A tecnologia tem revolucionado diversas áreas que impactam a vida humana, sobretudo a área da saúde. Assim, chegamos à odontologia 3D, que reúne conhecimentos odontológicos à informática e à engenharia. Dessa forma, oferece soluções inovadoras a problemas antigos dos pacientes.
A implantodontia, especialidade de colocação de implantes dentários, ganhou novos rumos com a odontologia 3D. Além disso, essa tecnologia proporcionou ainda mais agilidade no procedimento.
Todo o processo era muito diferente quando a implantodontia foi inventada, na década de 1960. Após a cirurgia para colocação do implante na gengiva do paciente, era preciso esperar até 6 meses para o próximo passo: a prótese dental.
Hoje em dia, o planejamento cirúrgico é todo realizado pelo computador por meio de um software especializado. Nele, o profissional tem a visão panorâmica da boca do paciente. Dessa forma, simula a cirurgia em ambiente computadorizado, e os dados são direcionados para a confecção da prótese.
Com a simulação previamente realizada, o cirurgião tem todas as informações em mãos. Isso é necessário para a realização do implante sem a necessidade de usar o bisturi.
Tecnologia odontológica em prol dos pacientes que precisam de implantes dentários
Com o passar dos anos, o implante dentário foi se popularizando. Assim, tornou-se a solução mais viável para as pessoas que perderam um ou mais dentes.
Mas há casos em que os pacientes perdem os dentes e demoram muito tempo para corrigir o problema. O volume ósseo na região afetada acaba sendo reduzido, e então não é possível fazer o implante de imediato.
Antes, o cirurgião-dentista precisa fazer um enxerto ósseo para a recuperação da massa no local. E é aí que a tecnologia entra em ação mais uma vez. Antigamente, era preciso pegar um osso de alguma outra parte do corpo do paciente. Hoje em dia, contudo, é mais usado um material sintético no local.
Implantes e próteses dentárias mais seguros para o paciente
Graças à odontologia 3D, hoje é possível imprimir implantes dentários em titânio. Este é um material com alta biocompatibilidade com os tecidos do organismo humano.
Como a cirurgia é previamente planejada no software, o laboratório que desenvolve o implante recebe as informações e começa a impressão. O implante fica pronto em menos de 48h após o escaneamento e o planejamento da cirurgia. Por isso, o procedimento se torna muito mais assertivo e rápido, já que o cirurgião sabe exatamente onde fará a incisão.
O osso do paciente, então, se liga a esse material. Isso provoca um processo de união bastante estável: nosso corpo tem uma reação amigável a esse metal, sem chances de rejeição.
Assim, podemos citar outro grande avanço que a área de odontologia teve com a chegada da odontologia 3D. Foi descoberto que, na maioria dos casos, a coroa ou a prótese podem ser colocadas imediatamente após a instalação dos implantes. Essa técnica é conhecida como carga imediata.
Em muitos casos, podemos ter uma solução protética imediatamente após a cirurgia. Nessa técnica, a maioria das próteses é fixa, ou seja, não se solta durante a mastigação. Isso propicia maior conforto, segurança e eficiência.
Outras novidades da tecnologia na odontologia
Mas não é apenas a odontologia 3D que tem trazido avanços inestimáveis para a área da odontologia. Outras tecnologias têm revolucionado o modo de muitos dentistas trabalharem.
Claro, isso não os isenta de dominar as teorias e as práticas mais tradicionais da profissão. Pelo contrário, esses profissionais precisam ter conhecimentos muito aprofundados do seu campo de estudo. Só assim conseguem aplicá-los às mais modernas ferramentas de trabalho.
Conheça abaixo algumas das novidades tecnológicas no campo da odontologia.
Escaneamento intraoral
O escaneamento intraoral é uma tecnologia de leitura óptica combinada com escaneamento a laser. Ela possibilita ao dentista ter uma visão mais detalhada e completa da estrutura bucal do paciente. Assim, pode substituir procedimentos de moldagem, guias cirúrgicos, periodontais, coroas e implantes.
Prótese de zircônia
A prótese de zircônia é uma novidade no mercado e promete se tornar muito popular entre os adeptos das próteses. Ela tem uma cor que se aproxima muito mais da cor natural dos dentes. E não sofre alteração com o tempo, além de ser um material com uma grande durabilidade.
Membrana L-PRF
A membrana L-PRF é um tipo de enxerto autólogo que promove uma regeneração tecidual muito mais rápida durante os procedimentos. Portanto, tem sido bastante utilizada em:
*implantodontia;
*cirurgias pré-implantares;
*regeneração óssea;
*processos de cicatrização;
*proteção da membrana;
*redução de edema e de dor no pós-operatório.
Anestesia eletrônica
A anestesia eletrônica trata-se de um aparelho que permite controlar a agulha com mais precisão, bem como o fluxo da substância injetada. Com ela, o paciente sente muito menos incômodo na aplicação, e o resultado é certeiro.Você imaginava o quanto a área da odontologia havia se modernizado nos últimos anos? E conhecia os avanços possibilitados pela odontologia 3D? Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre o assunto.