Sempre falamos aqui no blog sobre a evolução cada vez mais rápida da área estética. Ela vem trazendo soluções mais práticas e inteligentes para as insatisfações dos pacientes, como no caso da rinomodelação. Esse procedimento estético corrige imperfeições do nariz por meio da técnica de preenchimento facial e sem precisar de cirurgia plástica.
Para quem esse procedimento é indicado? Aos pacientes que não estão satisfeitos com o formato do seu nariz, mas não precisam de alteração na estrutura óssea dele. Também é uma alternativa de correção para casos em que o paciente não gostou do resultado final de uma rinoplastia.
Por isso, pacientes que têm alguma queixa em relação à aparência do seu nariz devem procurar um cirurgião de confiança. Ele vai avaliar o quadro e encontrar a melhor opção para a correção.
Como funciona a rinomodelação?
A rinomodelação é um procedimento estético sem cirurgia. Por meio da técnica de preenchimento facial, remodela o formato do nariz sem precisar de cortes, pontos etc.
O profissional vai injetar o volume necessário da substância escolhida para o preenchimento do nariz, fazendo as correções necessárias das imperfeições. Assim, a rinomodelação dará outra aparência ao contorno nasal.
Produtos usados na rinomodelação
Há diferentes tipos de substância usados na rinoplastia. Isso impacta tanto na segurança do procedimento quanto na permanência dos resultados.
As substâncias absorvíveis são as consideradas mais seguras. O organismo consegue absorvê-las completamente, e as chances de ter alguma rejeição são mínimas.
O ácido hialurônico, muito conhecido por ser a principal substância usada nos preenchimentos faciais, é produzido naturalmente pelo nosso organismo. Por isso, sua aplicação é muito segura, o que faz dele o produto mais indicado para a rinomodelação.
Outra opção bastante satisfatória para a rinomodelação é a hidroxiapatita de cálcio. Esse é um composto sintético na forma de microesferas suspensas em gel aquoso. É bastante seguro por também ser uma substância encontrada no nosso organismo.
O PMMA (polimetilmetacrilato, metacril ou metacrilato) é outra substância que pode ser utilizada na rinomodelação. Quando aplicada no local desejado, ela provoca uma reação microinflamatória envolvendo as partículas do polímero. Desse modo, forma um tecido que impede o organismo de absorvê-la – e, assim, o resultado da aplicação é permanente.
Benefícios da rinomodelação
Alguns pacientes podem ficar bastante inseguros quanto ao resultado da rinomodelação. Por isso, é comum que os cirurgiões façam uma simulação usando um soro fisiológico para dar o efeito do procedimento.
Com essa etapa simples, os pacientes sentem-se muito mais seguros e confiantes para se submeterem ao procedimento. O interessante é que, minutos depois da aplicação do soro, o corpo o absorve completamente e o efeito desaparece.
Além disso, a rinomodelação é ideal para os pacientes que desejam evitar um procedimento mais invasivo, como a rinoplastia. E ainda é a melhor opção para pessoas que, por algum motivo, não podem realizar essa cirurgia.
Indicações e contraindicações da rinomodelação
Como falamos, a rinomodelação não envolve cirurgia, já que o procedimento é realizado por meio da aplicação do ácido hialurônico. Assim, é indicada apenas para pacientes que têm pequenas deformidades ou imperfeições no nariz.
Os casos mais comuns tratados com a rinomodelação são a “giba nasal” e a “ponta nasal”. Entenda a seguir.
Giba nasal
A giba nasal é uma corcova (ou seja, pequena elevação) na parte óssea e cartilaginosa do nariz. Apesar de muito comum, é uma das principais características que causam incômodo nos pacientes.
Para esses casos, a rinomodelação pode ser bastante eficaz. O preenchimento deixará a superfície do nariz mais regular, e a giba nasal ficará quase imperceptível.
Ponta nasal
Outra característica que costuma causar incômodo nos pacientes é a ponta fina e caída do nariz. A rinomodelação também é muito indicada para corrigir esse problema. É realizada, então, uma injeção de ácido hialurônico de alta densidade. Desse modo, cria-se um suporte na columela – tecido que separa as duas narinas – e eleva-se a ponta nasal.
Quando a rinomodelação não é indicada?
O procedimento de rinomodelação não é indicado para pacientes que têm o nariz mais largo e com a ponta achatada. O preenchimento geraria ainda mais volume na região e não conseguiria fazer a remodelação necessária. A rinoplastia é o procedimento mais indicado para a correção dessa característica.
A rinomodelação também é contraindicada para pacientes com problemas de saúde relacionados à coagulação do sangue. Isso porque a aplicação no local pode levar ao sangramento e gerar congestão nasal.
Duração da rinomodelação
Hoje em dia, é muito mais comum que a rinomodelação seja realizada com as substâncias absorvíveis. Elas tornam muito menores os riscos para os pacientes. Mas esteja ciente de que, por serem absorvíveis, a aplicação terá um prazo de validade de até 12 meses. Depois desse período, será necessária uma nova aplicação para prolongar o resultado. Quer saber mais sobre diferentes procedimentos? Continue acompanhando nosso blog.