Alimentos que escurecem os dentes

Ingerir alimentos que escurecem os dentes pode prejudicar a estética, causando manchas e o famoso sorriso amarelo. E, quem não deseja um sorriso bonito e saudável? Porém, para manter os dentes branquinhos, mais do que uma boa higiene bucal, é preciso cuidar da alimentação. Saiba mais!

Alimentos que escurecem os dentes: conheça quais são as causas?

O escurecimento dos dentes decorre da desmineralização do esmalte combinado com a ingestão de alimentos pigmentados ou com corantes. A desmineralização, isto é, o desgaste do esmalte, ocorre tanto por conta da ingestão de alimentos muito ácidos, como por uma alimentação rica em açúcares, o que torna o pH da boca mais ácido também. A acidez faz com que o esmalte fique mais poroso, o que facilita a penetração de pigmentos até a dentina, escurecendo os dentes.

Açaí

Super energético, tem gente que não abre mão de uma bela tigela todos os dias. Porém, esse alimento delicioso, pode colocar em risco a beleza do sorriso. O primeiro problema diz respeito à forma de preparo. Como muitos acrescentam xarope de guaraná, leite condensado e frutas com alto índice glicêmico, o açaí como é consumido tem muito açúcar, facilitando a desmineralização do esmalte.

Somado a isso, a fruta em si tem uma grande concentração de pigmentos. Não é à toa que, ao finalizar a tigela, a boca e a língua costumam ficar totalmente roxas.

Frutas vermelhas

Amora, cereja, uva e até o morango também possuem alta concentração de pigmentos que podem afetar a coloração dos dentes. É preciso moderar o consumo e fazer uma higiene adequada após comer esse tipo de alimento.

[Confira também quais são os alimentos que fazem bem para a saúde bucal!]

Beterraba

A beterraba, apesar de super saudável, também faz parte da lista dos alimentos que escurecem os dentes. Assim, é preciso ter atenção com o consumo. E, caso o paciente já possua manchas, sucos e sopas devem ser consumidos com canudo para evitar o contato com os dentes.

Rúcula

A rúcula também é um dos alimentos que escurecem os dentes, apesar de muito saudável. As folhas contam com uma grande quantidade de pigmentos que podem afetar a coloração dos dentes.

Café

O café é a bebida favorita de muita gente. Mas também é o inimigo de um sorriso branquinho! O ideal é consumir com moderação e acrescentar leite para minimizar os efeitos negativos no sorriso.

Chocolate

O chocolate estimula a produção de serotonina, um hormônio ligado à sensação de bem-estar e prazer. Porém, ele também é um dos alimentos que escurecem os dentes devido à grande quantidade de pigmentos que estão presentes na sua composição.

Molhos condimentados

Ketchup, molho de soja, molho madeira e demais molhos condimentados contam com uma grande quantidade de corantes na sua composição. Por isso, o consumo desses alimentos também pode deixar os dentes mais escurecidos.

Curry

O curry nada mais é do que uma combinação de especiarias. Ele leva açafrão, cúrcuma e alguns tipos de pimentas. Muito utilizado na culinária indiana, o curry apesar de saboroso também pode afetar o sorriso. Por isso, é mais um dos alimentos que escurecem os dentes e devem ser consumidos com moderação.

Refrigerantes

Além de deixar o pH da boca mais ácido, os refrigerantes possuem uma série de corantes que contribuem para o aparecimento de manchas e o escurecimento dos dentes.

Vinho

Um bom vinho é o acompanhamento perfeito para certos pratos e uma boa pedida para relaxar depois de um dia cansativo. Porém, como a uva é um alimento naturalmente cheio de pigmentos e determinados vinhos levam corantes e conservantes na composição, é preciso consumir com moderação. Especialmente para manter um sorriso branquinho!

Alimentos que escurecem os dentes: é preciso evitá-los?

O escurecimento dos dentes, como explicamos, é causado por uma combinação de fatores. A acidez da boca somada ao consumo de alimentos com excesso de pigmentos ou corantes pode afetar a coloração dos dentes. Porém, para ter um sorriso branquinho, é preciso evitá-los?

A resposta é:  depende! Para pacientes que já passaram por um tratamento de clareamento, por exemplo, o ideal é evitar. Para os demais casos, uma boa higiene bucal, associada à escovação e uso do enxaguante bucal pode resolver. Procure, no entanto, escovar os dentes cerca de 30 minutos após comer qualquer alimento.

Para minimizar a acidez da boca, procure beber bastante água e mascar chicletes sem açúcar. A própria saliva ajuda na mineralização do esmalte e dificulta o escurecimento dos dentes. Visite o dentista com regularidade, por isso, conte com um plano odontológico.

Gostou de saber mais sobre os alimentos que escurecem os dentes? Quer eliminar o sorriso amarelo? Descubra quanto custa o clareamento dental!