A bichectomia tem ganhado notoriedade na área da estética por ser um dos procedimentos mais utilizados nas harmonizações facial e orofacial. Basicamente, ela consiste na remoção parcial ou total das Bolas de Bichat, que são bolsas de gordura localizadas nas bochechas, entre a mandíbula e o maxilar.
Essa técnica geralmente é recomendada para fins estéticos. Principalmente quando o paciente se incomoda com o volume excessivo das bochechas ou com o formato do rosto arredondado.
Porém, a bichectomia também pode ser indicada para pessoas que costumam morder a parte interna da bochecha durante a mastigação. Isso causa ferimentos que, muitas vezes, viram aftas e deixam qualquer pessoa de muito mau humor.
Saiba como a bichectomia é realizada
A bichectomia é um procedimento cirúrgico bastante simples, com duração máxima de 40 minutos. Aliás, não necessita que o paciente fique internado.
É aplicada uma anestesia local para que o profissional faça um corte na cavidade oral. Assim, ele consegue identificar a bola de Bichat para manipulá-la. Nesse momento será analisado se há necessidade de remoção total da bola de gordura ou se uma remoção parcial é suficiente.
Finalizado o procedimento, o profissional fecha o pequeno corte com alguns pontos. Eles são absorvidos pelo organismo conforme a cicatrização, dispensando o retorno ao consultório para fazer essa remoção.
Qual profissional procurar para realizar a bichectomia?
Apesar de simples, a bichectomia é um procedimento que só pode ser realizado:
- por um cirurgião plástico;
- ou por algum dentista especializado em procedimentos estéticos.
Aliás, avalie o histórico do profissional escolhido, além da quantidade de procedimentos já realizados por ele e que foram bem-sucedidos. Por isso, uma dica que sempre vale a pena: busque referências e pacientes que já fizeram o mesmo procedimento e certifique-se de que tudo saiu como planejado.
Cuidados no pós-operatório
Após o procedimento, o paciente já é liberado para ir para casa. Não há necessidade de fazer repouso. Mas ele deverá ficar, pelo menos, uma semana afastado das suas atividades de rotina. Além disso, alguns cuidados devem ser tomados para não prejudicar a cirurgia:
- Fazer compressas com água fria para aliviar o inchaço na região.
- Tomar medicamentos para dor (se houver necessidade).
- Consumir alimentos e bebidas gelados.
- Evitar alimentos cítricos e duros para não gerar desconforto no local onde foi feito o pequeno corte.
- Não se expor ao sol por pelo menos 7 dias.
- Usar filtro solar diariamente, inclusive dentro de casa.
Antes de retornar à sua rotina, o paciente deve voltar à clínica onde realizou o procedimento para uma avaliação da cicatrização. Então, será liberado de vez pelo profissional responsável.
Quanto custa fazer uma bichectomia?
Os valores de qualquer procedimento estético variam muito, dependendo, entre outros fatores:
- da cidade onde você mora;
- do cirurgião escolhido;
- do renome da clínica.
Por isso, é possível encontrar procedimentos na faixa de R$ 5 mil a R$ 10 mil.
Procedimentos estéticos alternativos à bichectomia
Sua intenção com a bichectomia é puramente estética? Há outros procedimentos que também podem ter resultados bastante satisfatórios para afinar o rosto. São eles:
Lipomodelagem facial
Esse procedimento reúne recursos de:
- eletroterapia;
- cosmética;
- massagem modeladora;
- argila e gesso.
O objetivo é reduzir a gordura localizada na região submentoniana e nas bochechas.
Drenagem linfática facial
Pouca gente sabe, mas o nosso rosto também retém líquido e, assim, acaba ficando mais inchado do que o normal. Por isso, a drenagem linfática facial é uma ótima alternativa para quem sofre com esse problema.
Radiofrequência + LIP
A radiofrequência com luz intensa pulsada (LIP) é bastante usada para:
- reduzir a flacidez da pele;
- reduzir a papada;
- realçar o contorno da face.
Criolipólise
A criolipólise é um método não invasivo. Ele reduz a gordura corporal e facial através do congelamento controlado a vácuo, fazendo com que seja eliminada pelo próprio organismo.
Cinta modeladora facial
A cinta modeladora facial funciona do mesmo jeito que as cintas modeladoras corporais. Ou seja, ela impede que a gordura se acumule em determinados locais do rosto, mantendo-o com a aparência tonificada.
Laser de diodo
O laser de diodo é um procedimento que é aplicado por baixo da pele com uma fibra ótica muito fina (da espessura de um fio de cabelo). Ele faz com que a gordura localizada fique mais fluida e fácil de ser eliminada.Qual outro procedimento estético você gostaria de ver no nosso blog? Aproveite para assinar a nossanewsletter e não perder nenhuma novidade.