Provavelmente, você já deve ter ouvido falar ou viu alguma propaganda sobre os alinhadores dentários transparentes, certo? Apesar de estar se popularizando, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é Invisalign, como funciona e quais são as indicações. Por isso, esclarecemos todas essas informações neste post. Leia até o final!
O que é Invisalign?
O Invisalign é um tratamento ortodôntico revolucionário que corrige o alinhamento dos dentes dos pacientes por meio de um método supertecnológico.
Para você entender melhor o que é Invisalign: esse alinhador dentário é produzido por meio do SmartTrack, um material transparente resistente, porém flexível. O SmartTrack se adapta facilmente à boca e promove a movimentação dos dentes. Para oferecer o maior conforto possível, o alinhador é cortado e moldado individualmente. Assim, se ajusta perfeitamente à anatomia da boca de cada pessoa.
Os pacientes recebem uma certa quantidade de alinhadores, conforme o tipo de tratamento e a quantidade de dentes movimentados. Durante o período de tratamento, devem usar o conjunto de alinhadores de 20 a 22 horas por dia. Eles serão trocados por um novo conjunto a cada 1 ou 2 semanas, conforme indicado pelo ortodontista.
Como o Invisalign atua na correção dentária?
A primeira etapa do tratamento é a avaliação inicial com o ortodontista credenciado pela Invisalign. O profissional conversará com o paciente para conhecer as expectativas dele e avaliar os dentes a serem corrigidos. Além disso, poderá complementar a análise com exames adicionais (como fotografias e radiografias da arcada dentária) para elaborar um plano de tratamento.
Mas o principal diferencial do tratamento com Invisalign é que o ortodontista usará uma tecnologia chamada iTero Element. Trata-se de um scanner 3D que capta uma imagem perfeita da estrutura dental do paciente. Esse sistema dispensa a necessidade de fazer aqueles antiquados moldes de gesso para a confecção dos aparelhos tradicionais.
A imagem 3D super-realista gerada pelo iTero Element servirá para a confecção do alinhador dentário. Já para o acompanhamento da evolução do tratamento, entra em ação outra tecnologia, chamada de ClinCheck. Ela avaliará as movimentações necessárias para o alinhamento perfeito dos dentes.
Além disso, o sistema Invisalign conta com o recurso SmartForce – pequenas peças, da cor do esmalte dentário, anexadas ao dente antes ou durante o tratamento. Servem como ponto de apoio para que o alinhador se firme e seja mais efetivo no reposicionamento dentário.
Pós-tratamento
Assim como nos procedimentos com aparelhos convencionais, o Invisalign também demanda contenções após a conclusão do tratamento. Elas têm o intuito de evitar que haja alguma movimentação dos dentes corrigidos.
O principal diferencial é que o Invisalign usa contenções Vivera. Esse sistema emprega a mesma tecnologia do Invisalign para proporcionar maior eficácia e conforto aos pacientes. E o melhor é que as contenções também são transparentes e quase imperceptíveis. O uso da contenção é importante para garantir que seu sorriso permaneça alinhado por toda a vida. Assim, o dinheiro investido no tratamento não será perdido.
Vantagens do Invisalign
O Invisalign oferece inúmeras vantagens em relação aos aparelhos ortodônticos convencionais:
- *A adaptação ao aparelho é muito rápida e confortável.
- *É praticamente imperceptível e não causa constrangimento ao paciente.
- *Deve ser removido durante as refeições – portanto, o paciente não precisa evitar consumir certos tipos de alimento para preservar o aparelho.
- *O paciente também pode remover o aparelho em ocasiões especiais, como em festas de casamento. Basta que respeite o tempo mínimo de uso por dia (que é de 20 horas).
- *A higienização do alinhador é bastante fácil e prática: escove-o com sua escova e pasta de dentes e enxague-o com água morna.
- *O tempo de duração do tratamento é muito curto: varia de 4 a 12 meses.
- *A duração do tratamento é programada e totalmente controlada – assim, a necessidade de precisar estender o procedimento é muito rara.
Apesar de todas essas vantagens, não significa que os outros tratamentos não sejam bons. Apenas oferecem uma experiência diferente, e cabe ao paciente decidir qual opção o deixará mais confortável.
Aqui no nosso blog fizemos uma série especial de posts sobre o que é Invisalign. Não deixe de conferir e tire todas as dúvidas sobre o assunto.