No mundo inteiro a aplicação de toxina botulínica é utilizada para atenuar rugas e marcas de expressão. O famoso botox ® , além de um poderoso anti-idade, também é usado para outros tratamentos estéticos. Na odontologia, por exemplo, a aplicação de toxina botulínica serve para harmonizar o sorriso com a estética da face.
Apesar da toxina botulínica ser conhecido sobre sua eficácia em tratamentos, muitos pacientes têm dúvidas sobre qual a melhor idade para fazer o tratamento e quando começar a aplicação.
Para saber mais sobre quando começar a aplicação de toxina botulínica, não deixe de conferir!
Harmonização orofacial e botox ®
A toxina botulínica age como um paralisante muscular. Assim, quando aplicada, ela acaba atenuando marcas de expressão, através do preenchimento de vincos localizado na face e pescoço. Na harmonização orofacial, a aplicação de toxina botulínica é uma das principais técnicas. Por se tratar de um procedimento pouco invasivo e bastante seguro, o uso dessa toxina como forma de harmonizar a face e o sorriso é bastante utilizado por dentistas.
Com o botox o dentista é capaz de corrigir imperfeições como o sorriso gengival, além de promover o lifting facial para que o sorriso e a estética do rosto fiquem em harmonia. Com o botox também é possível corrigir a posição das sobrancelhas e minimizar rugas.
Nem todos os pacientes sabem, mas um sorriso alinhado não é sinônimo de sorriso perfeito. Em alguns casos, após o fim do tratamento ortodôntico, o paciente ainda precisa de algumas correções para que seu sorriso tenha uma bela estética.
Em janeiro deste ano, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) passou a reconhecer a harmonização orofacial como uma especialidade odontológica. Agora, o dentista além de realizar a harmonização dos dentes e do maxilar, também é responsável por procedimentos envolvendo o preenchimento da face, lábios, olheiras, mandíbula entre outras partes que podem interferir na harmonização do sorriso.
[Saiba mais sobre a harmonização orofacial e quando investir no tratamento]
Quando começar a aplicação de toxina botulínica?
Não existe uma idade certa para a aplicação de toxina botulínica. Para suavizar rugas, por exemplo, existem pacientes que iniciam o tratamento a partir dos 18 anos. Tudo depende da predisposição genética do paciente, cor da pele e certos hábitos. Pacientes com grande exposição ao sol, que fumam ou possuem pele mais clara, em geral, contam com mais rugas. Assim, a aplicação de toxina botulínica para esses casos acaba sendo mais indicada.
Embora não exista uma idade certa para começar a aplicação de toxina botulínica, o botox possui algumas contraindicações. É o caso, por exemplo, de pacientes grávidas, portadores de doenças neuromusculares e imunológicas e pacientes que sejam alérgicos a proteína bovina e albumina. Nesses casos o paciente deve informar ao Dentista e verificar se deve ou não deve realizar o tratamento.
Quando se trata da harmonização orofacial, também não existe uma idade mínima para realizar o tratamento. Porém, a sua indicação deve ser avaliada por um dentista especializado que irá analisar toda a composição do sorriso e quais medidas devem ser realizadas para melhorar sua harmonia com a face.
O efeito do procedimento não é permanente. Isso significa que no período médio de 6 meses o paciente deve realizar novas aplicações para garantir os resultados estéticos do tratamento. Contudo, a duração do procedimento também é consequência de variáveis e deverá ser discutida com o profissional.
Você já sabia da aplicação de toxina botulínica para garantir um sorriso bonito? Saiba também sobre tratamentos estéticos que garantem a beleza do sorriso para quem vai se casar!
Atenção: o que está descrito acima não se destina a substituir os conselhos e recomendações do Cirurgião-Dentista responsável pelo procedimento.