Para boa parte da população brasileira, ir ao dentista regularmente nunca foi prioridade. Isso por não compreender a importância de cuidar da saúde bucal e sobretudo pela dificuldade de acesso aos tratamentos odontológicos.
Por isso, oferecer plano odonto empresarial como benefício aos colaboradores é uma vantagem competitiva. Esse produto faz sua empresa se destacar em relação aos concorrentes ao contratar e reter talentos no mercado de trabalho.
Para entender melhor o cenário da saúde bucal no Brasil, recorremos à Pesquisa Nacional de Saúde. Esse estudo foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019 e divulgado em setembro de 2020. De acordo com os resultados, apenas 12,9% dos brasileiros têm plano odontológico. O mesmo levantamento constatou que, dos 162 milhões de brasileiros acima de 18 anos, 34 milhões perderam 13 dentes ou mais.
Além disso, menos da metade dos brasileiros consultou um dentista nos 12 meses anteriores à data da entrevista. Desse universo, apenas 36% das pessoas com renda menor que um quarto do salário mínimo foram ao dentista.
Esses dados revelam a complexa realidade da saúde bucal no Brasil. Assim, devemos partir do princípio de que as empresas também têm um papel cívico a cumprir: contribuir para as soluções dos problemas encontrados na sociedade. Por isso, vamos falar a seguir sobre as vantagens de oferecer plano odonto empresarial aos seus colaboradores.
Vantagens de oferecer plano odonto empresarial
1. Redução nas taxas de afastamento por problemas de saúde
Cuidar da saúde bucal deve começar em casa:
- por meio de hábitos saudáveis (redução no consumo de açúcar, por exemplo);
- e da higiene bucal (escovação dos dentes depois das refeições, uso do fio dental, higienização com enxaguante bucal, e por aí vai).
Contudo, esses cuidados por si só ainda não são suficientes para prevenir e/ou tratar outros problemas bucais bastante comuns – como cáries, gengivite, periodontite, mau hálito, entre outros. Se não forem solucionados adequadamente, podem evoluir para quadros de saúde mais graves.
A matéria da VEJA Saúde, que cita a pesquisa do IBGE, também menciona um estudo significativo do Instituto do Coração. Segundo o InCor, 45% das doenças cardíacas e 36% das mortes por problemas cardíacos estão relacionados a infecções bucais não tratadas.
Isso porque nem sempre a escovação e o fio dental são suficientes para uma higienização bucal completa. Além disso, predisposições genéticas também podem contribuir para o surgimento das doenças bucais.
Por isso, a prevenção é, e sempre será, o melhor caminho para manter a saúde dos funcionários em dia. Isso evita que problemas de saúde afetem sua rotina e sua produtividade.
2. Dedução do Imposto de Renda
Empresas que oferecem plano odontológico aos funcionários podem usar o valor do benefício para deduzir taxas do Imposto de Renda. Essa dedução não é exclusividade dos planos odontológicos: plano de saúde, vale-alimentação, vale-refeição e outros tipos de auxílio também permitem o abatimento do imposto a ser pago.
3. Oferecer plano odonto empresarial contribui para a imagem da empresa
Algumas empresas oferecem benefícios ainda não muito comuns aos seus colaboradores, como é o caso do plano odonto empresarial. Por isso, são muito bem-vistas no mercado de trabalho pelos melhores candidatos.
Além disso, há familiares que usufruem desses benefícios. Eles também ajudam a valorizar a empresa por meio de depoimentos positivos para amigos próximos e conhecidos.
4. Aumento no bem-estar e na autoestima
Pessoas que cuidam da saúde bucal tendem a ter mais autoestima. Sentem-se muito mais confiantes no dia a dia, inclusive em reuniões e apresentações de projetos. Além disso, alguns colegas de trabalho sofrem com problemas bucais comuns, como o mau hálito. Isso pode gerar desconforto no time, que, por sua vez, acaba se afastando da pessoa.
5. Baixo custo para empresas
Incluir o plano odonto empresarial no rol de benefícios da empresa mostra-se um ótimo investimento em longo prazo. Primeiro, pelo fato de os planos odontológicos terem preço bastante baixo, se comparados aos dos planos de saúde. E, segundo, pelos ganhos indiretos – que, ao menos em parte, garantem o retorno do dinheiro investido.
6. Aumento na satisfação dos colaboradores
Funcionários satisfeitos: 1) trabalham melhor; 2) têm alta produtividade; e 3) contribuem para o clima positivo na empresa. Além disso, oferecer benefícios diferentes dos da maioria das empresas ajuda a reter talentos. As pessoas costumam colocar na balança todos os aspectos que as fariam trocar de emprego. Se estão satisfeitas, optam por continuar no local onde trabalham.
Quer saber mais sobre plano odonto empresarial? Consulte o nosso site.