Você sabia que não existe uma única cor padrão para os nossos dentes? Por isso, a coloração natural da dentição pode variar – dos tons mais claros (mais próximos dos tons brancos ou amarelados) aos mais escuros (entre tons marrom e cinza). E isso é totalmente normal.
Contudo, você deseja um sorriso mais branquinho? O clareamento dental é uma técnica bastante simples e oferece resultados surpreendentes. Saiba mais a seguir.
O que é o clareamento dental?
Antes de falarmos sobre o clareamento dental, precisamos esclarecer algo importante: não existe nenhum dente naturalmente branco, e as variações de tonalidade dos dentes podem ser muitas. Contudo, com o passar dos anos, nossos dentes vão se tornando mais amarelos devido:
*a fatores genéticos;
*ao desgaste do esmalte dos dentes;
*ao uso de medicamentos;
*aos altos níveis de flúor;
*ao hábito de fumar;
*ao consumo de alimentos ou de bebidas com cores escuras.
Assim, o clareamento dental é um tratamento que busca restaurar a cor original dos dentes. Para isso, usa determinados agentes clareadores e técnicas diferenciadas. Vale lembrar que o tratamento não branqueia os dentes, ele apenas remove manchas que não são originais dele.
Conheça os tipos de clareamento dental
Atualmente, há diversas possibilidades de tratamento para clarear os dentes. Eles se dividem em duas categorias: a profissional e a caseira. Conheça alguns desses tratamentos.
Clareamentos profissionais
Os clareamentos profissionais são aqueles realizados dentro do consultório odontológico – como o clareamento a laser e a aplicação de facetas.
Clareamento a laser
O clareamento a laser consiste na aplicação de substâncias de branqueamento nos dentes, em altas concentrações. Essa etapa é seguida da aplicação do laser, que gera calor para potencializar os resultados dessas substâncias.
Esse é considerado o tratamento mais rápido para clarear os dentes, pois percebe-se a diferença já na primeira sessão.
Aplicação de facetas de porcelana ou de resina
As facetas de porcelana ou de resina também são conhecidas como “lentes de contato”. Sua aplicação consiste em revestir os dentes para corrigir imperfeições, dando a eles um aspecto mais reto e branco. Esse é o tipo de tratamento ideal para quem deseja modificar a tonalidade original dos dentes. Saiba mais sobre as lentes de contato dental aqui.
Clareamentos caseiros
Os clareamentos caseiros são aqueles em que o paciente faz o tratamento na própria casa – mas com indicação e supervisão de um dentista, é claro. O tratamento caseiro mais comum é aquele feito com uma moldeira de silicone e um gel clareador. É necessário o uso da moldeira por algumas horas do dia ou à noite, por cerca de duas semanas.
Outros tipos de clareamento dental caseiro são:
*clareamento com pastas de dentes;
*fitas de clareamento dental;
*enxaguantes bucais clareadores;
*bandejas de clareamento.
Riscos do clareamento dental
Todo tratamento deve ser avaliado e indicado por um profissional de confiança, e com o clareamento dental não é diferente. O paciente que tem interesse deverá primeiramente se consultar com o dentista e se submeter a um tratamento dentário. Nesse caso, tratará possíveis cáries, placas bacterianas ou inflamações na gengiva antes de fazer o clareamento.
Além disso, é importante saber que o procedimento não é indicado:
*para gestantes;
*para pessoas que possuem certos tipos de manchas nos dentes (o que só poderá ser avaliado por um bom dentista).
Os riscos do clareamento dental são:
*aumento da sensibilidade dos dentes;
*irritação ou inflamação das gengivas;
*rugosidade ou amolecimento da superfície dos dentes;
*aumento da desmineralização dos dentes;
*degradação das restaurações dentárias;
*mudança de cor das restaurações dentárias.
Cuidados para preservar a coloração dos dentes
Para preservar a coloração dos dentes, especialmente durante o tratamento, você deverá adotar alguns cuidados:
*Escove os dentes apenas com pastas de dentes que não contenham corantes. Isso serve também para o uso de enxaguantes bucais (use apenas os que forem indicados pelo seu dentista).
*Use fio dental diariamente após as refeições.
*Evite alimentos de coloração escura ou com corantes (café, chá preto, chá verde, chocolate, vinho tinto, bebidas isotônicas, refrigerantes etc.).
*Evite fumar.
*Não use batons com cores fortes logo após o tratamento, pois podem provocar manchas nos dentes.
*Evite o consumo de frutas cítricas, pois podem gerar desconforto, visto que os dentes ficam mais sensíveis.
Temos outro post que fala sobre como cuidar dos dentes – principalmente nas festas de fim de ano, que é quando mais consumimos alimentos e bebidas com coloração forte. Confira aqui.
Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades e informações sobre o tema.