Muito se ouve falar sobre a harmonização facial, que se popularizou no Brasil recentemente. Mas poucas pessoas conhecem a harmonização orofacial, que é um conjunto de técnicas voltadas a tratamentos estéticos associados a tratamentos odontológicos. O objetivo é proporcionar resultados mais completos e satisfatórios.
Assim, muitos profissionais da odontologia estão se especializando nessa área da estética. Desse modo, estarão aptos a oferecer esse tipo de procedimento em seus consultórios.
Tudo o que você precisa saber sobre harmonização orofacial
Neste post, vamos falar sobre as principais técnicas da harmonização orofacial. Confira as indicações e outras dicas valiosas antes de optar por fazer esse tratamento. Geralmente, a harmonização orofacial reúne os seguintes procedimentos estéticos: preenchimento facial, preenchimento labial, toxina botulínica e bichectomia.
Preenchimento facial
O preenchimento facial é um procedimento que usa o ácido hialurônico, uma substância biocompatível com o nosso organismo. Ela suaviza os sulcos que surgem na pele por causa da flacidez. Algumas das indicações do preenchimento facial são:
- redução do bigode chinês;
- suavização das marcas de expressão ao redor da boca;
- correção da assimetria da face.
Preenchimento labial
Outro procedimento que usa o ácido hialurônico é o preenchimento labial. Tem como função dar mais volume aos lábios e defini-los de modo que fiquem com aspecto muito mais jovem.
Toxina botulínica
A toxina botulínica, conhecida popularmente por botox, tem como principal finalidade preservar o movimento dos músculos faciais. Ela impede que eles se contraiam conforme fazemos as nossas expressões no dia a dia.
A toxina consegue esse efeito porque causa relaxamento no local onde é aplicada e tem resultados preventivos muito eficientes. Além disso, pensando na área odontológica, também é indicada para combater os efeitos tensionais do bruxismo. Essa é uma condição que causa bastante dor muscular e de cabeça.
Para a correção do sorriso gengival, geralmente é realizada uma cirurgia periodontal. Mas a aplicação da toxina botulínica é uma alternativa bastante eficaz, pois inibe a contração muscular dos lábios. Isso diminui a quantidade de gengiva que fica exposta quando a pessoa sorri.
Bichectomia
A bichectomia é um procedimento que consiste na remoção das bolas de Bichat. Estas são glândulas de gordura localizadas na região das bochechas. O procedimento é bastante utilizado para afinar e dar mais definição ao contorno do rosto. Porém, também é indicado aos pacientes que costumam morder as paredes da bochecha.
A harmonização orofacial tem resultado permanente?
Com exceção da bichectomia, os demais procedimentos da harmonização orofacial têm um período estimado de duração – que pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, para preservar os resultados, faça manutenções conforme a orientação do profissional que realizará o seu procedimento. Neste post, falamos sobre a manutenção da toxina botulínica. Não deixe de conferir.
Que cuidados são necessários após a realização da harmonização orofacial?
Os procedimentos estéticos que fazem parte da harmonização orofacial exigem alguns cuidados específicos nos primeiros dias, como:
- evitar a exposição ao sol;
- usar filtro solar no rosto e reaplicá-lo conforme a sugestão do fabricante;
- em caso de irritação ou inchaço no local, fazer compressas com água gelada;
- evitar esforço físico;
- usar cosméticos e medicamentos recomendados.
Qualquer consultório odontológico pode fazer harmonização orofacial?
Segundo a Resolução 198 do Conselho Federal de Odontologia, o cirurgião-dentista pode fazer uso da toxina botulínica e de preenchedores faciais com objetivos funcionais ou estéticos. Para isso, o profissional deve ter certificação emitida por uma faculdade regulamentada e que ofereça essa especialização.
A harmonização orofacial apresenta algum risco para a saúde?
Apesar de serem procedimentos estéticos pouco invasivos, é preciso que o profissional seja experiente e domine as técnicas. O preenchimento facial com ácido hialurônico, por exemplo, precisa ser muito bem dosado e aplicado nas regiões certas. Isso assegura que não causará deformações na face ou até mesmo desencadeará mais flacidez na pele.
A aplicação errada da toxina botulínica pode atingir algum vaso sanguíneo. Nesses casos, gera complicações como necrose em algum tecido, problemas circulatórios e até cegueira.
Como saber se a harmonização orofacial é adequada para mim?
Devem evitar fazer a harmonização orofacial as pessoas:
- grávidas;
- lactantes;
- com doenças autoimunes;
- com algum outro tratamento de saúde em andamento.
Já quem está com a saúde em dia e deseja fazer o procedimento deve procurar clínicas e profissionais bem recomendados. Estes deverão avaliar suas necessidades e fazer as recomendações necessárias.
O que você achou deste post? Assine a nossa newsletter para receber novos conteúdos em primeira mão.