Como já tratamos aqui no blog da Dentalprev, o implante dentário costuma ser bem sucedido em 98% dos casos, o que não significa contudo, que esse tipo de procedimento não apresente riscos. Mesmo com a alta taxa de sucesso e o grande contentamento dos pacientes, o implante dentário ainda sim é uma cirurgia e, como tal, pode apresentar alguns riscos à saúde e à integridade do paciente. Por isso, é sempre bom conversar com o dentista sobre o procedimento e contar com o auxílio de profissionais qualificados que tenham experiência com esse tipo de tratamento.
Casos de rejeição
O implante dentário nada mais é do que uma cirurgia, em geral, realizada no próprio consultório onde um pino de titânio é instalado no tecido ósseo do paciente para que, posteriormente, seja colocada uma prótese do dente perdido.
Como o implante promove a restauração completa dos dentes, boa parte dos pacientes fica satisfeita com o procedimento até porque, a recuperação de um dente influencia diretamente na segurança e na autoestima do paciente.
Porém, em alguns raríssimos casos pode ocorrer a rejeição ou até a alergia relacionada ao material metálico. É mais comum verificar os casos de rejeição do enxerto ósseo para aqueles pacientes que não contam com a estrutura do tecido ósseo para a instalação do implante. Mas casos de rejeição existem.
Fumantes
Os poucos casos de insucesso relacionados à colocação de implantes dentários estão diretamente ligados aos fumantes. Em geral, devido às substâncias presentes no cigarro, esses pacientes ficam mais suscetíveis a apresentarem problemas no pós-operatório do que os demais pacientes.
Como o custo do procedimento não é tão baixo e também envolvem questões importantes como a estima, a segurança e a confiança é bom que o paciente fumante tenha consciência de que seu hábito pode se tornar um fator bastante prejudicial, caso necessite realizar esse tipo de tratamento odontológico.
Não reabsorção óssea
Para alguns pacientes, a reabsorção óssea se torna problemática. Isso pode ocorrer, tanto em razão da idade do paciente, quanto em casos de doenças crônicas como a osteoporose, por exemplo. A reabsorção óssea é o que torna a base do implante fixa e confere aspecto mais natural à prótese. Por isso, é muito importante que o dentista avalie o estado da saúde bucal e preste todas as informações necessárias ao paciente antes de realizar o procedimento.
O implante dentário é um dos tratamentos que mais resultados positivos gera perante para os pacientes. O benefício estético é instantâneo e o paciente, que sofre com a ausência de um dente, costuma se surpreender. No entanto, é válido destacar que os benefícios do implante vão muito além do estético e interferem na saúde bucal e geral do paciente como um todo. Por isso, é bom consultar o dentista, avaliar todos os prós e contras do seu caso antes de realizar o tratamento e buscar a melhor solução para você!
Atenção: o que está descrito acima não se destina a substituir os conselhos e recomendações do Cirurgião-Dentista responsável pelo tratamento/procedimento.
Tem dúvidas sobre o implante dentário? Quer saber mais sobre os custos? A DentalPrev conta com planos que podem ajudá-lo a conquistar um sorriso bonito e saudável com uma equipe de profissionais altamente qualificados em odontologia.