Quem foi adolescente nos anos 1980 e 1990 com certeza vai se lembrar dos aparelhos ortodônticos. Eles apareciam em filmes de comédia ou videoclipes para representar uma fase complicada da vida, que muita gente gostaria de esquecer. Ainda bem que a tecnologia avançou, não é mesmo? Ela trouxe soluções muito mais práticas e confortáveis para quem sonha com o sorriso perfeito sem precisar do efeito metálico. Aliás, você já conhece o alinhador dental transparente? É sobre ele que vamos falar neste post.
Mas, antes, que tal entender a evolução dos aparelhos ortodônticos? Leia aqui.
O alinhador dental transparente tem se popularizado com rapidez. Contudo, ainda há desconfiança e até mesmo resistência de algumas pessoas em relação à sua efetividade. Por isso, resolvemos trazer esse assunto e esclarecer as principais dúvidas sobre o queridinho do momento. Leia até o final e confira!
Tudo que você precisa saber sobre o alinhador dental transparente
Sem dúvida, você já deve ter ouvido falar sobre esse tipo de aparelho ou conhece alguém que já aderiu a ele. O alinhador dental transparente é recente, se popularizou há poucos anos no Brasil. Mas seu primeiro modelo foi inventado no final dos anos 1990.
Como o alinhador dental transparente funciona?
No mercado, há alinhadores de dois tipos:
*Os que são feitos de um material termoplástico.
*E os modelos feitos de resina de poliuretano.
Ambos os materiais oferecem resistência ao mesmo tempo que permitem uma certa elasticidade. Assim, quando o paciente usa o alinhador, este começa a gerar uma força leve e contínua. É esse movimento que ajustará a posição dos dentes.
O paciente precisa trocar o seu alinhador a cada duas ou três semanas, no máximo. É somente dessa forma que o tratamento continuará dando resultado.
O alinhador corrige qualquer problema bucal?
O alinhador corrige a maioria dos desalinhamentos dentários (dentes tortos, encavalados ou muito separados), mas não todos. Só um dentista poderá avaliar caso a caso para identificar o tratamento ideal.
Qual é a idade ideal para usar o alinhador dental transparente?
O alinhador pode ser usado por todas as idades (crianças, adolescentes e adultos). Mas é claro que ele exige um pouco mais de cuidado do que os aparelhos fixos, por exemplo.
As vantagens do alinhador dental transparente
Quando pensamos no alinhador dental transparente, vem logo à mente o lado estético. Mas ele oferece outras vantagens em comparação aos tratamentos tradicionais:
*Mais liberdade durante as refeições – o paciente deve remover o aparelho antes de comer e, assim, não precisa evitar certos tipos de alimento (como acontece com quem usa o aparelho fixo).
*Não tem pontas ou fios – estes provocam um grande volume e acabam ferindo a parte interna da boca. Assim, o alinhador dental transparente é muito mais confortável do que os aparelhos convencionais.
*Agilidade no tratamento – o tratamento com o alinhador dental pode ser ainda mais rápido do que com outros tipos de aparelho.
*Manutenção sem complicação – a manutenção do alinhador é muito mais simples e prática do que a dos aparelhos convencionais.
*Controle total sobre o processo – o paciente inicia o tratamento com um planejamento completo de todos os passos até o resultado final.
Essa simulação é feita previamente em um ambiente digital. Ela possibilita que o paciente enxergue o seu novo sorriso antes mesmo de começar o tratamento.
Desvantagens do alinhador dental transparente
Apesar de ter muitas vantagens em relação aos aparelhos convencionais, o alinhador dental transparente também tem suas desvantagens. Isso deve ser levado em consideração na tomada de decisão do paciente. São elas:
*Por ser uma aparelho móvel e transparente, muitos pacientes acabam negligenciando o seu uso na hora das refeições. Assim, esquecem-no em locais públicos (como restaurantes, bares etc). O ideal é que, ao remover o seu aparelho, você sempre guarde de volta no estojo.
*O alinhador dental transparente tem se popularizado aqui no Brasil, mas o tratamento ainda é considerado caro – principalmente, em comparação aos tratamentos convencionais.
*Algumas técnicas odontológicas para correção dos dentes não são possíveis com o alinhador dental transparente. É o caso da rotação, da intrusão e da extrusão dentária. Por isso, é sempre importante procurar um profissional de confiança, que indicará o tratamento mais adequado para você.
Gostou de saber um pouco mais sobre o alinhador dental transparente? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais.