A bichectomia é um procedimento estético cirúrgico que remove as bolsas de gordura localizadas na região das bochechas. O objetivo é afinar o rosto, deixá-lo com aspecto mais definido. Esse procedimento também é indicado para pacientes que costumam morder as paredes das bochechas frequentemente, causando incômodo para comer.
Quer saber qual é a melhor época do ano para realizar bichectomia? Deseja mais informações sobre o procedimento? Leia este post até o final e confira.
Como é realizada a bichectomia?
Na cirurgia, faz-se um pequeno corte (aproximadamente 5 mm) na parte interna da bochecha para remover as bolas de Bichat. Estas são glândulas de gordura localizadas nas bochechas e dão um formato mais arredondado ao rosto.
O procedimento pode ser realizado por cirurgiões plásticos ou por cirurgiões-dentistas, em clínicas ou consultórios especializados, sob efeito de anestesia local.
Os pontos dados no interior da bochecha para fechar o pequeno corte são absorvidos naturalmente pelo organismo em até uma semana. Mas o rosto do paciente pode permanecer inchado por um pouco mais de tempo. Isso se deve à inflamação dos tecidos causada pela cirurgia.
Qual é a melhor época do ano para realizar bichectomia?
Muitas pessoas acreditam que a melhor época para a realização de procedimentos estéticos é o inverno. Nessa estação, os resultados alcançados seriam, em teoria, mais satisfatórios. Mas a verdade é que nenhum procedimento tem melhor ou pior resultado por causa do clima.
O que determina os resultados é a qualidade e a seriedade do profissional que fará a bichectomia. Além disso, é necessário ter atenção com os cuidados que o paciente deve tomar durante a recuperação.
Dependendo do procedimento, a recuperação pode ser menos incômoda no inverno por causa das temperaturas mais amenas. Por exemplo, o paciente às vezes precisa usar uma cinta ou meia-calça de compressão para ajudar na redução dos inchaços. Assim, com certeza será mais confortável fazê-lo no inverno.
Contudo, isso pode variar bastante conforme o estilo de vida do paciente. Também deve-se levar em consideração o planejamento de todo o processo, o tipo de procedimento e sua finalidade. A melhor época para realizar bichectomia será aquela em que o paciente estiver:
*seguro e confortável quanto à realização;
*com os exames de rotina e a saúde em dia;
*com tempo disponível para focar a sua recuperação, pois esse procedimento exigirá alguns cuidados especiais pós-operatórios.
Mas existem vantagens em realizar bichectomia no inverno?
Podemos considerar que sim. Com o clima mais ameno, a dilatação dos vasos sanguíneos e a retenção de líquidos tendem a ser menores. Logo, muitos pacientes apresentam menos inchaço e uma recuperação mais rápida nessa época.
Cuidados para a recuperação da bichectomia
Ao realizar bichectomia, os pacientes precisam ter em mente que a recuperação completa pode chegar a um mês. O local tende a ficar dolorido e inchado por alguns dias.
Para amenizar o desconforto e acelerar o processo de cicatrização, recomenda-se o uso de anti-inflamatórios. Estes ajudarão a reduzir a inflamação dos tecidos do rosto e o inchaço. Os analgésicos são indicados para diminuir as dores. Outros cuidados que os pacientes precisam ter são os seguintes:
*Aplicar compressas geladas no rosto de 3 a 4 vezes por dia durante uma semana (ou enquanto o rosto estiver inchado e dolorido).
*Dormir com a cabeceira da cama levantada até que o inchaço do rosto desapareça.
*Fazer uma dieta pastosa durante os primeiros 10 dias, para evitar abertura dos cortes.
Existem contraindicações para realizar bichectomia?
Toda cirurgia, por menor e mais simples que seja, precisa ser avaliada e autorizada pelo cirurgião responsável. Assim, evita-se qualquer problema durante o procedimento e a recuperação. Há algumas condições ou fatores que impedem a realização da bichectomia. São elas:
*Pacientes em tratamento de radioterapia e quimioterapia.
*Pessoas com infecções locais.
*Pacientes cardiopatas, ou seja, aqueles com algum tipo de doença do coração.
*Pacientes com problemas hepáticos e renais graves.
*Mulheres grávidas.
Pessoas que estão acima do peso ideal também entram na lista de contraindicações. A recomendação é que façam um acompanhamento de emagrecimento saudável, para, então, submeter-se ao procedimento.
No nosso blog, temos vários outros posts que falam sobre a bichectomia. Não deixe de conferir para saber mais e sanar outras dúvidas.