Você se lembra da época em que alinhar os dentes só era possível por meio de aparelhos ortodônticos metalizados? Sim, aquele superincômodo e que, principalmente, prejudicava o bem-estar e a autoestima de muitos pacientes. Pois bem, esse tempo está ficando para trás. Isso porque o tratamento Invisalign tem se tornado cada vez mais popular e acessível.
Ficou interessado em saber mais? Neste post, trazemos todas as informações e esclarecemos as principais dúvidas sobre o tratamento Invisalign. Descubra como ele está revolucionando a relação dos pacientes com os procedimentos odontológicos.
Entenda o tratamento Invisalign
O Invisalign é um alinhador dentário produzido por meio do SmartTrack. Esse material transparente – muito resistente mas ao mesmo tempo flexível – se adapta facilmente à boca dos pacientes. Para oferecer o maior conforto possível, o alinhador é cortado e moldado individualmente. Assim, se ajusta perfeitamente à anatomia da boca de cada pessoa.
De acordo com o tipo de tratamento, o paciente receberá uma certa quantidade de alinhadores. Estes devem ser usados de 20 a 22 horas por dia. Eles serão trocados por um novo conjunto de alinhadores a cada 1 a 2 semanas, conforme indicado pelo ortodontista. Cada conjunto vai gradual e suavemente deslocar os dentes, segundo o plano de tratamento, até chegar ao novo e belo sorriso.
Sobre a tecnologia por trás do Invisalign
O tratamento Invisalign tem muita tecnologia envolvida para oferecer mais assertividade e velocidade no alinhamento dos dentes. O primeiro passo é a avaliação inicial, que poderá contar com fotografias da arcada dentária e radiografias da estrutura bucal. Dessa maneira, o ortodontista confirma o diagnóstico e elabora o plano de tratamento.
Ainda na etapa inicial, o dentista usará uma tecnologia chamada iTero Element. Esse scanner 3D foi especialmente desenvolvido para o tratamento Invisalign. O bacana disso é que essa tecnologia dispensa a necessidade daqueles antiquados moldes de gesso para a confecção dos aparelhos tradicionais.
A partir dessa imagem 3D super-realista, o profissional acompanhará a evolução do tratamento. Para isso, usará ainda outra tecnologia, chamada de ClinCheck. Com ela, analisará as movimentações necessárias para o alinhamento perfeito dos dentes.
Além disso, o sistema Invisalign conta com o recurso SmartForce. Trata-se de pequenas peças, da cor do esmalte dentário, anexadas aos dentes antes ou durante o tratamento. Servem como ponto de apoio para que o alinhador se firme e seja mais efetivo no reposicionamento dentário.
Benefícios do Invisalign
Aparelhos ortodônticos convencionais | Invisalign |
Causam incômodo estético e prejudicam o bem-estar do paciente, por causa dos metais e dos bráquetes. | Esteticamente falando, são ideais, quase imperceptíveis. |
A higienização é complexa e bastante trabalhosa. | A higienização do alinhador é fácil e prática. |
Há restrições de alimentos que podem danificar o aparelho. | Os pacientes devem remover o alinhador na hora das refeições, portanto, não há restrição alimentar alguma. |
O tratamento é longo – dura, em média, 3 anos. | O tratamento Invisalign tem duração média de 4 a 12 meses. Essa duração é programada e totalmente controlada. |
A manutenção é mensal ou quinzenal (dependendo do caso ou dos problemas que podem ocorrer com o aparelho). | O acompanhamento acontece a cada 2 meses. |
A precisão do tratamento varia muito. Pode depender da assiduidade do paciente para comparecer ao consultório. | Com a tecnologia digital 3D usada no tratamento, a precisão é total. |
O valor final do tratamento acaba sendo imprevisível. Vai depender da evolução (no decorrer do tempo, o preço das manutenções pode sofrer alterações). | O valor do tratamento é previsto desde o início. |
Qualquer pessoa pode fazer o tratamento Invisalign?
O tratamento Invisalign está no mercado desde 1997. Desde então, vem evoluindo e ganhando melhorias todos os anos. Hoje em dia, é possível tratar com alinhadores todos os casos que seriam solucionados com o aparelho fixo convencional, por exemplo. Além de alinhar os dentes, o tratamento Invisalign também é indicado para corrigir, entre outros problemas:
- *avanço mandibular;
- *mordidas cruzadas;
- *prognatismo;
- *mordidas abertas.
Acesse o site da marca e identifique o tipo de tratamento ideal para você.
Existe a necessidade de continuar o acompanhamento ortodôntico, mesmo depois do tratamento Invisalign?
É muito comum que, depois do tratamento com aparelho ortodôntico fixo, você precise complementá-lo com um aparelho móvel. Após isso, ainda há a colocação das contenções para prolongar os resultados.
O tratamento Invisalign também usa contenções após todas as etapas terem sido concluídas. Mas elas são transparentes e praticamente invisíveis, assim como o próprio Invisalign.
Com o avanço da tecnologia, os tratamentos odontológicos, que causam pavor em muitas pessoas, estão se tornando mais confortáveis, eficazes e acessíveis. Continue acompanhando o nosso blog para saber mais novidades da área odontológica.