É inegável que uma das épocas mais agitadas e corridas é o fim do ano. Confraternização da empresa, reuniões com amigos e festas familiares são sempre muito animadas e regadas a comidas e bebidas deliciosas. Porém, nesse período de festas de fim de ano, dê a devida atenção à sua saúde bucal.
Vivemos um longo período de isolamento – e agora distanciamento – social por causa da pandemia de COVID-19. Infelizmente, muitas pessoas acabaram tendo suas rotinas de cuidados com a saúde prejudicadas. Por isso, não realizaram consultas e exames com a frequência ideal.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os serviços de saúde bucal foram alguns dos mais afetados durante a pandemia. Os dados apontam que 77% dos países relataram interrupção parcial ou total nessa área.
A falta de acompanhamento se soma a outras interferências causadas pela alteração na rotina – como mudanças de hábitos alimentares e transtornos mentais. E isso, claro, trouxe consequências. Desse modo, a atenção aos cuidados com o sorriso deve ser redobrada nas festas de final de ano.
Problemas de saúde bucal mais comuns
Uma das consequências da pandemia em relação à saúde bucal foi o aumento da incidência de cáries e de bruxismo. Isso se deve aos maus hábitos alimentares das pessoas, ao estresse e à ansiedade durante o isolamento social.
Além desses, outros problemas bastante comuns que afetam os nossos dentes são:
- -lesões bucais e aftas (aumentos teciduais, feridas na boca, na língua, nos lábios e na face);
- -gengivite (inflamação da gengiva em volta do dente, provocada por placa bacteriana e cálculo gengival – também chamado de tártaro);
- -periodontite (inflamação do osso e da gengiva em volta do dente, provocada por placa bacteriana e tártaro);
- -halitose (mau hálito);
- -dentes fissurados ou quebrados.
Como evitar os problemas de saúde bucal?
Basicamente, os problemas de saúde bucal podem ser prevenidos por meio de uma rotina de cuidados – isto é, da higienização correta dos dentes. Com esse hábito, reduzimos o biofilme dentário e, consequentemente, o volume de microrganismos – bactérias, vírus e fungos – presentes na boca.
Doenças bucais aparentemente não são muito preocupantes, mas podem acabar evoluindo para quadros graves. Isso inclui infecções no canal do dente, bacteremia (presença de bactérias na corrente sanguínea) ou até mesmo uma septicemia.
Vamos garantir que as festas de final de ano ocorram bem e que você não tenha nenhum problema com o seu sorriso? Então confira as nossas dicas a seguir.
Faça a higienização bucal
Falar sobre higienização bucal pode parecer “batido”, mas é extremamente importante, pois nem todo mundo sabe cuidar dos dentes corretamente.
Por isso, vale lembrar que a escovação precisa ser feita com movimentos de cima para baixo (ou seja, da gengiva para fora) – ou seja, como se você estivesse “varrendo” seus dentes. Deve ter uma duração de pelo menos 2 minutos.
Use fio dental antes de todas as escovações para remover os resíduos que a escova não alcança. Língua e céu da boca também devem ser escovados, e finalizar com o enxaguante bucal garante uma higienização mais completa.
Tenha atenção ao alimentos ingeridos
Nas festas de final de ano, o cuidado com os alimentos consumidos deve ser intensificado. Nessa época, aumenta o consumo de castanhas e nozes, que são alimentos mais duros e podem trincar os dentes.
A uva passa é um dos alimentos aliados da saúde bucal
Por outro lado, a uva passa – que também costuma ser consumida nas festas de final de ano – é aliada da saúde bucal. Ela evita o acúmulo de placa nos dentes e dificulta a ação das bactérias causadoras de cáries e de outros problemas bucais. Claro que consumir uva passa não dispensa os cuidados com a higiene bucal, ok?
Consuma água
Beber bastante água diariamente é outra dica importante para manter níveis equilibrados de minerais na boca. Isso estimula a produção de saliva e, consequentemente, a limpeza da boca.
Beba com moderação
Essa é uma dica que vale para a vida: o consumo de bebidas alcoólicas sem moderação podem trazer muitos malefícios para o nosso organismo e para os dentes. Bebidas como cerveja e champagne, por exemplo, podem causar erosão dentária. Além disso, bebidas pigmentadas, como o vinho, acabam manchando a superfície dos dentes.
Consulte o dentista periodicamente
Devemos ir ao dentista a cada 6 meses para que o profissional analise a nossa saúde bucal. Ele fará uma limpeza mais profunda e recomendará cuidados específicos. Além disso, manter essa periodicidade ajudará a prevenir diversas doenças ou a detectá-las em um estágio inicial.Para mais dicas sobre cuidados com a saúde bucal, não deixe de acompanhar o nosso blog!