Motorzinho do dentista: conheça as alternativas mais modernas

Tem gente que só de ouvir a palavra “motorzinho do dentista” já treme. Sem dúvida, esse é um dos equipamentos que mais contribui para o famoso “medo de dentista”.

O motorzinho, no entanto, é utilizado em praticamente 100% das consultas. Seja para remover cáries, fazer desgastes ou outros procedimentos lá está ele causando sempre o mesmo desconforto. Por isso, ir ao dentista e não ouvir o temido barulhinho é quase impossível.

Graças à tecnologia, o motorzinho ganhou alternativas mais modernas. A caneta de rotação elétrica é um equipamento capaz de fazer as mesmas funções, porém, quase de forma silenciosa! Para saber mais sobre esse equipamento e porque deixar o medo de dentista para trás, vale a pena conferir!

O que é a caneta de rotação elétrica?

A caneta de rotação elétrica é uma das alternativas mais modernas para o tradicional motorzinho do dentista. A diferença desse equipamento, no entanto, é que o motor promove uma rotação de turbina, fazendo com que a broca gire sem emitir sons.

Além de ser mais silenciosa que o motorzinho do dentista tradicional, esse equipamento permite que o dentista tenha maior controle durante o desgaste dos dentes. Para alguns tratamentos estéticos, como a colocação de lentes de contato por exemplo, essa precisão é um grande diferencial. Afinal, o desgaste incorreto pode influenciar no resultado final da colocação das lentes.

Chega daquela aflição!

A caneta de rotação elétrica trouxe benefícios tanto para pacientes quanto para dentistas e, naturalmente, mais harmonia para o consultório. Nenhum dentista gosta de ver a aflição do paciente quando existe a necessidade de usar o motorzinho. Olhos apertados, espasmos na cadeira e muito desconforto, não fazem bem para ninguém! Por isso, com o avanço da tecnologia, o bem-estar vem ganhando mais espaço no consultório e deixando até pacientes mais sensíveis mais tranquilos durante as consultas.

O custo do equipamento, no entanto, não é barato. Os modelos mais modernos e, consequentemente, mais silenciosos, podem custar até R$ 14.000,00. Porém, segundo a maioria dos profissionais que adotou a caneta de rotação elétrica, o custo benefício compensa.

Maior frequência nas consultas

Não é raro encontrar pacientes que fujam das consultas pelo simples medo do motorzinho do dentista! Porém, com a caneta de rotação elétrica, mais e mais pacientes estão deixando o medo de lado.

Isso representa um grande benefício para a saúde bucal de muitos. Afinal, a maioria das doenças bucais graves são causadas porque o paciente adia a ida ao dentista. Muitos só chegam a procurar o consultório quando a dor se tornou insuportável.

Pacientes especiais

Crianças, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais podem sentir ainda mais os incômodos do motorzinho do dentista. Isso sem mencionar que, quando o equipamento é associado a condutas mais bruscas do profissional, tais pacientes podem sair traumatizados do consultório. É importante cuidar não apenas da saúde bucal, mas também do bem-estar. Para esses pacientes que são mais sensíveis a caneta de rotação elétrica é bem mais eficiente e traz benefícios, tornando as consultas e o tratamento bem mais tranquilos.

Outra dica importante é buscar profissionais especializados. Hoje, já existem dentistas focados na odontologia infantil e também que também atuam com o público de pessoas idosas. Esses profissionais sabem das necessidades do seu público e, além dos equipamentos, contam com a abordagem adequada.

Para quem tinha medo do dentista, vale a pena deixa-lo de lado e dar uma chance para as novas alternativas da odontologia. A tecnologia vem evoluindo cada vez mais e hoje segurança, bem-estar e conforto são uma preocupação de dentistas e demais profissionais da área!

Você tem medo do motorzinho do dentista? Gostou de saber mais sobre as alternativas da odontologia? Confira também o que é a laserterapia e como ela vem beneficiando tratamentos. Clique aqui e saiba mais!