Lábios carnudos sempre foram um ícone de beleza. Não é à toa que atrizes como Angelina Jolie tornaram-se ainda mais famosas por conta dos lábios volumosos. Para quem não nasceu com a mesma genética da atriz hollywoodiana, no entanto, o preenchimento labial pode ser uma boa solução.
Depois que celebridades como Anitta, Caio Castro e Kylie Jenner se tornaram adeptas do preenchimento labial, o procedimento virou tendência e deve continuar em alta. Além de minimizar os efeitos do envelhecimento e garantir lábios mais atraentes, o preenchimento é uma das técnicas utilizadas para a harmonização facial.
Para saber mais sobre o preenchimento labial, não deixe de conferir!
O que é o preenchimento labial?
O preenchimento labial pode ser realizado com diferentes técnicas. No entanto, a mais comum é a aplicação do ácido hialurônico. Essa substância está naturalmente presente em nosso organismo e estimula a firmeza da pele. Porém, na medida em que envelhecemos, deixamos de produzi-la. Uma pessoa na faixa dos 50 anos de idade, por exemplo, produz apenas 35% do ácido hialurônico necessário para manter o vigor da pele. Assim, na medida em que a idade avança, o procedimento em consultório ajuda a evitar a flacidez dos lábios.
Além de ser um tratamento eficiente para minimizar os efeitos da idade, o preenchimento labial confere melhor contorno e volume aos lábios. Na odontologia o procedimento é também utilizado para a harmonização orofacial.
Em alguns casos, pacientes que terminam um tratamento ortodôntico, por exemplo, precisam realizar algumas correções com o objetivo de harmonizar a face e o sorriso. Nesses casos, o dentista realiza alguns procedimentos, como o preenchimento labial, com essa finalidade.
Como funciona o tratamento?
O preenchimento labial é considerado um procedimento minimamente invasivo e não uma cirurgia. Todo procedimento pode ser realizado no consultório e tem uma duração de aproximadamente 30 minutos.
O ácido hialurônico é absorvido pelo nosso organismo. Por isso, os efeitos do tratamento duram entre 6 a 12 meses dependendo do produto utilizado.
O tratamento é feito com uma anestesia local e a recuperação do paciente é tranquila. Depois de 24 horas ele já pode retomar suas atividades normais.
Apesar de se tratar de um tratamento seguro e simples, é essencial realizá-lo com um profissional especializado e reconhecido pela técnica. Nosso rosto possui uma série de terminações nervosas e a aplicação incorreta do ácido causar danos estéticos e físicos.
Contraindicações
O preenchimento labial não é indicado para determinados pacientes. Pacientes que possuem alergia ao ácido hialurônico ou possuem doenças autoimunes não devem realizar o tratamento. Da mesma forma, não é indicado para as gestantes realizarem o preenchimento. Converse com o Cirurgião-dentista e ele irá indicar o melhor caminho.
Sempre que um paciente tiver alguma ferida local, como é o caso de herpes por exemplo, é essencial cuidar da ferida antes de realizar as aplicações.
Não existe uma idade mínima para a aplicação do ácido hialurônico. No entanto, a avaliação do paciente para a realização do tratamento deve ser feita por um profissional.
Preenchimento labial é tendência
Depois que algumas celebridades passaram a adotar o preenchimento labial, a busca pelo tratamento se tornou maior. Segundo um levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a busca por procedimentos estéticos dessa natureza aumento em 390% entre 2014 e 2016.
Quem busca por lábios carnudos e um sorriso mais harmônico pode recorrer ao tratamento e aproveitar os resultados.
Você já conhecia o que é preenchimento labial? Saiba mais sobre a harmonização orofacial!
Atenção: o que está descrito acima não se destina a substituir os conselhos e recomendações do Cirurgião-Dentista responsável pelo procedimento.