Você finalmente conseguiu aquele sorriso bonito e alinhado que tanto queria. Porém, ainda restam esses bráquetes metálicos que atrapalham tudo! Para piorar, você anda cansado do seu dentista que, a cada visita, diz que é necessário um pouco mais de tempo antes de retirar o aparelho fixo. Chega! Você vai aprender a tirar aparelho em casa mesmo!
No entanto, antes de “dar um Google” e colocar em prática esse plano nada perfeito, precisamos contar algumas coisas para você. Tirar aparelho em casa pode ser o fim do seu sorriso perfeito e especialmente do seu sorriso branquinho! Quer saber porque? Então, não deixe de conferir!
Tirar aparelho em casa pode danificar os dentes
Dependendo do tipo de alicate que você use e da intensidade que você aplique nos seus dentes, você pode até retirá-los ou quebrá-los. Portanto, não tente fazer isso em casa!
Além disso, mesmo que você não consiga a proeza de quebrar um dente com o aparelho junto, é muito possível que você frature o esmalte dos dentes, o que facilita a entrada de bactérias e a formação das cáries. Você pode ficar com o sorriso liso por um tempo, mas depois, corre o risco de enfrentar a dor das cáries e até um tratamento de canal.
Outro ponto que você deve considerar antes de tirar aparelho em casa é o seguinte: você pode conseguir até remover os bráquetes, mas certamente não irá remover a cola! E aí, meu amigo ou minha amiga, é sorriso amarelo e bafo na certa!
Tirar aparelho em casa pode deixar seu sorriso amarelo!
Sim, quem não remove a cola dos dentes, utilizada para fixar o aparelho fixo, pode ganhar um sorriso amarelo! Isso porque, todos os corantes e pigmentos que ingerimos por meio da alimentação podem se colar ali também. Isso sem mencionar os restos de comida, que facilitam o acumulo de placa bacteriana e todos os problemas que decorrem dela, como gengivite, cáries, tártaro, entre outros.
Sorriso alinhado e amarelo? Honestamente, não sei se vale a pena!
Tirar o aparelho em casa não gera economia!
Ao contrário do que muita gente pensa, tirar o próprio aparelho em casa não vai te trazer mais economia. Provavelmente, só trará gastos para consertar os efeitos colaterais dessa “brilhante ideia”. Se por alguma razão você perdeu a confiança no seu dentista, ou no tratamento, procure um novo profissional. Isso, certamente é mais benéfico para o seu sorriso do que simplesmente tirar o aparelho em casa.
Se o problema é o custo, considere também a facilidade de ter um plano odontológico. Além de economia, o plano pode te apresentar novos profissionais credenciados da rede que atendam às suas necessidades.
Hoje a internet facilitou muito a vida e informação é o que não falta. Porém, nem sempre “dar um Google” para colocar um plano em prática é uma boa ideia. Quando se trata de retirar o aparelho fixo, isso é uma grande verdade!
Procure um profissional de sua confiança e siga as suas instruções. Tenha certeza que todo dentista quer a satisfação de seu paciente, além de claro, mostrar resultados.
Atenção: o que está descrito acima não se destina a substituir os conselhos e recomendações do Cirurgião-Dentista responsável pelo tratamento/procedimento.