O dente siso, quando não possível de se realizar outro tipo de tratamento, pode haver indicação de extração dentária. E aí, além da preocupação com a cirurgia em si, que é muito comum de se ter, surgem muitas outras dúvidas. Pois bem, aqui vão algumas dicas para garantir um bom pós-operatório.
Porque incha?
Após a extração dentária, que é uma cirurgia que acaba por lesionar gengiva, tecido mole e osso, o corpo reage com um mecanismo de defesa no local. Células são então ativadas e um processo inflamatório se inicia, causando edema, calor e vermelhidão. Este edema (o inchaço) acontece porque o líquido das células sai dos vasos sanguíneos e deposita-se nos tecidos superficiais.
Quando começa a inchar?
O inchaço pode começar logo ao terminar a cirurgia, quando já se deu início ao processo inflamatório citado acima. Porém, seu pico máximo ocorre no terceiro dia. Passada esta fase, a tendência é regredir, o chamado efeito reverso, melhorando a região e voltando ao seu estado normal. Por isso, os cuidados com o pós-operatório nas primeiras horas até o final da primeira semana são decisivos para uma boa recuperação.
O que fazer para não inchar?
Compressa com gelo nas bochechas nos primeiros minutos e horas é a melhor maneira de diminuir e evitar o inchaço, a dor e o sangramento. Ajuda a contrair os vasos sanguíneos que estão dilatados por conta do processo inflamatório, evitando o alto fluxo sanguíneo e a liberação dos líquidos celulares para aquela região.
Consuma alimentos frios como picolé e sorvete, pelo mesmo motivo citado acima.
Alimentos líquidos e macios como um macarrão ou sopa, por exemplo, podem, desde que em temperatura ambiente. Mastigar alimentos duros e consistentes aumentaria o esforço mastigatório na região ferida, provocando inchaço nas bochechas.
Quente e morno estão liberados após as primeiras 24 horas. Pode até se realizar compressa quente, aplicando uma toalha quente e úmida na área, para relaxar a musculatura. Mas só depois das primeiras 24 horas. Antes disso, deve-se evitar.
A medicação prescrita pelo seu cirurgião dentista deve ser levada à risca, cada uma na sua dose, hora e dias indicados corretamente.
Higienização disciplinada. Com escova macia e levemente feita. A escovação não deixará acumular restos de alimentos, acelerando a cicatrização. Enxaguantes bucais também, sempre e só os indicados pelo seu dentista.
Para você saber tudo sobre a higiene bucal após a cirurgia criamos o Passo a passo para uma higiene bucal completa, assim você se previne contra as “dores da boca”!
Outros cuidados após a extração do dente siso
Comida quente nas primeiras 24 horas após a cirurgia não está indicado. Ela aumentará a circulação sanguínea, que já está mais acelerada que o normal, provocando mais sangramento. Após este primeiro dia, com precaução, pode.
Não se deve também beber bebida alcoólica enquanto estiver se medicando. A bebida alcoólica influencia negativamente na ação dos antibióticos e medicamentos. Um dos anti-inflamatórios mais conhecidos é a Nimesulida, porém é muito importante só tomar os medicamentos com a indicação de um especialista.
Evite fumar pelo menos até a remoção dos pontos. As substâncias tóxicas do cigarro penetram na mucosa e interferem na cicatrização.
Repousar e evitar atividades físicas, principalmente nas primeiras 24 horas, também são indicações para acelerar a cicatrização.
Sete dias após a extração, o paciente deve voltar ao consultório para que o profissional remova os pontos. A retenção prolongada destes causa acúmulo de comida e placa, não deixando que a região cicatrize.
Tomando todos estes cuidados com a alimentação, higienização, repouso, medicamento indicado, diminuição do esforço físico, e, principalmente, o gelo nos minutos e horas iniciais, diminuirão e muito as chances de inchaço pós-operatório.
Não esquecendo que todas essas dicas valem para a extração dos outros dentes também.
Você teve algum outro cuidado ao extrair seu dente siso? Conte seu relato nos comentários.
“Atenção: o que está descrito acima não se destina a substituir os conselhos e recomendações do Cirurgião-Dentista responsável pelo tratamento.”