A vida corrida e estressante, somada a fatores genéticos, potencializa o surgimento de marcas de expressão. Elas são as principais queixas de quem procura algum tratamento estético. Mas hoje vamos falar especificamente do bigode chinês, muito comum em homens e mulheres, que traz bastante incômodo para ambos.
Cuidar da saúde, da beleza e, especialmente, da aparência da pele tem se tornado bastante corriqueiro na vida de muitas pessoas. Assim, elas se sentem mais felizes consigo mesmas e mais confiantes no dia a dia.
Por isso, os tratamentos estéticos estão sempre evoluindo para trazer soluções inovadoras, que impactam positivamente na autoestima das pessoas. E é sobre esse assunto que vamos falar neste texto.
Entenda o que é o bigode chinês
O bigode chinês trata-se de um sulco nasogeniano, ou seja, um tipo de marca de expressão que vai do nariz até os cantos da boca. É muito comum nas peles mais maduras, mas pode começar a aparecer a partir dos 30 anos.
As causas do bigode chinês
A idade é um dos principais fatores que levam ao surgimento do bigode chinês. Com o passar do tempo, nossa pele vai perdendo colágeno, e as marcas de expressão ficam mais evidentes. Falando nisso, você sabia que o bigode chinês é uma marca oriunda da fala e do sorriso?
Além da idade, outros fatores podem colaborar para o surgimento de marcas de expressões na pele:
- a genética familiar;
- a exposição prolongada ao sol;
- o contato com a poluição do ar;
- o hábito de fumar.
Como tratar o bigode chinês?
Basicamente, o bigode chinês pode ser amenizado com dermocosméticos e procedimentos estéticos, como o preenchimento facial. Falamos “amenizado” porque o envelhecimento da pele é algo contínuo e irreversível. Portanto, os tratamentos tornarão esse processo mais lento, mas não o impedirão de acontecer.
Saiba quais dermocosméticos e quais procedimentos são mais indicados para tratar essa marca de expressão.
Dermocosméticos
O uso de dermocosméticos é indispensável para quem quer manter a pele com aspecto mais jovial. Porém, devem ser recomendados por um dermatologista, pois há muitas opções disponíveis no mercado. Os mais comuns para o bigode chinês são:
- Com ativos de ácido retinóico, responsável por melhorar a textura da pele, suavizando as linhas e os sulcos.
- Com ácido hialurônico, que ajuda a hidratar e a estimular a produção de ácido hialurônico na pele.
- Com Pro-Xylane, que melhora a estrutura da pele e induz a produção de ácido hialurônico, colágeno e fibras de elastina.
Procedimentos estéticos
- O preenchimento facial é uma aplicação de ácido hialurônico diretamente no local da marca de expressão para amenizá-la. Seu efeito dura até 18 meses.
- A técnica de radiofrequência provoca contrações das fibras elásticas da pele, ajudando-a a produzir mais colágeno para combater a flacidez.
- Nos casos de marcas iniciais e ainda não muito profundas, os peelings químicos e físicos são uma boa opção. São menos invasivos (e mais indicados para quem prefere um tratamento mais leve).
- A aplicação da toxina botulínica é um tratamento indicado para a prevenção de marcas de expressão. Ela relaxa a musculatura e inibe os estímulos responsáveis pelas expressões.
Como prevenir o bigode chinês?
A prevenção sempre é o tratamento mais barato. Ela ainda garante que a sua pele permaneça bonita e saudável por muito mais tempo. Por isso, vamos falar dos cuidados essenciais que você deve adotar diariamente para prevenir o surgimento do bigode chinês:
- Evitar a exposição ao sol nos horários de maior emissão de raios ultravioletas (das 10h às 16h).
- Usar protetor solar diariamente, mesmo quando o tempo estiver nublado.
- Beber, pelo menos, 2 litros de água diariamente. Além de manter sua pele hidratada, a água também ajuda o corpo a eliminar toxinas que causam o envelhecimento precoce.
- Ter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e nutrientes. Isso ajuda na renovação celular epidérmica.
- Substituir hábitos ruins, como fumar e ingerir bebidas alcoólicas, por hábitos mais saudáveis:
- praticar atividades físicas regularmente;
- dormir o suficiente para descansar o corpo e a mente;
- reduzir o ritmo para ter uma vida menos estressada.
O que você achou das dicas? Compartilhe a sua opinião nos comentários. Para saber mais sobre saúde e estilo de vida mais saudável, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog.