Depois de um tratamento de canal, da extração de um siso, ou mesmo para remediar uma dor de dente, é muito comum que os cirurgiões-dentistas acabem receitando a Nimesulida. Você sabe o que é nimesulida?
Para esclarecer essas questões, preparamos o post de hoje. Mas antes de continuar a leitura, lembre-se apenas que este é um conteúdo meramente informativo e que todo medicamento deve ser receitado pelo seu cirurgião-dentista ou médico. Em qualquer sinal de dor, busque o seu dentista e jamais a automedicação!
O que é Nimesulida?
A Nimesulida é um potente anti-inflamatório com ação antitérmica, analgésica e anti-inflamatória. Além de combater inflamações, esse medicamento é recomendado no caso de dor e febre.
Sua comercialização pode se dar tanto na forma de comprimidos quanto de gotas e o princípio ativo do medicamento é a cicloxigenase-2 que age diretamente no sistema nervoso central.
A Nimesulida contribui para realizar a síntese de prostaglandinas, que estão relacionadas à inflamação. Sua ação no sistema nervoso central faz com que ela aja diretamente em determinadas partes do cérebro que atuam como alertas da dor.
A Nimesulida também impede a fabricação de radicais livres que são decorrem das inflamações.
Benefícios da Nimesulida
A Nimesulida, ao contrário de outros medicamentos, acaba acumulando menos substâncias no rim, promovendo menos riscos a reações adversas. Além disso, seus efeitos são mais rápidos, especialmente quando comparada a outros anti-inflamatórios. Apenas para se ter uma ideia, em menos de 15 minutos a dor já é amenizada, no caso de uso em adultos.
Indicações
Em casos de inflamações, dores e febres a Nimesulida pode ser prescrita. No caso da odontologia, essa substância em geral é receitada após intervenções que possam promover o inchaço e a dor.
No caso de dor de dente também pode ser recomendado o uso do medicamento.
A Nimesulida, no entanto, só é recomendada para tratamentos de curta duração, ou seja, o medicamento deve ser utilizado por poucos dias. O máximo indicado são sete dias de uso da Nimesulida.
Vale destacar que embora a Nimesulida seja uma substância bastante eficiente e potente, seu uso pode causar lesões hepáticas. Por este motivo, em geral, não se recomenda o seu uso como primeira opção de tratamento, já que pode trazer mais riscos ao paciente.
Prescrição e uso da Nimesulida
A Nimesulida hoje também é comercializada sob a forma de medicamento genérico. O médico ou o cirurgião-dentista é quem são os responsáveis por prescrever a medicação.
Vale destacar que a prescrição de medicamentos pelo cirurgião dentista é regulamentada pela Lei 5.081/66, além da Portaria que tratam sobre o tema.
Lembre-se que a automedicação, além de ser uma prática perigosa, pode aumentar ainda mais o problema pela falta de tratamento adequado.
Diante de qualquer dor, incômodo ou desconforto nos dentes ou boca, procure sempre o seu dentista.
Atenção: o que está descrito acima não se destina a substituir os conselhos e recomendações do Cirurgião-Dentista responsável pelo tratamento/procedimento.