Você busca um sorriso alinhado e uma mordida perfeita? Então, o aparelho ortodôntico pode ser o tratamento mais indicado para você. No entanto, embora ele seja muito eficaz e proporcione resultados excelentes, o seu uso requer alguns cuidados especiais.
Quando se trata de limpar o aparelho ortodôntico, é preciso ter atenção com a higiene bucal. Para manter o sorriso bonito e saudável, mesmo com o aparelho, separamos algumas dicas! Confira!
Opte pela escova ortodôntica
Pois é, escova de dentes não é tudo igual! E, para quem usa aparelho ortodôntico, alguns modelos são mais indicados do que outros. O uso do aparelho, naturalmente, dificulta a limpeza dos dentes. Por conta dos bráquetes e arcos, é comum que restos de alimentos se acumulem com mais facilidade, criando condições ideais para o aumento da placa bacteriana. Assim, pacientes que não cuidam da higiene bucal de forma adequada podem sofrer com diversos problemas bucais, que vão desde a gengivite até as cáries.
Para a limpeza do aparelho ortodôntico ser eficiente, recomenda-se que o paciente opte por uma escova ortodôntica. Esse tipo de escova conta com cerdas com um corte interno em forma de “V”, o que facilita a remoção de restos de alimentos. Modelos com cerdas centrais menores são ainda mais eficazes.
Outra dica é complementar a escovação com uma escova interdental. Esse modelo conta com uma estrutura específica, que simplifica a limpeza entre os arcos e bráquetes.
Faça movimentos adequados
Para limpar o aparelho ortodôntico de forma adequada, nada de movimentos circulares! O ideal é fazer movimentos de cima para baixo, como se você estivesse varrendo a sujeira das gengivas até a extremidade dos dentes. Quem usa aparelho ortodôntico deve ter um cuidado especial com a área entre a gengiva e os bráquetes, pois essa é uma das áreas mais difíceis de se limpar. Com movimentos circulares, as cerdas da escova sequer alcançam essas partes!
Além de fazer os movimentos corretos, o paciente não deve aplicar muita força durante a escovação. Ao contrário do que muita gente pensa, escovar com força apenas machuca as gengivas e pode desgastar o esmalte dos dentes. Para quem usa aparelho, o uso da força também pode causar a quebra das estruturas, prejudicando a eficiência do tratamento.
Escove a língua
Muita gente não sabe, mas não é apenas nos dentes que a placa bacteriana se acumula. A língua também pode acumular restos de alimentos, proporcionando o aumento da placa, além de gerar o mau hálito. Assim, para fazer uma limpeza mais eficiente e ter um hálito fresco por mais tempo escove também a língua. Você pode usar tanto a escova como um limpador de língua. Esse procedimento para quem usa aparelho ortodôntico é também indicado já que é comum que o paciente acabe acumulando mais restos de alimentos entre as estruturas do aparelho.
Não se esqueça do fio dental
Para limpar o aparelho ortodôntico também é essencial fazer o uso do fio dental. Afinal, ele remove a resíduos que nem sempre a escova alcança, como por exemplo, nas laterais entre os dentes. Para quem utiliza o aparelho ortodôntico, uma boa dica é usar um passa fio ortodôntico, uma espécie de agulha plástica, que facilita os movimentos do fio entre os arcos
Enxaguante bucal
O enxaguante bucal serve apenas para finalizar a escovação, mantendo a sensação de hálito fresco por mais tempo. Para quem usa o aparelho fixo, ele também pode ser uma boa alternativa para aqueles momentos onde você não pode parar para fazer a escovação corretamente, mas precisa retirar alguns restos de comida que permanecem na boca. O uso de bicarbonato de sódio com água morna, por exemplo, também pode ser utilizado para essa função.
Compareça as consultas
Por fim, é essencial que o paciente compareça às consultas para realizar os ajustes no aparelho e para fazer limpezas periódicas. Assim como qualquer paciente, pelo menos a cada seis meses, é recomendado fazer uma limpeza mais profunda para a remoção do tártaro.
O aparelho ortodôntico sem dúvida é capaz de trazer o sorriso alinhado e bonito que você tanto busca. No entanto, é preciso um pouco de paciência e dedicação quando se trata de limpar o aparelho ortodôntico. Hoje não faltam acessórios especiais para tornar a limpeza do seu sorriso metálico mais fácil.
Quando limpar o aparelho ortodôntico com cuidado e atenção se tornar um hábito, tudo fica mais simples! Portanto, não se preocupe, com o passar do tempo, a escovação, o uso do fio e os demais cuidados acabam se integrando na rotina! E você se livra da gengivite, cáries e uma série de problemas que podem ser bem chatos e doloridos!
Atenção: o que está descrito acima não se destina a substituir os conselhos e recomendações do Cirurgião-Dentista responsável pelo tratamento/procedimento.
Gostou de aprender como escovar os dentes com aparelho fixo? Então, não deixe de conferir mais dicas sobre o aparelho fixo! Clique aqui e saiba mais!