O termo “lifting” vem da palavra em inglês “lift”, que significa levantar ou dar sustentação. E é exatamente esse o propósito do lifting facial: eliminar a flacidez da pele, devolvendo a ela um aspecto mais firme e rejuvenescido.
Tudo que você precisa saber sobre o lifting facial
O lifting facial é uma cirurgia plástica, também conhecida por ritidoplastia. Para reduzir a flacidez do rosto, remove o excesso de pele e diminui a profundidade das rugas mais marcadas.
Tipos de lifting facial
Para ter um resultado mais completo e satisfatório, o lifting facial reúne diferentes técnicas. O procedimento trata da necessidade específica de cada região da face. Portanto, as variações do lifting facial são:
Lifting temporal: é a cirurgia indicada para levantar o olhar por meio da correção do posicionamento do supercílio.
Lifting frontal: é a técnica aplicada para correção da flacidez e das rugas da região T do rosto – ou seja, mais focada em testa, nariz e queixo.
Lifting cervicofacial: nessa variação, a cirurgia corrige os pontos de flacidez do rosto que acabam influenciando também na aparência do pescoço.
Lifting endoscópico: já o lifting endoscópico é uma técnica ainda mais moderna – usa um sistema óptico para realizar incisões muito pequenas e trazer menos desconforto ao paciente no pós-operatório.
Como é feita a cirurgia de lifting facial?
O paciente que deseja submeter-se a esse procedimento precisa procurar um cirurgião plástico. O profissional analisará o seu estado de saúde e os tipos de aplicação cirúrgica necessárias.
Depois dessa primeira fase de investigação e planejamento, é chegada a hora da cirurgia. Ela consiste em incisões na linha próxima do couro cabeludo, o que propicia uma cicatriz mais discreta posteriormente. Para isso, há sedação geral ou local, de acordo com a preferência do paciente e a indicação do cirurgião.
O cirurgião faz então o deslocamento da pele e dos músculos conforme as marcações previamente desenhadas. Depois disso, dá alguns pontos na musculatura para minimizar a flacidez das estruturas faciais. Posteriormente, a pele é reposicionada e o cirurgião faz a retirada dos excessos.
Há pacientes que apresentam também excesso de flacidez na região do pescoço. Nesses casos, a incisão poderá acontecer abaixo do queixo para fazer a correção da musculatura e remover o excesso de pele. Caso seja necessário, o médico poderá também fazer uma lipo de papada para reduzir a gordura acumulada no local.
Indicação do lifting facial
O lifting facial tem dois principais objetivos: reduzir a flacidez do rosto e devolver os contornos perdidos por causa do aspecto caído da pele. Então, esse tipo de procedimento é ideal para melhorar a região T da face – que contempla testa, nariz, mandíbula e pescoço.
É indicado para pessoas acima dos 40 anos – isso porque se trata de uma cirurgia com foco em reparar o avanço mais severo do envelhecimento da pele. Ou seja, quando os procedimentos mais leves e menos invasivos já não são suficientes para alcançar os resultados esperados.
A cirurgia, contudo, é contraindicada para pacientes:
- com doenças prévias – como diabetes, hipertensão ou cardiopatias;
- com idades mais avançadas – porque o processo de cicatrização pode ser mais lento e gerar outras complicações.
É importante ressaltar que cirurgias plásticas requerem muita atenção e cuidados especiais para que não ofereçam riscos à saúde.
Por isso, é cada vez mais comum que as pessoas busquem tratamentos estéticos alternativos e menos invasivos para prevenir o envelhecimento da pele.
Como preservar a pele bonita e jovem por mais tempo e evitar a necessidade de cirurgia?
O envelhecimento da pele é inevitável, mas alguns cuidados e tratamentos estéticos menos invasivos do que a cirurgia ajudam a preservar sua superfície mais lisa, com boa textura e viscosidade por muito mais tempo. São eles:
- Aplicação de botox: você sabia que a recomendação é que o botox comece a ser aplicado na pele antes dos primeiros sinais de envelhecimento? Isso porque ele ajuda a estabilizar os músculos da face evitando que as linhas de expressões apareçam precocemente.
- Preenchimento com ácido hialurônico: essa substância é produzida pelo nosso organismo com a função de preservar a hidratação da nossa pele. Mas com o nosso envelhecimento, essa produção reduz consideravelmente, favorecendo o surgimento das rugas.
- Reposição de colágeno: diferentes técnicas estimulam a pele a produzir o colágeno, substância tão importante para dar mais firmeza à pele.
Gostou desse tema? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre os diferentes procedimentos estéticos sem cirurgias.