, existem três tipos de clareamento dental: o profissional (realizado no consultório odontológico), o caseiro (feito pelo próprio paciente) e o híbrido (junção dos procedimentos profissional e caseiro). A decisão sobre o melhor tratamento vai depender da análise do dentista e das necessidades e preferências do paciente.
Clareamento profissional
No clareamento profissional, o dentista aplica o gel clareador nos dentes do paciente. Em seguida, faz uso do laser ou de uma luz de LED para potencializar o procedimento. O resultado esperado é alcançado depois de três ou quatro sessões. Estas possuem duração de 1 hora cada, com intervalo de 7 a 10 dias.
Clareamento caseiro
O clareamento caseiro será realizado pelo próprio paciente, mas com a supervisão do dentista. Afinal, o profissional fará a recomendação do kit clareador, da quantidade de aplicações e do melhor método a ser utilizado.
Como funciona:
O paciente recebe do dentista um gel clareador e uma moldeira de silicone. Nela, deve-se colocar o gel (cuja quantidade é estipulada pelo dentista) e aplicar nos dentes. A aplicação do produto deve ser feita diariamente, e o tempo também é determinado pelo dentista. Geralmente, o tratamento dura de 25 a 30 dias.
Não recomendamos que compre kits clareadores por conta própria e faça o tratamento sem orientação de um profissional de odontologia. Nesses casos, você poderá prejudicar sua saúde bucal.
Clareamento híbrido
O clareamento híbrido é outra opção de procedimento. O paciente vai aplicar o gel clareador em casa e intercalar com sessões do laser ou do LED no consultório odontológico.
Indicações e benefícios do clareamento dental
O clareamento dental é indicado, sobretudo, para pessoas que se incomodam com a coloração dos seus dentes. Algumas vezes, o procedimento poderá ser indicado para complementar outros tratamentos odontológicos – como a remoção de aparelhos ortodônticos ou a harmonização orofacial.
Além disso, é importante ressaltar: o tratamento só deve ser realizado em pessoas que estão com a saúde bucal em dia. Assim, caso o paciente deseje fazê-lo, precisará tratar de outros problemas bucais primeiro.
3 benefícios do clareamento dental
- *Resultados rápidos: três sessões são suficientes para ter os seus dentes livres das manchas mais difíceis.
- *O tratamento é prático, seguro e indolor. O dentista protege a gengiva e as mucosas para evitar que o gel clareador entre em contato e cause feridas.
- *O clareamento dental tem durabilidade de 1 a 3 anos.
- *A autoestima do paciente fica mais elevada.
Cuidados para obter o resultado esperado no tratamento
Para garantir que o tratamento tenha sucesso e que os resultados sejam prolongados, é preciso tomar alguns cuidados:
- *Evite consumir alimentos e bebidas muito pigmentados, como café, vinho, beterraba etc.
- *Evite fumar.
- *Mantenha a rotina de cuidados com a higiene bucal, escovando os dentes 30 minutos após as principais refeições.
- *Não use enxaguantes bucais coloridos e com álcool na composição.
- *Mantenha a rotina de visitas periódicas ao dentista.
Há algum risco no clareamento dental?
Muitas pessoas têm receio de fazer o clareamento dental por causa da sensibilidade nos dentes, que o tratamento pode causar. Contudo, isso não é uma regra. Varia muito de pessoa para pessoa e com a forma como o tratamento foi conduzido. Por isso, você deve encontrar um bom profissional, que realize o seu procedimento de forma adequada.
Quanto custa o clareamento dental?
O tratamento de clareamento dental pode variar de R$ 800,00 a R$ 3.000,00. O valor vai depender da clínica escolhida e da região em que está localizada. Hoje em dia, há planos odontológicos que oferecem cobertura para clareamento dental. Quer saber mais? Acesse o nosso site.