O que é o Bruxismo Durante o Sono?
Você já ouviu de algum familiar que ao adormecer você aperta forte os dentes ao ponto de emitir um leve efeito sonoro? Há possibilidade de ser algo chamado “Bruxismo Durante o Sono” ou simplesmente BS.
Embora o ranger dos dentes noturno seja um importante sinal, há outros indícios como: desgaste dentário, dor local, hipertrofia dos músculos, cefaleias, disfunção da articulação temporomandibular, sono de má qualidade e sonolência diurna.
O Bruxismo durante o sono acomete de 3% a 20% da população em geral, tanto em homens e quanto em mulheres e é mais comum nos jovens.
Muitas vezes o paciente não sabe que está sofrendo desse problema, por isso é normal que a descoberta aconteça quando alguém avisa sobre os ruídos emitidos durante a noite.
Para evitar o tardio conhecimento do problema, o mais indicado é visitar o Cirurgião-Dentista com frequência, porque assim o profissional poderá verificar se existe algum desgaste nos dentes e já encaminhar para o tratamento.
Todos os casos de Bruxismo durante o sono são iguais?
Há duas condições do Bruxismo durante o sono: o primário e o secundário.
Enquanto o tipo primário tem relação com predisposição genética ou psicológica, o secundário é causado por transtornos neurológicos associados a transtornos primários do sono e antidepressivos.
Cabe ao profissional de saúde diagnosticar qual dos dois tipos acomete o paciente.
Como acontece o tratamento?
O tratamento odontológico do Bruxismo do sono pode ser feito com placas de repouso (as famosas placas de Bruxismo), as quais tem como objetivo prevenir danos das estruturas orofaciais e aliviar dor craniofacial.
Essa placa é feita de silicone ou resina e serve para proteger os dentes.
O paciente “veste” a placa antes de dormir e, mesmo que haja algum tipo de ranger ou então pressão dos dentes, tudo é amortecido pela placa, protegendo o esmalte dentário, tirando o peso das articulações e diminuindo as dores causadas pelo bruxismo.
Embora seja fundamental o uso da placa de repouso, é indicado buscar entender os motivos causadores dessa tensão, para precocemente minimizar a ocorrência de outros problemas.
O estresse é um dos principais indicativos de desenvolvimento de Bruxismo durante o sono do tipo secundário.
Por isso, é possível que junto ao tratamento odontológico, venha também uma orientação do Dentista para procurar um psicólogo ou psiquiatra para tratar os causadores da tensão.
Quer mais informações sobre o tratamento de Bruxismo, clique aqui.
Busque por tranquilidade
O bruxismo noturno é algo relativamente comum e não há motivo algum para se envergonhar.
Como vivemos em um mundo acelerado e cheio de preocupações (agora ainda mais no cenário de Pandemia), está cada vez mais frequente as queixas decorrentes de Bruxismo durante o sono nos consultórios odontológicos.
É necessário ficar atento aos sintomas e agir corretamente, seguindo as dicas aqui citadas.
Dessa forma, além de realizar o tratamento indicado pelo Cirurgião-Dentista, buscar por tranquilidade ajudará o paciente na diminuição e, em alguns casos, resolução do problema.
No dia-a-dia quem sofre desse mal deve se manter atendo e evitar situações de estresse por problemas fúteis.
Uma dica é incluir na rotina a realização de uma atividade física prazerosa.
Visite um dentista
O profissional da saúde mais indicado para resolver ou amenizar esse tipo de problema é o Cirurgião-dentista.
Com uma consulta de rotina, o profissional é capaz de diagnosticar o Bruxismo e oferecer opções de tratamentos para amenizar e resolver esse incômodo.
Você tem um Plano Odontológico para garantir as visitas de rotina ao consultório odontológico? Saiba mais aqui.
Atenção: o que está descrito acima não se destina a substituir os conselhos e recomendações do Cirurgião-Dentista responsável pelo tratamento/procedimento.
E você caro leitor? Já sofreu ou sofre de bruxismo? Que tipo de tratamento você fez? Compartilhe conosco sua opinião através dos comentários, adoraremos saber o que você tem a nos dizer!