Aparelho estético de porcelana: o aparelho sem sorriso metálico!

A estética continua em alta e o sorriso, sem dúvida, é o seu melhor cartão de visita. Por isso, para corrigir o sorriso sem prejudicar a beleza, o aparelho estético de porcelana foi criado. Ele confere ao paciente um sorriso mais agradável, com peças imitando a cor dos dentes. Como ele possui uma aparência mais natural, nenhum paciente é prejudicado com o famoso “sorriso metálico”.

Você precisa corrigir o sorriso, porém, tem medo de prejudicar a estética? Então, o aparelho estético de porcelana pode ser uma boa solução para você! Veja quais são as principais dúvidas envolvendo este tipo de aparelho e se ele é o mais indicado para você!

Aparelho estético: o que muda para os aparelhos tradicionais?

Os aparelhos considerados estéticos são mais agradáveis visualmente que os aparelhos tradicionais. Além disso, eles podem ser tanto fixos quanto móveis e podem corrigir diferentes tipos de problemas. Atualmente, os aparelhos estéticos têm sido muito procurados por pacientes adolescentes e adultos, que preferem recursos minimamente perceptíveis quando comparado aos aparelhos convencionais de metal.

Os removíveis, como o alinhador Invisalign, por exemplo, costumam ser mais caros. Por isso, a procura pelo aparelho estético fixo vem sendo um pouco maior, já que é mais acessível.

Qual é o aparelho fixo estético mais procurado?

Dos aparelhos fixos estéticos, os mais comumente procurados e utilizados são os aparelhos de porcelana convencional e porcelana de safira.

Qual a diferença entre o aparelho de porcelana convencional e o de safira?

Os bráquetes de safira são feitos da safira pura e monocristalina. Isso proporciona maior translucidez quando comparado ao aparelho de porcelana convencional. Ambos não prejudicam a estética do paciente e são capazes de corrigir problemas ortodônticos da mesma forma. A única diferença é que um modelo acaba sendo ainda mais discreto do que o outro.

Não costumam manchar e amarelar?

Os bráquetes não mancham. O que costuma pigmentar são os elásticos que envolvem estas peças e seguram os arcos. Porém, hoje já existe no mercado um elástico estético, que costuma manter por mais tempo o aspecto de transparência. Para quem a estética realmente é relevante, vale a pena consultar o seu ortodontista e buscar alternativas como o elástico estético.

Por ser mais refinado e delicado, estes aparelhos não costumam quebrar facilmente?

Não. Os aparelhos estéticos são fabricados com os mesmos parâmetros do aparelho metálico e contam com a mesma durabilidade. Porém, como todo o aparelho fixo, o paciente deve tomar cuidados.

Quais os custos?

Os aparelhos de porcelana fixos estéticos são mais acessíveis que alguns modelos de aparelhos estéticos removíveis, como é o caso do Invisalign, por exemplo. No entanto, esses aparelhos em sua maioria, são importados, o que acaba encarecendo o tratamento.

Todavia, além de estéticos, esse tipo de aparelho é bastante resistente. Logo, vale a pena considerar o investimento. Os valores dependem muito do caso do paciente e de qual região estamos falando. Para saber mais sobre preços, recomendamos fazer uma pesquisa entre os profissionais da sua cidade, bem como, buscar alternativas como Planos Odontológicos que cobrem este tipo de tratamento.

Este aparelho estético está indicado para todos os casos?

Sim. Os bráquetes em porcelana são fabricados, como descrito anteriormente, com os mesmos parâmetros que os aparelhos metálicos. Assim, o aparelho estético serve para os mesmos casos do aparelho metálico. Contudo, independentemente de o aparelho ser estético ou não, quem definirá o tipo de aparelho mais indicado para o seu caso é o seu ortodontista. Somente um profissional especializado é capaz de fazer um diagnóstico preciso acerca do tipo de aparelho mais adequado para o seu caso.

[Quer saber sobre os tipos e cores de aparelhos ortodônticos? Clique aqui e saiba mais!]

O tempo de tratamento diminui?

O tempo do tratamento ortodôntico com o aparelho fixo estético e o aparelho fixo convencional são os mesmos.

[Quer saber quanto tempo demora um tratamento ortodôntico com aparelho fixo? Então, não deixe de conferir aqui.]

Tanto o aparelho metálico quanto o aparelho estético são excelentes opções para a correção de problemas ortodônticos. A real diferença está mesmo na questão estética. Para alguns pacientes a estética é um fator importante que pode influenciar inclusive na hora de obter vagas de emprego. Por isso, vale apena considerar o custo benefício do aparelho estético. Mesmo com um preço um pouco mais elevado, ele pode valer bastante a pena!

Suas dúvidas foram respondidas? E você, pretende colocar seu aparelho estético de porcelana e deixar seu sorriso ainda mais bonito? Veja também quais são as fases e preços do aparelho ortodôntico. Clique aqui e saiba mais!