O tratamento com toxina botulínica é o queridinho nas clínicas estéticas. Isso se deve ao efeito de rejuvenescimento que ele traz para a pele, como sabemos. E principalmente pela prevenção das linhas de expressão que só ele é capaz de evitar.
Contudo, há uma condição para continuar obtendo bons resultados e garantir a prevenção de rugas e sulcos na pele: é preciso fazer a manutenção das aplicações com a periodicidade indicada.
Antes de entender a importância da manutenção no tratamento com toxina botulínica, vamos saber como funciona essa aplicação.
Entenda o tratamento com toxina botulínica
A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando administrada oralmente em grandes quantidades, bloqueia sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando uma paralisia generalizada chamada botulismo.
Contudo, na área da estética, sua aplicação se dá de forma controlada. Pequenas quantidades conseguem relaxar os músculos, evitando que se contraiam com intensidade e marquem a pele conforme nosso envelhecimento.
Ao ser aplicada na pele, a toxina botulínica libera a acetilcolina. Essa substância, gerada pelos neurônios, funciona como se colocássemos uma fita isolante para proteger a parte exposta de um fio elétrico. É a partir dessa ação de “isolamento” que os neurônios deixam de transmitir sinais para os músculos. Nesse caso, eles se mantêm sempre relaxados (na região onde aconteceu a aplicação da toxina).
Como é feita a aplicação da toxina botulínica na pele?
A aplicação é muito simples e realizada em clínicas e consultórios. O profissional aplica um anestésico tópico na região que receberá a substância, apenas para garantir mais conforto ao paciente. Com a ajuda de uma agulha fina, a toxina é injetada. Ao todo, o procedimento dura aproximadamente 20 minutos.
Indicações do tratamento
A aplicação da toxina botulínica é indicada para todas as pessoas que desejam devolver o aspecto firme e jovial para a pele. Mas é importante ressaltar que ela deve estar em estágio de envelhecimento leve ou mediano.
Ao contrário do que muitos pensam, esse procedimento é superindicado para prevenir marcas de expressão antes mesmo de elas aparecerem. Por isso, a partir dos 25 anos, já é recomendado começar as aplicações. Falamos mais sobre isso neste post.
Também é normal as pessoas acreditarem que a toxina botulínica é indicada apenas para aplicações na região da testa. Mas isso não é verdade: ela pode ser aplicada em outras partes do rosto. Por exemplo:
1- na glabela (região ligeiramente saliente entre as sobrancelhas);
2- na área ao redor dos olhos;
3- na musculatura nasal;
4- na boca;
5- no queixo.
Logo, pacientes que fazem o tratamento com toxina botulínica têm uma série de benefícios:
1- Rugas e marcas de expressão (pés de galinha, “códigos de barra”, bigode chinês) são consideravelmente minimizados.
2- A expressão da face fica mais suave e “descansada”.
3- O tratamento preventivo da substância posterga a necessidade de intervenções cirúrgicas mais invasivas.
4- A toxina ajuda ainda a melhorar a simetria e as proporções da face.
Outras indicações do tratamento com toxina botulínica
1- O tratamento com toxina botulínica é bastante recomendado para:
2- pessoas que sofrem com sudorese excessiva em regiões como axilas, mãos e pés;
3- tratamento de enxaquecas e cefaleias tensionais.
O bruxismo também é outro problema que pode ser tratado por meio da toxina botulínica. Ela inibe as contrações causadas pelo ranger dos dentes – assim, evita que o paciente fique com dores de cabeça ou na região da mandíbula.
Além disso, pesquisadores vêm estudando e desenvolvendo técnicas para, com a toxina botulínica, tratar pessoas que sofrem com paralisia facial.
Quando fazer a manutenção do tratamento com toxina botulínica?
O efeito da toxina botulínica na pele dura cerca de 6 meses. Depois, ela vai diminuindo sua eficácia progressivamente. Por isso, o ideal é que o paciente volte a fazer aplicações nesse espaço de tempo.
Importante saber que a durabilidade de todos os procedimentos estéticos variam muito de organismo para organismo e também de acordo com o estilo de vida que a pessoa leva e quais cuidados ela dedica à pele.
Assim, o uso contínuo da toxina botulínica fará com que a sua pele permaneça lisinha e bonita por muito mais tempo. Aliás, não haverá necessidade de outros tratamentos estéticos tão cedo caso a manutenção seja regular.
Outra curiosidade: esse procedimento também pode ser realizado por cirurgiões-dentistas com especialidade na área da estética. Inclusive, uma novidade muito recente no mercado é a possibilidade de fazer um plano odontológico com cobertura para procedimentos do tipo.A Dentalprev, por exemplo, oferece planos com cobertura em harmonização orofacial. Para saber mais, acesse aqui.