Como fazer a limpeza da prótese dentária?

Fazer a limpeza da prótese dentária requer alguns cuidados especiais. Além de visitas periódicas ao dentista, o paciente deve cuidar de manter a prótese sempre limpa. Usando produtos e itens específicos é possível manter uma boa saúde bucal e um sorriso bonito. Saiba mais!

Limpeza da prótese: passo a passo

A limpeza da prótese é um pouco diferente da escovação normal. Embora as próteses também acumulem a placa bacteriana, nesses casos, o paciente está mais preocupado com a estética e a eliminação do mau hálito.

Quando for limpar a prótese, coloque-a sobre a pia com um pouco de água. É importante evitar quedas, já que elas podem danificar a prótese. Na sequência, faça um enxague com água morna para eliminar resíduos de alimentos e bactérias. É importante não usar água quente ou fervente já que elas podem deformar a prótese.

Usar o creme dental convencional, branqueadores ou mesmo o vinagre não é recomendado. Esses produtos podem alterar a coloração da prótese e até danificá-la. Use um produto próprio para a higienização.

As próteses também devem ser escovadas, porém, a escova nesse caso pode ter as cerdas um pouco mais duras para fazer uma limpeza mais eficiente. Da mesma maneira, o paciente deve enxaguar e escovar a língua e a gengiva com uma escova própria, que nesse caso deve ser ultra macia.  O uso do enxaguante bucal ajuda na eliminação da placa e também permite que o hálito se mantenha fresco por mais tempo.

Limpeza da prótese dentária sobre implante

Quando um paciente tem um implante dentário, o processo de escovação é o mesmo de quem tem dentes naturais na arcada. O ideal é fazer movimentos direcionados da gengiva para baixo tanto nas partes laterais quanto centrais da boca.

Porém, quando se trata de passar o fio dental, quem possui uma prótese sobre implante deve tomar alguns cuidados. Nem sempre o fio alcança o espaço entre a gengiva e o tubo metálico que sustenta o implante. Para quem tem um implante total, ou seja, de todos os dentes, a situação parece ainda mais complicada. Afinal, entre a gengiva e a prótese é provável que haja o acúmulo de restos de comida e, consequentemente, o aumento da placa bacteriana.

Para pacientes que têm uma prótese sobre implante, o ideal é usar um irrigador oral. Com esse aparelho é possível remover restos de alimentos com um jato de água direcionado e com pressão suficiente para limpar os espaços entre a gengiva e a prótese.

Visitas ao dentista

Assim como qualquer paciente, quem usa prótese ou prótese sobre implante deve consultar o dentista regularmente. Um profissional pode auxiliar em limpezas mais profundas e verificar a saúde bucal como um todo. O dentista também consegue avaliar eventuais problemas com a prótese e atuar de forma preventiva, evitando danos ou desconfortos.

A dica de utilizar produtos e itens próprios é algo bastante importante. Infelizmente, muitos pacientes utilizam soluções caseiras que acabam diminuindo a durabilidade da prótese e até prejudicando sua estética. Assim, não abra mão de usar os produtos corretos para que seu sorriso fique bonito e prótese não precise ser trocada rapidamente.

Ter um sorriso bonito e saudável é algo acessível para qualquer paciente! Não descuide do seu!

Gostou dessas dicas? Precisa colocar um implante dentário? Confira os riscos desse tipo de tratamento. Clique aqui e saiba mais!