As exigências estéticas são cada vez maiores, concorda? Você, com certeza, em algum momento já sentiu na pele e procurou melhorar o que lhe deixava insatisfeito, não é verdade? Pois saiba que você não está sozinho nessa. A melhora no sorriso, juntamente com a fácil acessibilidade, fez com que a procura por tratamento estético como o clareamento dental tenha aumentado nos consultórios odontológicos. Das duas maneiras de clarear os dentes, o clareamento feito no consultório do dentista e o clareamento dental caseiro. Vamos entender passo a passo como funciona, tanto o caseiro quanto o no dentista?
Clareamento dental
O clareamento dentário consiste na aplicação de géis clareadores compostos por peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. A concentração de um ou outro peróxido varia e as de 10% e 16% são as que apresentam excelentes resultados sem trazer grandes incômodos ou prejuízos para o paciente. Seu dentista irá saber indicar o melhor para você!
Temos um post sobre 10 coisas que você precisa saber sobre clareamento dental, não deixe de conferir depois!
Tipos de clareamentos dentários:
- Clareamento em consultório:
Este clareamento é feito no consultório odontológico pelo dentista.
Sua gengiva será isolada e protegida e o gel específico e indicado para você será espalhado com pincel sobre os dentes. Em seguida, a aplicação do laser (ou luz de LED) odontológico irá ativar o agente clareador. A sessão dura, em média, 1 hora e geralmente duas a três sessões poderão ser feitas. O resultado deste tipo de clareamento é o mesmo do clareamento realizado em casa, porém com resultado mais rápido e visível já na primeira sessão. Tem um custo também mais elevado.
Saiba quanto custa um clareamento dental.
- Clareamento Dental Caseiro:
Mesmo sendo caseiro, é necessária a supervisão do dentista. É ele quem avaliará e somente ele saberá qual o gel clareador é o mais indicado para você e por quanto tempo usar. As devidas orientações serão passadas para que você aplique o gel na sua moldeira e use diariamente em casa, durante duas ou quatro horas, podendo às vezes usar enquanto dorme. O tratamento inteiro pode durar de uma a quatro semanas.
Passo a Passo Clareamento Dental Caseiro
Dentista
Primeira sessão: Avaliação – Moldagem de ambas as arcadas para confecção de moldeira individualizada;
Vazamento de gesso no molde realizado;
Encaminhado o modelo de gesso para laboratório;
Confecção da moldeira individual de silicone.
Segunda sessão: Prova da Moldeira;
Entrega de caixa de proteção e das bisnagas de gel clareador;
Orientações e marcado o retorno para reavaliação.
Se necessário, mais bisnagas do gel poderão ser entregues.
Paciente
No mesmo dia que recebeu as bisnagas de gel, o paciente dará início ao tratamento.
Substituindo a tampa do produto pela ponta entregue pelo profissional, uma gota pequena deverá ser aplicada internamente na moldeira e a bisnaga deverá ser novamente fechada. É importante lembrar que não é quantidade que fará com que clareie mais ou mais rápido os dentes, pelo contrário, poderá trazer mais incômodo.
Coloque a moldeira com o gel na boca e use diariamente de acordo com a recomendação de tempo que seu dentista lhe indicou. Finalizado o tempo de uso, remova e enxague sua boca e sua moldeira. E assim diariamente durante o período combinado com o profissional, até a data de retorno.
Cuidados
Durante e depois de finalizado o tratamento, para manter o resultado por mais tempo, evite alimentos com corantes e molhos, cigarro, café, refrigerantes, sucos ácidos ou muito coloridos e álcool. Uma sugestão é tomar bebidas no canudo, para não ter contato do líquido com os dentes.
Efeitos Colaterais
Atenção! Se feito sem supervisão de um profissional ou quando feito em excesso, o gel clareador poderá causar injúrias e irritação na gengiva e principalmente, sensibilidade nos dentes.
Quer saber quanto custa em média um clareamento dental caseiro? Confira nesse post.
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Já fez ou está pensando em clarear seus dentes em casa?
Atenção: o que está descrito acima não se destina a substituir os conselhos e recomendações do Cirurgião-Dentista responsável pelo tratamento/procedimento.