Turnover: qual é a razão das demissões?

Existem diversos motivos que fazem um funcionário pedir demissão. Porém, o que se observa nas empresas é que a maioria dos colaboradores deixa os quadros de uma companhia por motivos internos. Em outras palavras, a maioria dos funcionários pede demissão por questões relacionadas à própria empresa e não motivos pessoais.

A rotatividade de funcionários, ou taxa de turnover como também é chamada, gera preocupação para quem atua no RH. Isso porque, uma empresa que tem uma grande alternância de colaboradores possui gastos altos com demissões, contratações e treinamentos. Logo, é preciso entender por que os funcionários pedem demissão, para então, criar boas práticas visando a diminuição do turnover.

Se a sua empresa está diante desse desafio, vale a pena conferir o post que preparamos!

Causas do turnover

Como explicamos, as causas do turnover estão relacionados à saída voluntária, ou seja, os colaboradores acabam deixando a empresa por motivos da própria organização. Algumas das razões são comuns e podem ser indicadas como:

Recrutamento ineficiente

A falta de um processo seletivo focado nas necessidades da empresa pode influenciar o aumento do turnover. Isso porque, quando não se tem clareza de qual é o perfil do colaborador que a empresa necessita, as chances de se contratar profissionais que não estão alinhados com a cultura da empresa, ou mesmo com as exigências do cargo, são bem altas.

Antes de abrir o processo seletivo, é preciso conversar com os gestores da área e traçar um perfil do candidato ideal. Além disso, é fundamental conhecer quais são as habilidades e competências necessárias para o desempenho das funções.

Clima organizacional

O clima organizacional é algo que conta bastante para os colaboradores. Afinal, eles passam boa parte do tempo dentro da empresa. Por isso, empresas que não dão a devida atenção para a melhoria do clima, podem ter um aumento significativo de turnover. Investir na estrutura, apostar na motivação e criar práticas que incentivem a melhoria do clima interno é um aspecto que não deve ser deixado de lado, se o objetivo é diminuir o turnover.

Subaproveitamento de talentos

A maioria dos colaboradores busca desafios e aprendizados dentro da empresa. Por isso, se a empresa não promove atividades que proporcionem ao colaborador desenvolvimento profissional, é comum que a rotina se torne maçante e improdutiva, fazendo com que o colaborador busque novas oportunidades.

Hoje fala-se muito em propósito e o sentido do trabalho. É essencial que a empresa busque mostrar a importância do trabalho de cada um dentro do todo, ao mesmo tempo que incentiva o desenvolvimento de cada profissional.

Ausência de um plano de carreira

Não oferecer um plano de carreira é outro fator que incentiva o aumento do turnover. Os colaboradores precisam reconhecer as oportunidades de crescimento dentro da empresa, para que se empenhem e se dediquem. Quando a empresa não tem um plano de carreira, é normal que os funcionários fiquem desmotivados e acabem buscando outros desafios.

Falta de um plano de benefícios

Benefícios são tão importantes quanto um salário. Afinal, a maior parte dos profissionais hoje está em busca de qualidade de vida e não apenas de um alto salário no final do mês. Para montar um plano de benefícios efetivo, ou seja, capaz de atrair e reter talentos, é essencial conhecer os benefícios mais valorizados, bem como, as necessidades dos funcionários. Hoje, algumas empresas têm oferecido planos de benefícios focados em diferentes perfis, gerando maior satisfação para os funcionários. 

Ausência de bons líderes

A liderança não é um pequeno detalhe dentro das organizações, ainda mais quando se tem um mercado tão dinâmico quanto o atual. Um bom líder é uma figura importante dentro das empresas já que ele motiva e ajuda cada funcionário a desenvolver seu potencial. Líderes autoritários, agressivos e explosivos geram a saída de inúmeros funcionários. Por isso, esse é outro fator que merece atenção quando se trata de minimizar o turnover.

Quando se trata de diminuir o turnover, não existe uma receita única. Cada empresa conta com uma realidade, por isso, é preciso pesquisar e descobrir as razões. Porém, como os motivos costumam se repetir, vale a pena partir dessas hipóteses e testar ações até conseguir melhores resultados na estabilidade do quadro de funcionários. A gestão de pessoas é sempre um desafio! Porém, usando dados, criatividade e sensibilidade é possível construir um bom clima organizacional que favoreça a retenção de talentos.

Já pensou em oferecer um plano odontológico para seus colaboradores? Não deixe de conferir também esses 4 motivos para investir em um plano odontológico! Clique aqui e saiba mais!