A gengivite é uma inflamação da gengiva que se caracteriza pelo inchaço, sangramento ao escovar os dentes e também o mau hálito. Parece algo simples, mas se não tratada de forma correta, pode se agravar e causar até perda dos dentes. Quer saber como prevenir a gengivite? Então confira nossas dicas e melhore a sua saúde bucal!
O que é a gengivite?
A gengivite é uma doença cujo principal sintoma é a inflamação da gengiva. Se não tratada, pode evoluir para uma forma mais grave, a periodontite. A periodontite pode até causar a perda dos dentes, já que compromete os tecidos de sustentação dos mesmos.
Quais os sintomas da gengivite?
A gengiva doente costuma ficar inchada, vermelha e sensível. Podem ocorrer sangramentos durante a escovação e o uso do fio dental.
A pessoa com gengivite tem mau hálito e frequentemente pode sentir um gosto ruim na boca. Em casos mais avançados, ela pode causar a retração da gengiva e ocorrência de pus ao redor dos dentes.
Porém, a gengivite nem sempre causa incômodo, por isso algumas pessoas sofrem com o problema sem saber e só descobrem que possuem gengivite no consultório do dentista.
Quais as causas da gengivite?
A principal causa para o surgimento da gengivite é o acúmulo de placa bacteriana em torno dos dentes, devido à higiene precária. Outras causas são alterações hormonais, principalmente na puberdade, gravidez e adolescência, doenças como câncer, diabetes e HIV e também o cigarro.
Como prevenir a gengivite?
Já sabendo o que é e quais os sintomas e causas, veja agora como prevenir a gengivite:
1. Tenha uma adequada higiene bucal
A principal forma de prevenir a gengivite é atacando a placa bacteriana com uma adequada higiene bucal.
Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, por pelo menos 2 minutos de cada vez. Escove também as gengivas e a língua. Se puder, tenha uma escova de dentes elétrica, já que ela é muito mais eficiente na remoção da placa bacteriana do que a escova convencional.
Todas as vezes que escovar os dentes, use o fio dental e um enxaguante bucal.
2. Cuide da sua alimentação
A melhor maneira de prevenir doenças é com uma boa alimentação. E com a gengivite não poderia ser diferente.
Alimentos ricos em vitaminas e minerais ajudam a combater a proliferação de bactérias. É muito importante que se tenha uma dieta rica em alimentos como frutas, vegetais e grãos integrais. Esses alimentos são fontes de vitamina C, vitaminas do grupo B e dos minerais cálcio, ferro, magnésio, potássio, selênio e zinco.
Interessante também incluir na dieta alimentos ricos em fibras que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Por fim, para prevenir a gengivite, evite o consumo de açúcar: doces, farinha branca e refrigerantes, etc. As bactérias adoram açúcar e quanto mais açúcar encontrarem na boca, mais provável será o aparecimento da gengivite.
3. Não fume
O cigarro interfere no sistema imunológico e aumenta em duas vezes o risco de desenvolvimento de doenças na gengiva.
O tratamento da gengivite em fumantes também costuma ser muito mais demorado do que em não fumantes, já que o cigarro dificulta a cicatrização da gengiva.
4. Visite seu dentista
Visitas periódicas ao dentista para uma limpeza profunda ajudam a prevenir a gengivite. O ideal é que se faça a limpeza a cada 6 a 12 meses, removendo assim toda e qualquer placa bacteriana.
Se notar o aparecimento de algum dos sintomas da gengivite, é fundamental que se procure um dentista para receber o tratamento adequado.
Como se vê, uma boa saúde bucal passa necessariamente pelo consultório do dentista, pelo menos uma vez ao ano. Assim, ter profissionais competentes sempre a disposição por um preço justo é uma grande vantagem, que você consegue facilmente contratando um bom plano odontológico.
Atenção: o que está descrito acima não se destina a substituir os conselhos e recomendações do Cirurgião-Dentista responsável pelo tratamento/procedimento.
Então já sabe como prevenir a gengivite? Se quiser saber mais sobre o assunto confira no nosso blog tudo que você precisa saber sobre a gengivite. E não deixe também de conhecer nossos planos odontológicos empresariais, garantindo assim a saúde bucal de todos os seus funcionários.