Doença periodontal aumenta o risco de câncer

Segundo um estudo promovido pela Universidade Estadual de Nova Iorque, mulheres mais velhas com doença periodontal possuem mais riscos de ter câncer. O estudo, que pesquisou mais de 65.869 mulheres entre 54 a 86 anos, apontou que a mulheres com periodontite têm 14% mais chances de desenvolver qualquer tipo de câncer.

Apesar de serem suscetíveis a diferentes tipos de câncer, o estudo também indica que a doença periodontal tem fortes correlações com o câncer de esôfago, vesícula biliar, melanoma, pulmão e mama.

A pesquisa é uma das primeiras que aponta a periodontite como um fator de risco para mulheres e trouxe dados que não eram conhecidos. Para entender mais sobre a relação da doença periodontal e o risco de câncer, não deixe de conferir!

Doença periodontal e câncer

Muita gente não sabe, mas a boca tem cerca de 600 tipos de bactérias. Muitas dessas bactérias são benéficas e ajudam na digestão, outras nem tanto. As bactérias mais nocivas são responsáveis pela produção da chamada “placa bacteriana”, uma espécie de líquido pegajoso que gruda na superfície dos dentes.

Quando a placa não é removida constantemente por meio da escovação e higienização, ela ataca o esmalte dos dentes e a gengiva, promovendo a cárie e a doença gengival.

Tipos de doenças gengivais e a saúde

A doença periodontal não é a única doença gengival. A gengivite é bastante comum e chega a afetar boa parte da população. Já a periodontite afeta menos adultos e pode ter consequências sérias como a perda de dentes. Hoje, a doença periodontal é associada à doenças cardiovasculares, diabetes e artrite reumatoide.

[Quer saber mais sobre a gengivite? Então, não deixe de conferir!]

Prevenindo a doença periodontal

Uma das principais maneiras de prevenir a doença periodontal é fazendo uma boa higiene bucal. A escovação regular, associada ao uso do fio e enxaguantes é essencial para evitar o problema. Consultar o dentista periodicamente para limpeza mais profundas também é essencial. Nem sempre a escovação consegue eliminar totalmente a placa bacteriana, por isso, visitas regulares ao dentista também são essenciais.

Tratamento para doença periodontal

Para quem tem a doença, o tratamento mais tradicional é a remoção completa da placa bacteriana, desde a superfície até ao redor das raízes e do osso. Esse procedimento é feito sempre por um dentista especializado, com os equipamentos adequados. O uso de antibióticos no tratamento também é bastante comum.

Quem tem a periodontite deve procurar o dentista o quanto antes. Quanto mais cedo o diagnóstico, menos dolorido e mais rápido é o tratamento.

A doença periodontal pode se transformar em um quadro grave. Buscar o devido atendimento e investir em um plano odontológico para os devidos cuidados é sinal de boa saúde bucal e menos riscos no futuro.

Você já sabia sobre os riscos de câncer em pessoas que tem doença periodontal? Descubra também se inchaço na gengiva é sinal de gengivite! Clique aqui e saiba mais!