Quanto custa um tratamento ortodôntico?

Os tratamentos ortodônticos estão cada dia mais acessíveis. Com o surgimento de novos materiais e técnicas, colocar um aparelho para corrigir problemas bucais e imperfeições do sorriso tornou-se algo bem mais fácil! No entanto, será que um tratamento ortodôntico cabe no bolso de qualquer paciente? Quanto custa um tratamento ortodôntico? Para responder à essas e outras perguntas, vale a pena conferir o post que preparamos!

Quem precisa de um tratamento ortodôntico?

Antes de falarmos dos custos de um tratamento ortodôntico, vamos esclarecer quem precisa desse tipo de tratamento. O uso do aparelho ortodôntico é indicado para diferentes casos, que podem incluir disfunções nos maxilares (prognatismo e retrognatismo), dentes espaçados ou desalinhados, mordida aberta, mordida profunda e demais problemas de oclusão.

[ Você sabe o que é mordida cruzada? Descubra como tratar!]

Seja para corrigir problemas relacionados à mordida, seja para corrigir o desalinhamento dos dentes, o aparelho ortodôntico ainda é um dos tratamentos mais indicados por dentistas. Assim, em razão da diversidade de aparelhos, o uso de cada tipo deve ser avaliado por um profissional, que irá fechar o diagnóstico e apresentar o planejamento do tratamento ortodôntico para o paciente.

Quais são as etapas?

Um tratamento ortodôntico envolve uma série de etapas. Fazer o diagnóstico, planejar o tratamento, fazer a montagem ou confecção do aparelho são apenas algumas delas, conforme veremos.

Consulta inicial

A consulta inicial é o momento em que o dentista avalia o paciente. Assim, é durante essa consulta o dentista monta um diagnóstico preliminar, indicando se existe ou não a necessidade de usar o aparelho ortodôntico, qual é o tratamento mais adequado, qual o tempo de duração do tratamento e quais são os valores envolvidos.

Documentação ortodôntica

Caso o paciente precise usar o aparelho ortodôntico, o dentista irá realizar um molde da boca do paciente, além de solicitar algumas radiografias. Em alguns casos também pode ser necessária a documentação através de fotos da parte externa da boca e fotos panorâmicas.

Montagem do aparelho ortodôntico

O tipo de aparelho ortodôntico é escolhido pelo dentista com base no problema do paciente e nas suas necessidades. Quando falamos de aparelho fixo, por exemplo, existem diversos tipos que vão desde o sorriso metálico mais conhecido, até o aparelho auto ligado, estético, entre outros.

Assim, dependendo do caso, o uso do aparelho fixo pode ser associado ao uso do aparelho móvel auxiliar. Esses aparelhos, na maioria das vezes, servem para a abertura da arcada, necessária para a colocação do aparelho fixo.

Manutenção mensal

Depois de montado o aparelho, o paciente deve comparecer ao dentista para as consultas de manutenção. Em geral, essas consultas são mensais, mas podem ser agendadas em períodos maiores ou menores dependendo do caso.

Nessa consulta, o dentista irá fazer os ajustes e limpezas para que o tratamento promova os resultados esperados.

Aparelho de contenção

Depois de concluir todos os ajustes com o aparelho fixo, ele é retirado. Então, o dentista coloca o aparelho de contenção, que serve justamente para esse período de adaptação da arcada, quando ela não sofre mais a tração causada pelo aparelho. Essa fase do tratamento também é importante e terá um custo para o paciente.

Quanto custa um tratamento ortodôntico?

O custo de um aparelho ortodôntico pode variar bastante de acordo com o profissional, o material usado e até a região do país onde ele é instalado, por isso o ideal é pesquisar. Por isso, o ideal é pesquisar. Hoje existem alternativas mais econômicas para pacientes que precisam fazer um tratamento, mas andam com o orçamento enxuto. A escolha de um bom plano odontológico, por exemplo, também pode significar economia mínima de 30% no tratamento, quando comparados aos valores cobrados por dentistas particulares.

Dessa maneira, mais do que o valor, o paciente sempre deve considerar os benefícios do tratamento, além de claro, as referências e qualificação do ortodontista. Um sorriso bonito vale muito! Isso porque, mais do que a estética, um sorriso alinhado beneficia a deglutição, fala e até respiração.

Gostou de saber quanto custa um tratamento ortodôntico? Então, saiba como a Top Odonto pode te ajudar a ter um sorriso harmonioso e manter a saúde bucal em dia. Clique aqui e saiba mais!