Pessoas mais antenadas no mundo da beleza com certeza conhecem (ou já ouviram falar) do preenchimento facial – um dos procedimentos estéticos queridinhos do momento. Mas você sabe como é feito o procedimento, quais substâncias são usadas, as diferentes aplicações e os benefícios?
Se a sua resposta foi negativa para qualquer uma das perguntas anteriores, não precisa se preocupar. A seguir, falaremos tudo o que você precisa saber sobre o preenchimento facial.
Esse procedimento, amplamente utilizado em clínicas de beleza, é um tratamento que vai além dos benefícios estéticos: também tem impacto na saúde bucal das pessoas e vem sendo muito utilizado por dentistas. Saiba mais no texto abaixo.
Afinal, o que é o preenchimento facial?
O preenchimento facial é uma técnica que injeta componentes modeladores e biocompatíveis. Eles vão penetrando nas camadas mais profundas da pele e promovendo, assim, a suavização de linhas de expressão e sulcos. Além disso, é muito eficaz para repor o volume de pele que é perdido com o avançar da idade.

Entenda como funciona o preenchimento facial
O preenchimento facial usa diferentes técnicas com o objetivo de amenizar linhas de expressão e recuperar o tônus da pele. Diferentemente das cirurgias estéticas, o procedimento facial é menos invasivo, mas tem efeito temporário.
Por isso, de modo geral, é um processo bastante simples e completamente sem dor. Com uma agulha fina, são feitas aplicações, geralmente de ácido hialurônico, no lugar que o procedimento busca restaurar.
Pouca gente sabe disso, mas o ácido hialurônico é uma substância encontrada no corpo humano. Ele é nada mais que uma molécula de açúcar com grande poder de atrair água. Assim, lubrifica as regiões que mais sofrem com a mecânica do corpo.
Outra curiosidade é que 56% dessa substância é encontrada na nossa pele. Seu papel é fundamental no preenchimento dos espaços entre as células para mantê-la uniforme, hidratada e com elasticidade.
Como tudo o que é bom dura pouco, a produção desse ácido vai diminuindo com o passar dos anos. A pele vai deixando mais visíveis os sinais do envelhecimento.
Indicações e diferentes tipos de preenchimento facial
No geral, o preenchimento facial é bastante indicado para pessoas que possuem:
- marcas de expressão na testa;
- bigode chinês;
- rugas ao redor da boca;
- necessidade de correção da proporção dos lábios.
Além do preenchimento facial com ácido hialurônico, há também outras técnicas e substâncias que funcionam como preenchedoras da pele.
Fios de sustentação
Os fios de sustentação podem ser feitos a partir do ácido polilático ou da substância polidioxanona. O objetivo é estimular a produção de colágeno pelo organismo e dar um efeito lifting na pele.
Importante saber que os fios são completamente absorvidos pelo organismo. Por isso, seu efeito dura de 6 a 18 meses (dependendo do tipo de material utilizado no procedimento).
Bioplastia
A bioplastia é um preenchimento permanente feito com PMMA (polimetacrilato), que é um gel composto por micropartículas de acrílico.
Sculptra
Sculptra é uma substância conhecida como ácido poli-L-lático. É muito utilizada em tratamentos estéticos para estimular a produção de colágeno na pele.
Lipoenxertia
É possível fazer preenchimento facial usando a própria gordura do corpo, sabia? É isso o que faz a lipoenxertia, que dá volume e viscosidade ao rosto.
Preenchimento facial na odontologia
O preenchimento facial tem sido bastante usado na harmonização orofacial por dentistas. O objetivo é tornar os lábios do paciente mais simétricos e corrigir a região periodontal daqueles que sofrem com excesso de gengiva.
Além dessas aplicações, o preenchimento facial ainda pode ser usado na odontologia para corrigir um problema conhecido como “buraco negro”. Esse problema é causado por um estágio avançado de periodontite. Nesses casos, o paciente teve uma grande perda de gengiva entre os dentes por causa do tratamento.
O preenchimento facial oferece algum risco para a saúde?
O preenchimento facial pode causar diferentes reações nos pacientes. Afinal, trata-se da absorção de um material “estranho” pelo organismo. Mesmo assim, o esperado é que essas reações sejam leves e superficiais – como o aparecimento de vermelhidão ou de pequenos hematomas no local da aplicação. E isso deve desaparecer em poucos dias.
A região do rosto que exige um pouco mais de cuidado e atenção é o nariz. Ele possui muitos vasos sanguíneos delicados e ligados a outras regiões importantes, como a dos olhos. Por isso é tão importante escolher um profissional totalmente capacitado e experiente para fazer qualquer tipo de procedimento estético. Você conhece alguém que gostaria de saber mais sobre preenchimento facial? Então, compartilhe o link do nosso blog.