Prótese overdenture: conheça o tratamento mais acessível para quem precisa de implante

As próteses dentárias são indicadas para pacientes que tiveram a perda de um ou mais dentes. Como já explicamos aqui no blog, existem diversos tipos de prótese que são indicadas para diferentes situações. A prótese overdenture é um dos tipos de próteses removíveis que pode substituir tanto a dentadura quanto a prótese conhecida popularmente como “ponte”. A vantagem da prótese overdenture, é que ela precisa de poucos implantes para ser colocada e é mais estável do que a dentadura convencional. Isso sem falar nos valores do tratamento, que são mais acessíveis.

Para saber mais sobre a prótese overdenture suas vantagens e desvantagens, não deixe de conferir!

O que é a prótese overdenture?

Também chamada de sobredentadura, a prótese overdenture é um tipo de prótese removível e total. Portanto, ela é indicada para pacientes que perderam todos os dentes. Quando comparada à dentadura, prótese protocolo ou a prótese fixa, a prótese overdenture tem algumas vantagens.

No caso da dentadura, por exemplo, a prótese overdenture é mais segura e mais estável. Como este tipo de prótese fica fixada em barras e clipes que são instalados na arcada do paciente, elas são mais estáveis e garantem mais conforto ao paciente. Principalmente no caso de pacientes idosos, a prótese overdenture promove menos cortes e dores nas gengivas que são comuns para quem usa dentadura.

Quando comparada à prótese protocolo, as vantagens da overdenture dizem respeito ao número de implantes. Como não é necessário a colocação de tantos pinos para a sustentação da prótese, esse tipo de tratamento costuma ser menos invasivo ao paciente e mais acessível.

Com relação à prótese fixa, a overdenture é mais fácil de ser higienizada, minimizando as chances de infecção e problemas na gengiva causados pela placa bacteriana e restos de alimentos que se acumulam entre a prótese e a gengiva.

Tratamento mais acessível com benefícios

Como explicamos, a prótese overdenture não necessita de muitos implantes para ser instalada. Por este motivo, ela acaba sendo mais acessível ao paciente. Para pacientes que não podem mais usar a dentadura convencional, ou ainda, a ponte removível deixou de ser uma boa solução, a prótese overdenture é o tratamento mais indicado.

Este tipo de prótese representa diversas vantagens para o paciente. Além de mais estabilidade na hora de falar e mastigar, ela elimina cortes e dores na gengiva que são comuns para quem usa dentadura.

Outra vantagem diz respeito à higienização. Como a prótese pode ser removida, fica mais simples do paciente higienizar a área entre a prótese e a gengiva, sem a necessidade de adquirir equipamentos especiais.

Por fim, como as estruturas de sustentação da prótese requerem menos implantes, quando comparadas à outras próteses fixas, existe a necessidade de menos enxertos ósseos e gengivais.

[Uma prótese cabe no seu orçamento? Veja quanto custa o tratamento!]

Desvantagens da prótese overdenture

Como todo tratamento, a prótese overdenture também apresenta algumas desvantagens. A primeira delas diz respeito à eficiência da mastigação. Quando comparada à prótese protocolo, por exemplo, que tem mais pontos de fixação na arcada, a prótese ovedenture é considerada menos eficiente.

Outra desvantagem diz respeito à questão estética. Como este tipo de prótese só pode ser confeccionada com resinas acrílicas convencionais, o resultado estético pode ser inferior a outros tipos de prótese.

Por fim, o sistema de encaixe da prótese overdenture precisa ser trocado anualmente, enquanto outras próteses não requerem esse tipo de manutenção, como é o caso da prótese protocolo, por exemplo.

Melhor tipo de prótese para você

A prótese overdenture é uma das possibilidades de tratamento para pacientes que tiveram a perda total dos dentes. Para saber o tipo de prótese mais indicado para o seu caso, é preciso consultar um dentista, já que cada paciente tem necessidades diferentes e nem todos os tipos de prótese servem da mesma maneira.

Embora este tipo de prótese seja uma alternativa menos sofisticada com relação à outros tipos de prótese ela pode ser uma boa solução tanto para pacientes que tem um orçamento mais enxuto, quanto para aqueles que não conseguem se adaptar mais às dentaduras.

A grande vantagem desse tipo de prótese, como explicamos, é a estabilidade, a higienização e a instalação, que é mais simples quando comparada à prótese protocolo, por exemplo.

Antes de aderir a qualquer tipo de tratamento, converse com seu dentistas e solicite sempre as opções possíveis. A odontologia vem avançando mais e mais para atender necessidades de diferentes tipos de pacientes.

Gostou de saber mais sobre a prótese overdenture? Então, não deixe de conferir também os principais mitos sobre as próteses dentárias. Clique aqui e saiba mais!