Extrair o siso deixou de ser um episódio traumático. Hoje, procurando bons profissionais, dores e desconfortos são minimizados e o que pode se perceber é apenas um pequeno inchaço nos primeiros dias e um leve incômodo na região, mas nada que impeça ninguém de realizar o procedimento por conta do medo.
Dependendo do quadro do paciente, sua sensibilidade e o posicionamento do dente, o pós-operatório pode ser menos ou mais complexo. Porém, mesmo nos quadros mais simples, todos os pacientes precisam lidar com o inchaço.
Para saber como diminuir a inflamação e diminuir os incômodos do inchaço após a extração do siso, confira algumas dicas que separamos!
Vai tirar o siso? Então, não deixe de conferir!
Tipos de extração do siso
Ao visitar um dentista pela primeira vez a fim de descobrir se é preciso remover os dentes do siso, ele vai pedir exames e avaliar o posicionamento de cada um, concluindo se há a necessidade de tirar ou não. Cada caso é diferente e o tempo do procedimento pode variar conforme a complexidade que o Cirurgião-dentista terá para extrair os dentes do siso.
Existem diferentes casos, como os de remoção de dentes semi inclusos ou impactados, que são aqueles que não erupcionaram por completo e ficam com apenas uma parte aparente. Também há a condição de dentes totalmente inclusos, onde os dentes nem aparecem na superfície da gengiva.
Em ambos os casos, é preciso saber como eles estão posicionados e a dependendo do caso, a cirurgia pode demorar mais, deixando a região um pouco mais inchada. Porém, é importante relembrar que cada corpo responde ao procedimento de uma forma e cada caso deve ser avaliado de forma única.
Já os casos de exodontia a retalho são as extrações comuns, onde os dentes estão erupcionados e é possível vê-los totalmente fora da gengiva.
Aposte em uma dieta líquida e fria
Nos primeiros sete dias após a cirurgia, o ideal é que o paciente se alimente apenas de líquidos. Isso ajudará no processo de cicatrização. Nos primeiros três dias, também é recomendado que os líquidos sejam frios, para ajudar a diminuição do inchaço e do desconforto.
Os alimentos quentes nesse período não ajudam no processo de cicatrização e podem deixar a região mais sensível, por isso é importante evitá-los.
Porém, nada de passar sete dias tomando sorvete! O ideal é manter uma alimentação saudável, priorizando sucos e sopas, a fim de manter o sistema imunológico reforçado.
Não deixe de tomar a medicação
Após uma cirurgia para a extrair siso, o cirurgião-dentista poderá prescrever analgésicos e também anti-inflamatórios. É muito importante que o paciente siga as recomendações profissionais, especialmente no que se refere ao prazo para ingestão dos remédios. Caso as dores não sejam minimizadas com a medicação, o ideal é procurar o profissional que poderá trocar a posologia a fim de diminuir o desconforto.
Não deixe de escovar os dentes
Mesmo com os sisos extraídos, é fundamental não descuidar da higiene bucal. Nos primeiros dias, o ideal é fazer uma higienização com escovas de cerdas macias e evitar o contato da escova com a área onde houve a extração.
Caso utilize algum enxaguante bucal comum, pergunte ao dentista sobre a possibilidade de utilizá-lo. Em geral, para esses casos recomenda-se o uso de enxaguantes específicos, que não contenham substâncias que podem ser agressivas à área da extração.
Compressas de gelo são ótimas!
Dependendo do tipo da cirurgia e da maneira como o siso estava posicionado, o paciente pode experimentar menos ou mais inchaço após a cirurgia. Ao inchar, a medida mais eficiente é fazer compressas geladas por 10 minutos, a cada 20 minutos. Isso além de dar uma leve anestesiada na dor, ajuda a diminuir bastante o inchaço.
Não consegue abrir a boca? Repouso, compressas e paciência!
Alguns pacientes após a cirurgia ficam com dificuldades de abrir a boca. Esse fenômeno chamado de trismo muscular ocorre em razão do próprio inchaço dos músculos, que impedem a abertura completa da boca.
Em situações como essa, os músculos irão desinchar e o paciente poderá abrir e fechar a boca normalmente. Esse processo costuma se acontecer junto com a cicatrização.
Como se trata de uma situação transitória, o paciente precisará ter uma dose extra de paciência, tomar os medicamentos e fazer o repouso necessário. Para não ter o processo de higiene prejudicado, por conta da falta de abertura da boca, o ideal é usar enxaguantes bucais específicos.
Portanto, como se trata de uma situação transitória, o paciente precisará ter uma dose extra de paciência, cuidados com a higiene oral, tomar os medicamentos prescritos pelo dentista e fazer o repouso necessário. Para não ter o processo de higiene prejudicado, por conta da falta de abertura da boca ou até mesmo o inchaço, o ideal é usar enxaguantes bucais específicos.
E com o Plano Odontológico da Dentalprev é possível realizar o procedimento de extração dos dentes do siso, já que ele é coberto!