Oferecer Plano Odontológico vale a pena?

Nem todos os benefícios representam as mesmas vantagens para os colaboradores. Afinal, cada colaborador tem necessidades e desejos diferentes. Porém, mesmo com essa diversidade, que é natural no quadro de funcionários de qualquer empresa, alguns benefícios costumam agradar mais do que outros. Oferecer plano odontológico é um exemplo disso.

Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, os planos odontológicos ocupam a sétima posição dos benefícios mais desejados pelos colaboradores. Na prática isso significa que empresas que buscam oferecer plano odontológico tem mais chances de atrair e reter talentos quando comparadas àquelas que não oferecem este tipo de benefício.

Mesmo com os dados e as estatísticas, alguns gerentes de RH ainda têm dúvidas se o oferecer plano odontológico é mesmo um diferencial. Para esclarecer essa questão e saber mais sobre os impactos desse benefício, vale a pena conferir!

O plano odontológico para o colaborador

Mais do que proporcionar uma boa saúde bucal, os planos odontológicos também são essenciais para a beleza do sorriso. Como a estética vem ganhando cada vez mais importância no mercado de trabalho, nada mais natural que o plano odontológico seja visto como um valor pelo funcionário.

Além da questão estética, oferecer um plano odontológico é vantajoso para o funcionário pois:

O colaborador pode cuidar da sua saúde bucal de forma mais consistente

Para quem possui um plano odontológico, as consultas de rotina visando a manutenção da saúde bucal são mais frequentes, o que evita problemas no futuro. Quem não possui um plano odontológico acaba evitando as idas aos dentistas, o que agrava inúmeros problemas bucais. Quem já passou por uma emergência, ou precisou faltar do trabalho por conta de uma dor de dente conhece bem o valor do plano odontológico

O colaborador economiza em tratamentos

Todo colaborador sabe que consultas e tratamentos odontológicos particulares podem ter um custo bastante elevado. Com um plano odontológico, no entanto, o colaborador não gasta do próprio salário para cobrir o tratamento de problemas bucais e até mesmo procedimentos de rotina. 

O colaborador tem à sua disposição diversos tratamentos

Dependendo do tipo de cobertura, o colaborador tem acesso à diversos tratamentos bucais como a colocação de próteses, implantes, clareamento, tratamentos de ortodontia, entre outros.

O plano odontológico para a empresa

Não é apenas para o colaborador que oferecer plano odontológico representa vantagens. Para as empresas ele também é interessante. Além de contribuir para a atração e retenção de talentos, oferecer plano odontológico impacta diretamente na produtividade. Por conta de tratamentos buscais é muito comum que os funcionários sejam afastados. Logo, quando a empresa oferece um plano odontológico, as faltas e licenças costumam reduzir bastante.

Outro aspecto vantajoso diz respeito à queda das taxas de rotatividade. Muitos funcionários saem em busca de novas oportunidades, pois não enxergam que nenhum investimento pela empresa no colaborador. Hoje a maioria dos funcionários não busca apenas um bom salário. A grande maioria quer um ambiente que favoreça a confiança, o bem-estar e o futuro do colaborador. Oferecer plano ontológico no pacote de benefícios demonstra claramente que a empresa aposta no funcionário e quer o seu melhor.

Por fim, oferecer plano odontológico representa vantagens financeiras para a empresa. Além desse tipo de investimento não gerar um grande impacto no orçamento e os valores gastos podem ser deduzidos do imposto de renda.

Oferecer plano odontológico é uma excelente estratégia na hora de atrair e reter talentos, representando vantagens tanto para o colaborador como para a empresa. Não por outra razão, esse benefício ainda conquista muita gente no mercado de trabalho e não deve ficar de fora da estratégia de qualquer RH.

Já pensou em oferecer um plano odontológico para seus colaboradores? Não deixe de conferir também esses 4 motivos para investir em um plano odontológico! Clique aqui e saiba mais!