Quanto custa um tratamento de canal?

Um canal infeccionado e que não recebe tratamento adequado pode se transformar em um problema grave e acabar saindo muito mais caro! Isso sem mencionar a dor, que costuma gerar muito desconforto aos pacientes. Assim, para evitar esse tipo de problema, o ideal é comparecer periodicamente ao seu dentista e realizar o tratamento de canal o quanto antes.

Muitos pacientes adiam o tratamento de canal por temerem os custos, além de claro, a dor. No entanto, é preciso se informar quanto ao tratamento e os valores, para então buscar alternativas. Hoje os tratamentos dentários estão bem mais acessíveis e com os planos odontológicos é possível realizá-los sem comprometer o orçamento. Quer saber como é feito e quanto custa um tratamento de canal? Então, não deixe de conferir!

O que é o tratamento de canal?

Uma cárie dentária profunda, um trauma ou mesmo uma fratura nos dentes podem promover uma lesão no dente, facilitando assim a entrada de bactérias na parte interna. Isso, muitas vezes, acaba provocando a infecção da polpa.

A polpa dentária, quando está infeccionada, precisa ser removida. Assim, esse procedimento de remoção é o que chamamos de tratamento de canal. O endodontista, que é um profissional especializado na parte interna do dente, é o profissional que irá conduzir o tratamento.

Durante o tratamento do canal, a coroa do dente é aberta para a posterior retirada da polpa infeccionada. Após essa remoção, o endodontista realiza a limpeza da cavidade e os canais que alimentam a polpa. Na sequência, o dente é preenchido com um cimento odontológico que deve recobrir a parte interna. Após o preenchimento, para finalizar, a coroa é restaurada com resina.  No tratamento de canal os dentes mantêm suas funções, no entanto, acabam perdendo totalmente a sensibilidade.

Em geral, são necessárias de duas a três consultas para realizar o tratamento completo. Hoje, no entanto, com a evolução da endodontia, alguns dentistas já conseguem realizar o tratamento com apenas uma consulta para casos mais simples.

Quanto custa um tratamento de canal? 

Mesmo sendo um procedimento simples e bastante comum, o tratamento de canal ainda tem um preço alto para muitos pacientes. Por isso, contar com um plano odontológico pode ajudar na manutenção de um sorriso mais saudável e tornar  tratamentos como o de canal, por exemplo, bem mais acessíveis.

No caso do tratamento de canal, dependendo da região, da localização da clínica, da especialidade do profissional e até da gravidade do caso, o preço pode variar bastante. Assim, uma boa dica é solicitar diferentes orçamentos, bem como, consultar a Tabela de Referência de Valores do Conselho Regional de Odontologia da sua localidade.

Cada infecção possui uma determinada gravidade, o que pode tornar o tratamento mais ou menos caro. Portanto, o ideal é consultar vários profissionais e até analisar a economia que um plano odontológico pode gerar, caso você não tenha o suporte de um.

Como para a maioria das situações, no caso do tratamento de canal, prevenir é sempre melhor do que remediar. Por isso, vale a pena consultar profissionais diferentes e pesquisar um bom plano odontológico. Isso pode garantir a saúde do seu sorriso e, ao menor sinal de problema, possibilita que você faça o tratamento de forma mais segura e sem comprometer a saúde do seu bolso!

Tem dúvidas sobre o tratamento de canal e valores de planos? Então, não deixe de comentar aqui sobre as suas principais questões. A Dentalprev conta com diversas soluções para quem precisa desse tipo de tratamento, além de oferecer uma rede completa de profissionais capacitados para te atender em qualquer situação.