Nem todo mundo sabe, mas em alguns concursos públicos o exame odontológico tem caráter eliminatório. Por isso, se você sonha em seguir carreira na área pública, deve redobrar a atenção com a saúde bucal.
Nesta matéria, vamos falar sobre os cuidados que você deve ter para preservar a saúde dos seus dentes. Mas antes precisamos entender um pouco mais sobre esses concursos e quais são as exigências.
Exame odontológico em concursos públicos
O concurso da Polícia Militar, por exemplo, costuma ter cinco etapas:
- *Prova objetiva.
- *Exame de aptidão mental.
- *Exame de saúde.
- *Teste de aptidão física.
- *Investigação social.
A bateria de avaliações é bastante pesada e exigente, como todos sabem. Mas a etapa que mais pega candidatos de surpresa é a de avaliação da saúde, em especial a avaliação odontológica. Muitas pessoas negligenciam a saúde bucal por não considerarem prioridade, mas ela já eliminou vários candidatos que queriam seguir carreira como PMs.
Entenda como é o exame odontológico
No dia do exame odontológico, é fundamental que os candidatos estejam com a saúde bucal em dia. Devem também fazer uma boa higienização dos dentes e da língua antes da avaliação. Confira a seguir quais critérios serão levados em conta na classificação:
- *Ser portador de, no mínimo, 20 dentes naturais ou artificiais. Entre eles, é obrigatória a existência de quatro caninos, dos incisivos superiores e dos oito inferiores restantes, pré-molares ou molares.
*No caso de dentes naturais, exige-se que sejam:- -rígidos ou restaurados com material definitivo;
- -sem cáries ou periodontopatias;
- -sem raízes residuais, fístulas ou lesões dos tecidos moles;
- -sem prognatismo (maxilar ou mandibular);
- -sem micrognatismo;
- -sem mordida aberta anterior e posterior;
- -sem mordida profunda;
- -sem cruzamento dos elementos dentais;
- -sem disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM).
*Já no caso de dentes artificiais, será analisado:- -na prótese fixa unitária ou múltipla, se possui boa adaptação, se -não apresenta infiltrações e se está funcionalmente aceitável;
- -na prótese total, se restabelece funcionalmente o candidato e se apresenta boa retenção e estabilidade;
- -na prótese parcial removível, se restabelece funcionalmente o candidato, se apresenta boa retenção e estabilidade e se está com sua estrutura metálica e plástica em condições aceitáveis.
*Só será permitida a ausência de um ou mais dentes nos casos de anodontia (ausência total ou parcial congênita dos dentes).
Dicas para garantir o sucesso no seu exame odontológico
1. Visite o dentista periodicamente
Isso permitirá que você cuide dos seus dentes preventivamente e que detecte qualquer doença bucal ainda em estágio inicial. A prevenção é a melhor forma para evitar sofrimentos futuros (como dores de canal ou de dentes inflamados) e gastos inesperados.
Você não tem um plano odontológico? Conheça uma das opções da Dentalprev e avalie qual atende melhor às suas necessidades.
2. Faça a higienização bucal corretamente
Você deve escovar seus dentes, no mínimo, três vezes ao dia, sempre 30 minutos depois das refeições. Isso porque, logo após comer, a nossa boca fica com o pH mais ácido. Tal acidez pode contribuir para a erosão dentária e para a proliferação de bactérias se a escovação for feita nesse momento. Assim, é importante dar esse tempo para que o pH fique equilibrado novamente.
Além disso, você deve sempre se lembrar de escovar a língua e de complementar a higienização com fio dental e enxaguante bucal. Falando em fio dental, o recomendado é que faça uso dele antes da escovação.
3. Evite alimentos açucarados
As bactérias que vivem na nossa boca se alimentam basicamente dos açúcares que consumimos. Quando alimentadas, vão produzindo ácidos que podem lentamente dissolver o esmalte dos nossos dentes e causar cáries. Quanto mais alimentos açucarados ingerimos durante o dia, mais expostos aos ácidos causadores da cárie seus dentes estarão.
4. Beba bastante água
A água é o melhor remédio para o corpo humano:
- *Hidrata as nossas células.
- *Regula o funcionamento dos nossos órgãos.
- *Ajuda a eliminar toxinas.
- *Contribui para a manutenção da saúde bucal.
Como? A nossa saliva é formada por 95% de água e atua na limpeza dos dentes e na manutenção do pH bucal. Beber bastante água ao longo do dia ajuda nossa boca a manter-se sempre produzindo saliva.
Você sabia da importância da saúde bucal e do impacto que ela tem no exame odontológico de alguns concursos públicos? Continue acompanhando o nosso blog para mais informações.