Quanto custa uma prótese dentária?

Além do prejuízo estético, a perda dos dentes pode comprometer o equilíbrio da arcada dentária, afetando a mastigação e a fala. Para evitar que a movimentação dos dentes remanescentes cause problemas, o ideal é buscar o auxílio de um dentista o quanto antes, para a colocação de uma prótese dentária.

Infelizmente muitos pacientes tardam em buscar a ajuda de um profissional com receio dos custos envolvidos no tratamento. No entanto, deixar para depois a colocação da prótese pode agravar ainda mais os problemas ocasionados pela falta dos dentes e, consequentemente, deixar o tratamento mais caro! Quer saber quanto custa uma prótese dentária? Então, não deixe de conferir!

Como e onde se faz uma prótese dentária?

Existem diversos tipos de próteses dentárias. Elas podem ser fixas ou móveis e servem para substituir todos ou apenas alguns dentes. Antes de colocar a prótese, no entanto, o dentista precisa analisar a saúde bucal do paciente, incluindo uma avaliação da situação dos dentes remanescentes.

Caso o motivo da perda dentária seja o agravamento de uma cárie, por exemplo, será necessário promover o tratamento antes de iniciar a colocação da prótese. Em determinados casos, pode ser necessária a extração total dos dentes para a colocação das próteses. No entanto, opta-se por preservar ao máximo os dentes remanescentes, pois eles são mais resistentes do que os artificiais.

Após deixar todos os dentes em condições saudáveis, o dentista avaliará o tipo de prótese ideal ao caso do paciente. Em geral, as próteses fixas e os implantes costumam ser mais caros, no entanto, dão maior segurança ao paciente.

Para a colocação da prótese será necessário a realização do molde da boca do paciente. Nos casos de perda total dos dentes, é comum que o dentista peça referências para a reconstrução dos dentes no tamanho, forma e cor semelhantes aos dentes naturais. Com o molde em mãos, o dentista irá fazer a reconstrução dos dentes artificiais que poderão ser de acrílico, resinas especiais e até plásticos especiais.

Com o molde e os dentes já reconstituídos, o cirurgião dentista irá fixar as estruturas metálicas. Elas podem ser colocadas tanto na própria estrutura dos dentes afetados, quanto no maxilar.

Preços das próteses dentárias

Os preços para a colocação de uma prótese podem variar muito. Isso porque, muitas vezes é necessário realizar tratamentos que antecedem a colocação da prótese, o que acaba aumentando o custo. Antes de analisar os preços, portanto, o ideal é que o paciente converse com um cirurgião dentista especializado. Apenas analisando o caso concreto é possível ter um orçamento preciso para o seu caso.

A Dentalprev pode te ajudar com um Plano Odontológico. Clique e Confira.

Vale destacar que a qualificação do profissional, o número de dentes a serem colocados, os apoios existentes e até a estrutura óssea do paciente podem interferir no valor final do tratamento. Assim, também é importante destacar que, para cada região e cidade, é possível encontrar divergências devido à especialidade do profissional e os custos dos serviços.

Para realizar um bom tratamento com profissionais qualificados, busque o auxílio de um plano odontológico. Com um plano odontológico você tem a certeza de que está contando com profissionais qualificados e capazes de solucionar seu problema bucal. A Dentalprev oferece excelentes condições de acesso à tratamentos e profissionais de ótima qualidade.

Gostou desse post? Quer colocar sua prótese sem prejudicar seu bolso? Então, veja como a Dentalprev pode ajudá-lo. A Dentalprev conta com planos especiais e uma equipe de profissionais altamente qualificados na odontologia.