Com o passar dos anos, algumas pessoas acabam ganhando um certo acúmulo de gordura no pescoço. Isso pode acontecer por causa do avanço da idade, pelo ganho de peso ou, ainda, por fatores genéticos. Por isso, a lipo de papada é um procedimento estético que vem ganhando novos adeptos a cada ano.
Isso porque esse acúmulo de gordura no pescoço acaba formando o conhecido “queixo duplo” e incomoda muitas pessoas em razão da aparência.
Mas, antes de saber mais sobre a lipo de papada, descubra mitos e verdades sobre a prevenção da papada. Vale muito a pena a leitura.
Conferiu? Agora sim, a seguir, falaremos tudo o que você precisa saber sobre a lipo de papada. Dessa forma, você pode tomar uma decisão segura e confiante ao optar pelo procedimento.
O que é lipo de papada?
A lipo de papada é um procedimento que consiste em extrair a gordura localizada no pescoço por meio de pequenas incisões.
Por ser supersimples, a intervenção dura cerca de uma hora. Ainda há a possibilidade de o cirurgião utilizar a técnica de vaser lipo, que preserva nervos e tecidos próximos, diminuindo os riscos à saúde.
Quem faz a lipo papada, então, busca os seguintes benefícios:
- Redução da gordura no pescoço.
- Aparência rejuvenescida.
- Eliminação do queixo duplo.
- Afinamento do contorno facial, tornando-o mais harmônico.
Quando é indicado fazer a lipo de papada?
Pessoas a partir dos 18 anos, que não sejam gestantes ou possuam algum processo inflamatório, podem passar pelo procedimento.
Contudo, ele é indicado apenas para quem tem acúmulo de gordura no pescoço. Não deve ser feito para reduzir a flacidez da região. A lipo suga apenas a gordura, não o excesso de pele. Para resolver esse outro problema, o paciente precisará fazer uma cirurgia plástica.
Como a lipo de papada é realizada?
O cirurgião começa o procedimento examinando queixo e pescoço do paciente. Ele determina, assim, em qual local será inserida a cânula, que é o instrumento responsável por remover o excesso de gordura. As áreas mais comuns para essa incisão são abaixo do queixo ou nos lóbulos atrás das orelhas.
Após a aplicação da anestesia, o cirurgião faz a incisão da cânula. Ele começa a realizar movimentos de “vai e vem” para sugar a gordura. Ao finalizar o processo, é removido o instrumento e são aplicadas ataduras. Elas garantem que o queixo permaneça alinhado com a estrutura facial do paciente.
Cuidados pré e pós-operatórios
Antes da realização da lipo de papada, o cirurgião exigirá que o paciente realize alguns exames. Eles servem para avaliar sua saúde e determinar se está apto ou não para a cirurgia.
Além disso, o paciente precisará suspender o uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (como Aspirina, Doril, AAS). Eles aumentam o fluxo sanguíneo e podem causar sangramento durante a cirurgia.
Quanto ao pós-cirúrgico, é bem parecido com o de uma lipoaspiração comum. Porém, com um tempo bem mais curto de recuperação. Os principais sintomas que podem aparecer no pós-operatório são dor, inchaço e infecção.
Para que esses sintomas não se agravem, o paciente deverá ficar de repouso por 24 horas após a cirurgia. Também precisa manter a atadura no local, sempre lembrando-se de fazer a higienização do curativo.
Após 7 dias, será realizada a remoção dos pontos no consultório, com uma avaliação da recuperação do paciente. Dependendo do avanço, o paciente já estará liberado para voltar ao trabalho. Atividades físicas ou qualquer outro esforço físico mais intenso só são liberados após 14 dias.
Outros cuidados no pós-operatório
Nas primeiras 48 horas do pós-operatório, pacientes que se submeteram à lipo de papada devem evitar o consumo de:
- bebidas alcoólicas;
- cigarros;
- anti-inflamatórios.
Essas substâncias são vetadas porque podem cortar o efeito das enzimas. Além disso, evitar exposição ao sol é outro cuidado a ser tomado enquanto a região do pescoço estiver inchada e com hematomas.
Sessões de drenagem linfática e o uso de uma faixa compressiva no local da cirurgia também são recomendados pelos cirurgiões. Eles reduzem o edema e ajudam a evitar o acúmulo de líquido.
Quer saber mais sobre outros procedimentos cirúrgicos ou estéticos? Continue acompanhando o nosso blog e compartilhe os nossos artigos.