Ter um sorriso branco, alinhado e perfeito é o desejo de muita gente. Porém, não é sempre que a colocação de um aparelho fixo é a melhor opção.
Para quem trabalha com a própria imagem, ou sofre de algum problema de gengiva, a colocação de um aparelho fixo pode prejudicar o paciente em diversos aspectos da sua vida.
Com o desenvolvimento da tecnologia, no entanto, os tratamentos ortodônticos vêm evoluindo bastante e, um dos exemplos dessas novas tendências na ortodontia, é o invisalign. Para quem não conhece, trata-se de um sistema de moldeiras que podem ser colocados e retirados pelo paciente quando necessário, oferecendo mais comodidade e conforto.
Para saber o que é, como funciona e porque investir nesse tratamento para ficar com um sorriso lindo, vale a pena conferir!
Invisalign: uma alternativa aos aparelhos ortodônticos
O invisalign é uma nova forma de tratamento que surgiu como alternativa aos aparelhos fixos convencionais. Por meio de moldeiras removíveis e transparentes, que são chamadas de “alinhadores”, é feito um reposicionamento dos dentes, a fim de corrigir problemas estéticos e até relacionados à mordida.
Como não existe a necessidade de colar peças na boca do paciente e, muito menos, a colocação de arcos, o processo de higienização é muito mais fácil.
Além disso, o paciente não precisa lidar com inconvenientes de peças quebradas, restrição à alimentos muito duros e pode levar sua vida tranquilamente.
Por fim, o invisalign deve ser colocado e só retirado para fazer as refeições.
Quem deve apostar no invisalign?
Qualquer pessoa que não esteja confortável com a ideia de utilizar um aparelho ortodôntico pode utilizar essa opção. Ela é muito indicada para profissionais que atuam com a imagem, como atores, apresentadores e modelos, já que a colocação de um aparelho pode prejudicar até para a chamada de trabalhos.
O invisalign também é recomendado para quem possui problemas na gengiva, como é o caso da periodontite. Como pacientes com a doença periodontal precisam de uma boa higienização, o uso de um aparelho convencional pode até agravar o problema, já que a limpeza bucal fica prejudicada.
Como funciona
O tratamento é praticamente todo computadorizado. Inicialmente o dentista irá tirar o molde da boca do paciente e identificar o problema. Posteriormente, esse molde será enviado para os Estados Unidos, onde será tomografado e posteriormente será enviado para a confecção na Costa Rica.
O tratamento é feito por dentistas credenciados e especializados, que lidam com um programa de computador exclusivo que auxilia o profissional a fazer o acompanhamento do tratamento e seguir corrigindo com novas moldeiras, até que os dentes fiquem perfeitamente alinhados.
Além de ser um tratamento esteticamente mais bonito, as visitas ao dentista são bem menores, o que significa mais tempo e conforto para o paciente.
Atenção: o que está descrito acima não se destina a substituir os conselhos e recomendações do Cirurgião-Dentista responsável pelo tratamento/procedimento.