Você já deve ter ouvido falar do Invisalign, certo? Esse é um tipo de tratamento ortodôntico com várias vantagens em relação aos tratamentos com aparelhos convencionais. Uma dessas vantagens é quanto tempo dura o tratamento com Invisalign. Dica: bem menos do que com aqueles aparelhos que conhecemos.
Há três procedimentos diferentes com o Invisalign. Cada um deles tem um objetivo específico para atender às variadas necessidades dos pacientes. E é isso que determina quanto tempo dura o tratamento com Invisalign.
Quanto tempo dura o tratamento com Invisalign?
Conforme falamos na introdução deste post, há três tipos diferentes de tratamento com Invisalign. Cada um tem seus objetivos e seu tempo de duração. Confira a seguir.
Tratamento i7
O tratamento i7 tem esse nome porque requer, no máximo, 7 alinhadores. Isso significa que é o tratamento indicado para leves correções, geralmente para um ou dois dentes. Por isso, é necessário um tempo bastante curto para alcançar o objetivo.
O i7 também é indicado para aqueles pacientes que já fizeram algum tratamento ortodôntico, inclusive com o próprio Invisalign. Por causa da movimentação natural dos dentes, pode ocorrer uma leve recidiva. E quanto tempo dura o tratamento com Invisalign no caso do i7? Normalmente, entre 2 e 3 meses.
Tratamento light
O tratamento light é realizado com até 14 alinhadores. Portanto, trata-se do intermediário entre os três tipos existentes.
É o tratamento ideal para pacientes que precisam corrigir até quatro dentes. Pessoas que já fizeram tratamento ortodôntico anteriormente podem utilizá-los em recidivas de mais dentes. Se estiver se perguntando quanto tempo dura o tratamento com Invisalign no caso do light, ele varia entre 4 e 5 meses.
Tratamento full
O tratamento full, como o próprio nome diz, é o tratamento completo. Utiliza mais de 14 alinhadores para corrigir uma quantidade acima de quatro dentes.
Ou seja, trata-se do tratamento mais completo e varia conforme a quantidade de dentes a serem movimentados. Assim, o tempo de duração parte de 8 meses e pode chegar a 12 meses. Apesar de ser o tratamento com o maior período de duração, ainda assim é muito mais rápido do que o convencional.
Quanto tempo dura o tratamento com Invisalign?
O período de tratamento é apenas uma estimativa baseada em estatísticas. Cada estrutura do corpo humano é única, e, por isso, esse tempo varia um pouco de paciente para paciente.
Por isso, ao fim do período estipulado, o ortodontista fará uma avaliação. O intuito é analisar se os objetivos foram alcançados e, principalmente, saber se o paciente está satisfeito com o resultado. Há casos, por exemplo, em que o próprio paciente opta por estender o tratamento.
Outra informação importante: no término do tratamento, o paciente receberá contenções nos dentes movidos, para que o resultado seja prolongado. Mas fique tranquilo, porque essas contenções são superdiscretas e praticamente imperceptíveis.
Tipos de problema tratados com o Invisalign
- *Desalinhamentos dentários, desde os níveis mais leves até os níveis mais graves.
- *Tratamento dos diversos problemas de mordida (sobremordida, mordida cruzada ou mordida aberta).
- *Casos de diastema e de prognatismo.
Como será feito o diagnóstico para determinar quanto tempo dura o tratamento com Invisalign?
O tratamento com Invisalign começa com a consulta de avaliação. É importante ressaltar que apenas ortodontistas credenciados pela Invisalign têm permissão para efetuar esse tipo de tratamento.
Assim, o ortodontista avaliará o sorriso e depois poderá solicitar exames complementares. Por exemplo, fotografias da arcada dentária e radiografias da estrutura bucal para elaborar um plano de tratamento.
Ainda na etapa inicial, o dentista usará uma tecnologia chamada iTero Element. Trata-se de um scanner 3D desenvolvido para o tratamento com Invisalign. O bacana disso é que essa tecnologia dispensa a necessidade de fazer aqueles antiquados moldes de gesso dos aparelhos tradicionais.
Muitas pessoas deixaram de cuidar do sorriso por causa do longo tempo de tratamento que os aparelhos convencionais oferecem – ou também por causa do desconforto que eles causam. Para esse público, investir no Invisalign tem um ótimo custo-benefício.
Quer encontrar um dentista credenciado para fazer sua avaliação? Fale conosco aqui.