Será que eu preciso usar aparelho ortodôntico?

Os benefícios do aparelho ortodôntico vão muito além da estética. Esse tipo de tratamento, além de proporcionar um sorriso mais bonito, também é responsável pela melhoria da saúde e do bem-estar do paciente. Afinal, com uma mordida alinhada e dentes bem posicionados, o paciente mastiga melhor, se comunica melhor e até respira melhor! Portanto, investir em um tratamento ortodôntico vai muito além do sorriso perfeito… No entanto, quando é preciso usar aparelho ortodôntico? Muita gente têm essa dúvida! Se você desconfia que seus dentes ou mesmo os dentes do seu filho precisam de correção, vale a pena conferir nossas dicas!

Sinais de que é preciso usar aparelho ortodôntico

Existem diversos sinais que indicam que é preciso usar aparelho ortodôntico. No entanto, nem sempre eles são de fácil percepção. Por isso, o ideal é sempre buscar um ortodontista, caso você desconfie que há algo errado com a mordida ou o posicionamento dos seus dentes. Além disso, comparecer ao dentista periodicamente também é essencial. Embora nem todos os dentistas sejam especializados em tratamentos ortodônticos, qualquer profissional consegue identificar problemas com maior precisão e encaminhar o paciente para um ortodontista.

Problemas com a mordida

Em alguns casos, problemas com a mordida são facilmente perceptíveis. É o caso, por exemplo, da mordida cruzada anterior que faz com que os dentes frontais de baixo fiquem à frente dos dentes de cima, prejudicando a estética e tornando a necessidade do aparelho mais evidente. Da mesma maneira, na mordida posterior os dentes frontais ficam muito projetados, deixando clara a necessidade de tratamento. Por fim, existem os casos de mordida aberta, que como o próprio nome sugere, o paciente não consegue fechar a boca completamente, já que os dentes não se encaixam com perfeição.

Há também os casos onde o problema não é facilmente identificado, como por exemplo, nos casos de mordida profunda ou sobre mordida. Nesses casos, os dentes do fundo não encostam ou mesmo não se encaixam confortavelmente quando o paciente fecha a boca.

Espaçamento entre os dentes

O espaçamento entre os dentes também pode ser um sinal de que o aparelho ortodôntico é necessário. Tecnicamente chamado como diastema, o espaço entre os dentes é considerado um charme para alguns. Quando falamos de Madonna ou mesmo Brigitte Bardot, muitos consideram que essa falha nos dentes frontais é na verdade um charme. O diastema, no entanto, pode ser um problema dependendo da sua origem. Em alguns casos ele é causado por problemas de oclusão e pressão na língua. Em situações como estas, é necessário buscar o tratamento ortodôntico para corrigir.

Apinhamento dos dentes

Os famosos “dentes encavalados”, ou apinhamento dental como é chamado o problema tecnicamente, também indica a necessidade de aparelho. Nesses casos os dentes não têm espaço suficiente para nascer e por isso ficam desalinhados na arcada, ou ainda, se sobrepondo um ao outro. O apinhamento prejudica o paciente esteticamente, além de prejudicar a mordida. Nesses casos, também se recomenda o uso do aparelho ortodôntico.

Crianças: quando é preciso usar aparelho ortodôntico?

Muitos pais não sabem exatamente quando o aparelho ortodôntico é recomendado para os pequenos. A visita ao dentista sempre deve ser o referencial, no entanto, os especialistas pedem atenção quando a criança:

  • Faz barulho ao respirar ou respira de boca aberta
  • Passa muito tempo de boca aberta
  • Tem dificuldades para se alimentar ou faz birra por conta da comida
  • Ronca ou baba muito enquanto dorme

Diante de situações como estas, sempre é bom consultar um ortodontista.

Por fim, vale destacar que o uso de mamadeiras e chupetas é extremamente prejudicial para a dentição dos pequenos. Em geral, elas podem promover o desalinhamento e problemas com a mordida no futuro. Portanto, se o seu filho fez uso regular de mamadeira e chupeta por muito tempo, vale a pena consultar um ortodontista.

Como explicamos, os sinais descritos neste post podem indicar a necessidade de um aparelho ortodôntico. No entanto, nada se compara à opinião de um ortodontista. Portanto, caso você identifique alguns dos sinais, ou mesmo tenha dúvidas, não deixe de consultar um profissional o quanto antes!

Gostou dessas dicas sobre como saber se você precisa de aparelho ortodôntico? Confira também se colocar aparelho ortodôntico dói. Clique aqui e saiba mais!